Hélio Sousa: "Objetivo é ganhar o próximo jogo"

Seleção Sub-19

Treinador Nacional Hélio Sousa espera estreia positiva frente à Noruega. Encontro de estreia do Euro 2018 tem lotação esgotada.

Hélio Sousa fez este domingo a antevisão do encontro estreia da Seleção Nacional no Euro sub-19 2018 frente à Noruega, a realizar, esta segunda-feira, às 13h00, no Estádio Vaasa, na Finlândia. O encontro tem transmissão em direto na Sport TV e tem lotação esgotada.  

A Seleção Nacional realizou, esta manhã, sem qualquer baixa o último treino antes do pontapé de saída no Euro 2018. 

No segundo encontro, dia 19 de julho, às 16h30, os comandados de Hélio Sousa jogam frente à Itália para fecharem a fase inicial, dia 19, às 16h30, frente à Finlândia, país que acolhe o Campeonato da Europa.

Em conferência de imprensa em que participaram os treinadores das quatro nações do Grupo A - Portugal, Noruega, Itália e Finlândia -, o Treinador Nacional explicou a preparação nacional e os objetivos a atingir nesta competição: "Começámos a preparar este Euro 2018 a 27 de junho na Cidade do Futebol e estamos prontos para o início da competição. É muito bom os nossos jogadores terem mais esta experiência de participar numa fase final e jogar contra as melhores equipas da Europa. Os nossos objetivos passam sempre pela mesma lógica - estarmos preparados para ganhar o próximo jogo", estabeleceu.

Questionado sobre qual o segredo para Portugal ter nos últimos anos excelentes classificações e várias presenças nas meias-finais e finais desta competição, o responsável pela equipa lusa dividiu os méritos entre clubes e FPF: "Não há segredo nenhum em especial. Sempre tivemos jogadores de classe internacional em todos os escalões e os nossos clubes têm cada vez mais condições para desenvolver o talento e a qualidade dos jogadores. Agora também temos na FPF um espaço próprio, a Cidade do Futebol, que nos dá condições para conseguirmos contextualizar e enquadrar este trabalho feito nos clubes. Temos sido grandes parceiros no desenvolvimento dos jogadores. O nosso espaço é de excelência e passa sempre por queremos dar aos nossos jogadores as condições para eles virem a alcançar os seus sonhos. Estes passam por continuar para a Seleção sub-21 e, depois, eventualmente, chegar à Seleção AA. As medalhas que trazemos ao peito são os jogadores que passam por aqui e conseguem chegar a esse patamar máximo", explicou.   

Em relação ao adversário desta segunda-feira, Hélio Sousa anteviu uma boa partida de futebol: "São uma equipa atacante que eliminou grandes potências do futebol de formação como a Alemanha e a Holanda. Demonstraram, além disso, uma grande atitude. No último encontro, em que precisavam de vencer a Escócia, estavam a perder 4-2 a dez minutos do fim e foram ganhar por 5-4. Praticam um futebol ofensivo e positivo. Queremos, no entanto, fazer uma boa exibição e garantir os três pontos", sintetizou o técnico luso. 

Recusando usar como desculpa o relvado artificial, o treinador na Equipa das Quinas também explicou que os jogadores nacionais não poderiam estar mais motivados: "Esta geração já nasceu a jogar em relvados artificiais mas também é verdade que, à medida que ficam mais velhos, já só jogam em relva natural. Preparámos o encontro nesta superfície que, é bom lembrar, vai ser igual para todos. Os nossos jogadores, se querem ser os melhores, não podem estar à procura de desculpas. A maior motivação que podíamos ter é saber, como nos disse hoje a diretora do torneio, que o estádio vai estar lotado. É claro que se os jogadores também tiverem o apoio das famílias e dos portugueses que aqui vivem também será muito positivo", finalizou.

Noruegueses com futebol atacante

O treinador da Noruega, Pal Arne Johansen, também se mostrou empolgado com as perspetivas de um grande encontro frente à seleção lusa: "Tivemos um estágio breve em junho e agora já estamos juntos há uns dias. A nossa qualificação foi uma certa surpresa mas agora queremos estar preparados para defrontar o vice-campeão europeu. É verdade que marcámos 22 golos na qualificação mas também quase todas as nossas chances de golo foram convertidas. A nossa filosofia passa por  jogar um futebol de ataque. Vamos ser fiéis a nós próprios quando enfrentarmos os nossos brilhantes oponentes", explicou.

O técnico norueguês disse igualmente ter uma excelente ideia da da equipa portuguesa: "Conhecemos bem esta equipa de Portugal. Jogámos há uns 13 meses em Portugal e sabemos que são a geração campeã europeia europeia de sub-17 a equipa número 1 do ranking europeu de sub-19. Conhecemos a sua força mas esperamos um bom jogo. Nós, tal como Portugal, somos uma equipa que gosta de atacar e marcar", terminou.

 

 

 


;
;
15 de Julho 2018
Foto

FPF/Arquivo

Notícias