Heróis da Areia realizam semana de preparação na Calheta
A Seleção Nacional de Futebol de Praia inicia, no dia 19 de abril, a fase final da preparação para o Campeonado do Mundo FIFA 2025.
A Equipa das Quinas trabalhará na Madeira, no concelho da Calheta, até ao dia 25 de abril, tendo prevista a realização de dois jogos de preparação, a 20 e 21 de abril, diante da equipa de Itália, vice-campeã mundial em título. A 26 de abril, o conjunto nacional embarca rumo às Seychelles, nação anfitriã do certame mundial.
O concelho da Calheta fica localizado entre o sul e o extremo oeste da ilha da Madeira. São muitos os pontos de interesse que atraem um grande número de visitantes a este município, dos inúmeros percursos pedestres na natureza até à diversidade de praias, passando pelos espaços de caráter cultural ou com relevância histórica, este concelho é o mais extenso da Região Autónoma da Madeira, contando com uma área de 116 km², onde vivem cerca de 12 mil pessoas, sendo ainda composto por oito freguesias: Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha, Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo e Prazeres.

A Praia de Areia da Calheta, localizada na principal marginal da localidade, na pitoresca vila da Calheta, é uma das estâncias balneares mais populares da costa oeste da Pérola do Atlântico, possuindo as melhores condições para receber os Heróis da Areia, entre os dias 19 e 25 de abril.
Madjer (Coordenador de Futebol de Praia da FPF), Carlos Teles (Presidente da Câmara Municipal da Calheta) e Rui Coelho (Presidente da AF Madeira) realçaram a importância deste momento para a região, caracterizando o período como um excelente pontapé de saída rumo ao próximo Mundial.

O Coodenador de Futebol de Praia da FPF, Madjer, em discurso direto:
“Será um momento positivo de trabalho e preparação para o próximo Campeonato do Mundo. Tenho a certeza que a Madeira será o local ideal para o nosso arranque rumo ao maior e melhor torneio do mundo.
Uma ilha que tão bem sabe receber, virada para o mar e com a areia no pé, levamos o sonho na bagagem de uma ilha para outra, da Madeira às Seychelles!
Agradecer à Câmara Municipal da Calheta por todo o apoio prestado na organização deste importante momento de trabalho, foi um aliado fundamental para a concretização deste evento.
Esperamos ainda que seja somente o pontapé de partida para mais eventos de futebol de praia na região, uma modalidade campeã do mundo no nosso país, que tem vindo a crescer consecutivamente nos últimos anos e que com a ajuda de todos, esses números e títulos irão aumentar ainda mais.”

O Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, em discurso direto:
“Nós aceitámos o desafio logo desde o início, até porque achamos que seria uma excelente oportunidade para promovermos aquilo que é nosso. A Calheta é um concelho em pleno desenvolvimento, é muito atrativo a nível turístico e privilegiamos muito a nossa imagem e promoção.
É uma oportunidade e orgulho receber uma seleção nacional, sempre muito importante, ainda por cima com Itália.
O espaço terá de ser agora trabalhado para receber em excelentes condições, já que chegamos agora do Inverno, mas com os trabalhos já a decorrer. Entendo ainda que estão reunidas todas as condições para termos excelentes jornadas, queremos também associar os nossos jovens e as nossas escolas a este momento, porque achamos que é uma oportunidade única de conviverem com estas estrelas do futebol de praia mundial.
Vamos então trabalhar para que seja uma excelente jornada de promoção para o futebol na Calheta e na Madeira!”

O Presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Coelho, em discurso direto:
"Enquanto Presidente da Associação de Futebol da Madeira é uma enorme honra receber a Seleção Nacional de Futebol de Praia para estagiar e realizar dois jogos de preparação na nossa Região.
Para além de termos excelentes condições, estamos sempre disponíveis para, em conjunto com as autarquias e o governo, melhorar ou mesmo criar estruturas dedicadas, tanto na Madeira como no Porto Santo onde também existe experiência na organização de eventos desportivos internacionais na praia.
Será um bom tiro de partida para um excelente desempenho da nossa Seleção no Mundial de Futebol de Praia, momento que queremos aproveitar para avançar em definitivo com a modalidade na Região."