FC Tirsense, Gil Vicente, Rebordosa, Oliveira do Hospital, Santa Clara, Moreirense e O Elvas seguem em frente.
A 4.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade ficou concluída neste domingo, com a realização de mais sete encontros.
No primeiro jogo da manhã, disputado em Santo Tirso, o FC Tirsense levou a melhor sobre o Brito SC, apurando-se para os 'oitavos' da prova rainha com um golo de Daniel Rodrigues, apontado aos 13 minutos.
Em Vila Real, e num estádio cheio, o Gil Vicente impôs-se à formação local, que alinha no Campeonato de Portugal, mas os 'galos' só o conseguiram fazer na reta final da partida, graças à pontaria de Zé Carlos (70 minutos) e Jordi Mboula.
Robordosa e Oliveira Hospital também seguem em frente na prova rainha, após triunfos, respetivamente, frente a SC Covilhã e Cinfães. O mesmo acontece com o Santa Clara, que venceu no terreno do Famalicão, por 1-0.
O atual detentor do troféu, o FC Porto, foi eliminado pelo Moreirense FC no penúltimo jogo de domingo, disputado em Moreira de Cónegos. A equipa de Vítor Bruno até marcou primeiro, aos 35 minutos, por Pepê, mas o Moreirense empatou ainda antes do intervalo, por Luís Asué (41'), e chegou à vantagem na segunda parte, numa grande penalidade batida por Alan (77').
No final do dia, a equipa d'O Elvas venceu por 2-1 em casa do Varzim. O emblema alentejano volta, assim, aos 'oitavos' da prova rainha 35 anos depois.
Os apurados de sexta-feira e sábado
A Prova Rainha, que regressou na sexta-feira, com a vitória do Sporting CP diante do Amarante FC, por 6-0, no Estádio José Alvalade, promete um fim de semana de muita emoção e golos.No primeiro duelo de sábado, o São João de Ver foi aos Açores eliminar o SC Lusitânia (2-0), com um golo de João Batista, apontado aos 58 minutos, e um golo na própria baliza de Diogo Sá, no minuto 66.
Seguiu-se um encontro emocionante entre o Alverca e o Rio Ave, onde a incerteza imperou até ao fim: os vila-condenses só desempataram o jogo nas grandes penalidades, após um empate por 2-2 no tempo regulamentar. A surpresa maior da tarde foi protagonizada pelo Lusitano de Évora. A formação do Campeonato de Portugal vestiu a pele de 'tomba-gigantes' ao eliminar o AVS, do escalão principal. Os alentejanos venceram em casa por 3-2.
Logo depois, o Farense mostrou-se mais forte que o Arouca, com uma vitória caseira por 2-1. Os comandados de Tozé Marreco garantiram assim a presença na fase seguinte da prova rainha. Em Guimarães, o Vitória SC assegurou um triunfo por 2-0 diante da União de Leiria. Os golos foram apontados por Óscar Rivas, aos 43 minutos, e Kaio César, aos 84. Mais tarde, o vizinho SC Braga qualificou-se com uma vitória em Matosinhos, frente ao Leixões, por 2-0. Um autogolo de Hugo Basto, aos 12 minutos, e um tento de Bruma, aos 67, deram a vitória à formação orientada por Carlos Carvalhal.
O Casa Pia recebeu e superou o Desportivo de Chaves, por 3-0, em mais um duelo disputado neste sábado. Cassiano, Afonso Moreira e Livolant marcaram para os 'gansos'.
O dia terminou com uma vitória volumosa do SL Benfica, que venceu por 7-0 na receção ao Estrela. Um 'hat-trick' de Dí Maria, um 'bis' de Arthur Cabral, e golos de Aktürkoglu e Amdouni justificaram o domínio avassalador dos encarnados, que assim seguem em frente na prova rainha.
Calendário e resultados da 4ª Eliminatória:
Sexta-feira | 22 de novembro
Sporting CP 6-0 Amarante FC
Sábado | 23 de novembro
SC Lusitânia 0-2 SC São João de Ver
Alverca 2-2 Rio Ave FC [4-6 após g.p.]
FC Arouca 1-2 SC Farense
Lusitano Évora 3-2 AVS
Vitória SC 2-0 UD Leiria
Leixões SC 0-2 SC Braga
Casa Pia AC 3-0 GD Chaves
SL Benfica 7-0 CF Estrela
Domingo | 24 de novembro
FC Tirsense 1-0 Brito SC
SC Vila Real 0-2 Gil Vicente FC
SC Covilhã 2-3 Rebordosa AC
FC Oliveira do Hospital 4-2 CD Cinfães
FC Famalicão 0-1 Santa Clara
Moreirense FC 2-1 FC Porto
Varzim SC 1-2 O Elvas
Eis o emparelhamento dos oitavos de final:
Sporting CP (L1) vs. Santa Clara (L1)
Gil Vicente (L1) vs. Moreirense FC (L1)
FC Tirsense (CP) vs. Rebordosa AC (CP)
FC Oliveira Hospital (L3) vs. SC São João de Vêr (L3)
SC Braga (L1) vs. Lusitano Évora C. (CP)
O Elvas (CP) vs. Vitória SC (L1)
Farense (L1) vs. SL Benfica (L1)
Casa Pia AC (L1) vs. Rio Ave FC (L1)