A Equipa das Quinas, já apurada para o Euro 2026, bateu Andorra por 5-0
A Seleção Nacional de Futsal defrontou, esta sexta-feira, e bateu, por 5-0, a congénere de Andorra, em partida da 5.º jornada da Ronda Principal de qualificação para o Europeu 2026. No outro jogo do agrupamento, os Países Baixos derrotaram a Macedónia do Norte (3-0).
FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Portugal entrou com grande intensidade em campo e Pany dispôs de uma boa oportunidade logo no primeiro minuto de jogo. Aos 3’, Neves ameaçou com um remate de primeira na sequência de uma bola parada. Nos minutos seguintes, Lúcio Rocha teve duas boas chances para fazer o primeiro. Aos 8’, grande golo para a Equipa das Quinas. Afonso bate um canto para Diogo Santos e o ala atira de primeira para um grande golo.
Portugal estava muito forte e intenso, não permitindo nenhuma saída rápida ao adversário. Macedo, aos 16’, atirou aos ferros. Antes do intervalo, Pany ainda dispôs de das boas oportunidades. A dinâmica ofensiva era muita e só uma boa exibição de Maxim Pons ia adiando mais golos.
A fechar a primeira parte, mais concretamente aos 20’, excelente jogada coletiva de Portugal para o 2-0. André Coelho conduz a bola pela esquerda e serve Pedro Santos, que não poderia pedir melhor estreia.

A formação orientada por Jorge Braz entrou muito bem no reatamento e fez logo o 3-0 aos 21'. Pedro Santos tem um grande trabalho de pivô, servindo Pany para o 3-0. Estreia assinalável do jovem jogador do CR Leões de Porto Salvo. A Equipa das Quinas mandava completamente na partida, não permitindo nada ao conjunto de Andorra. Portugal ia carregando e Xavier López ia tendo muito trabalho. Aos 25´, Afonso concretizou uma jogada em que os lusos roubaram uma bola em zonas adiantadas. A fechar, Diogo Santos, com um novo golo, no derradeiro minuto, finalizou de forma exímea uma bola parada muito bem combinada, acabandi por fechar o placard numa partida em que Portugal foi competente, sério e eficaz.
O jogo ficou marcado pela estreias de Tiago Macedo, Bruno Maior e Pedro Santos, tendo sido feita ainda uma homenagem a Edu pelas 50 internacionalizações.
Já apurado para a fase final do Euro'2026, Portugal defronta depois os Países Baixos, a 12 de março, em Amesterdão (19h30 locais, 18h30 em Portugal Continental) no encerramento desta fase de qualificação.
Portugal lidera o Grupo 7 de qualificação para o Euro com 15 pontos, mais sete que os Países Baixos. Andorra soma três e Macedónia do Norte tem um. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
Ficha de jogo
Ronda Principal acesso ao Euro’2026
5.ª jornada – Grupo 7
Pavilhão Multiusos de Paredes
Árbitros: Telmen Undrakh (Noruega) e Dag Erik Tangvik (Noruega)
Terceiro árbitro: Gevorg Yeghoyan (Arménia)
Cronometrista: Pedro Costa (Portugal)
PORTUGAL 5-0 ANDORRA (2-0 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Edu, João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Neves
Jogaram ainda: Diogo Basílio, André Coelho, Bruno Maior, Afonso, Carlos Monteiro, Tiago Macedo, Lúcio Rocha, Diogo Santos, Pedro Santos
De fora: Bernardo Paçó
Treinador: Jorge Braz
Golos: Diogo Santos (8') e Pedro Santos (20'), Pany (21'), Afonso (25') e Diogo Santos (40)
Disciplina: cartão amarelo a Carlos Monteiro (11') e a Tiago Macedo (31')
ANDORRA (cinco inicial): Maxim Pons, Oriol Rodriguez, Josep Segura, Arnau Rodriguez e Brayan dos Santos - Cap.
Jogaram ainda: Aitor Rubio,, Xavier López, Eric Mesquita, Marc Massana Valls, Christian Regalo, Nil Manchado Novis, Roc Torres, Adriá Blat, Guillem Castro
Treinador: Neftali Puyalto Coll
Golos: -
Disciplina: -