Portugal assegura qualificação para o Mundial’2024

Futsal - Seleção A

A Equipas das Quinas derrotou a Finlândia por 5-0 e confirmou o 1.º lugar no Grupo E da Ronda de Elite.

Portugal carimbou, esta sexta-feira, a presença no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao garantiu o 1.º lugar do Grupo E da Ronda de Elite de acesso à fase final da prova, em virtude da vitória frente à Finlândia, por 5-0, em Coimbra.

FOTOGALERIA

Esta será a 7.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual campeã em título. O Mundial 2024 vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.

Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande intensidade e dinâmica. Logo aos 4', a Equipa das Quinas inaugurou o marcador. Jogada individual Pany na esquerda e o ala, com um remate de bico, coloca a bola por baixo das pernas do guardião nórdico, fazendo o 1-0. A formação orientada por Jorge Braz estava a dominar as incidências da partida e Paçó, aos 6', dispara ao poste. Dois minutos depois, Neves também acerta no poste, depois de um trabalho de Pauleta na direita. Na resposta, Edu tem uma intervenção importante a remate de Kylmälä. 

Kutchy estava irrequieto na ala esquerda e ia agitando a partida. Aos 10’, o ala tem um trabalho individual e serve Lúcio, que quase marca. No minuto seguinte, jogada brilhante de Kutchy e Tiago Brito emenda ao segundo poste de pé esquerdo para o 2-0. Portugal jogava bem, desequilibrava muito a defensiva contrária e Bruno Coelho, aos 14', isola-se e marca um golaço, ao picar por cima do guarda-redes. A fechar a 1.ª parte, a Finlândia dispôs de duas boas chances para marcar. Pikkarainen, em boa posição, desperdiçou.

No início da 2.ª parte, a Finlândia entrou mais pressionante e foi criando algumas situações na frente. A formação nórdica apostou no 5x4 e tentou tudo para reduzir o marcador. Num desses momentos, Portugal recupera a bola e João Matos atira para o 4-0. Aos 22', Lúcio Rocha esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo, mas o guardião nórdico esteve à altura da ocasião e negou o golo ao jovem ala.

As contas ficaram fechadas ao minuto 37', com mais um excelente golo dos comandados de Jorge Braz. Pauleta combinou com Tomás Paçó no meio-campo defensivo antes de partir em velocidade pelo flanco direito, com o esférico a parar apenas no fundo da baliza finlandesa, após um bom remate com o pé esquerdo.  

Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.

Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus. 

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA
HISTÓRICO COM A FINLÂNDIA

MEDIA GUIDE

Ficha de jogo
Ronda de Elite de acesso ao Mundial'2024
5.ª jornada, Grupo E
Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Árbitros: Telmen Undrakh (Noruega) e Rastislav Behancin (Eslováquia)
Terceiro árbitro:Dag Erik Tangvik (Noruega)
Cronometrista: Miguel Castilho (Portugal)

PORTUGAL 5-0 FINLÂNDIA (3-0 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): Edu, João Matos - Cap., Erick, Bruno Coelho e Pany,
Jogaram ainda: André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Pauleta, Kutchy, Lúcio Rocha, Tiago Brito e Neves
Fora da lista: Diogo Santos e Bernardo Paçó
Treinador: Jorge Braz
Golos: Pany (4'), Tiago Brito (11'), Bruno Coelho (14'), João Matos (31') e Pauleta (37')
Disciplina: -.

FINLÂNDIA (cinco inicial): Antti Koivumäki, Henri Alamikkotervo, Lassi Lintula, Tero Intala e Iiro Vanha - Cap.
Jogaram ainda: Kasper Kangas, Aleksi Kylmälä, Justus Kunnas, Vesa Lilja, Jaakko Alasuutari, Tuukka Pikkarainen, Eric Sylla, Olli Pöyliö e Jere Intala
Treinador: Sergio Gargelli
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Olli Pöyliö (4'), Justus Kunnas (24') e Henri Alamikkotervo (28')


;
;
15 de Dezembro 2023
Foto

FPF

Notícias