Kika Nazareth marca para a vitória das águias
O Benfica venceu, nesta manhã de domingo, o SC Braga por 1-0, num jogo vivo e interessante, equilibrado e muito bem disputado. Kika Nazareth marcou o golo da vitória, o que contribuiu para que o atual campeão nacional reforçasse a sua liderança na Liga BPI, agora com mais cinco pontos do que os seus perseguidores, precisamente o Sporting e o seu adversário de hoje.
As duas equipas impuseram um ritmo alto logo de início, encarando o jogo com excelente determinação, e com visitas frequentes às áreas. O Benfica apresentou-se, nesta primeira fase, mais corajoso e sobretudo mais prático, dando um sentido de aventura ao seu jogo, e não se estranhou que por essa razão Jéssica Silva, ainda nos primeiros dez minutos, tivesse tido duas ótimas oportunidades para desfazer o empate. Na primeira situação, o remate saiu junto ao poste (4’), depois de um bom trabalho, no flanco esquerdo, de Nycole Raysla; seis minutos depois, Jéssica Silva voltou a ameaçar com um remate, em zona frontal, que foi interceptado por uma defesa, e na sequência de um passe fantástico de Kika Nazareth para Lúcia Alves, que, por sua vez, cruzou para a área.
A equipa arsenalista, bem posicionada no terreno, procurou controlar o melhor jogo contrário nesta fase inicial, é um facto, mas sem perder de vista a baliza de Lena Pauels. Em cima do quarto de hora, Carolina Mendes dispôs de uma excelente oportunidade, beneficiando da escorregadela de uma defesa, mas Lena Pauels correspondeu com uma excelente defesa ao seu forte remate; na recarga Ana Rute chutou à rede lateral.
Esses foram, sem dúvida, os três melhores momentos em toda a primeira parte, numa fase em que as duas equipas se entregaram ao combate com bom ânimo, apresentando bom futebol, e muito boa disposição para proporcionarem um bom espectáculo, o que foi conseguido. Em suma, a equipa benfiquista apresentou-se um pouco mais perigosa nos primeiros 45’, dispôs de mais uma oportunidade do que o seu adversário para chegar ao golo, é verdade, mas deve ser igualmente dito que caiu com frequência na armadilha do fora de jogo, o que provou que a defesa contrária estava bem oleada.

Na segunda metade, o ritmo baixou um pouco, aliás essa tendência já se tinha verificado no último quarto de hora da primeira fase, mas as duas equipas continuaram à procura do golo, recorrendo, pois, a um futebol aberto, e com um sinal ofensivo mais firme por parte das visitantes. Andreia Faria teve no seu pé direito (54’), a grande oportunidade para fazer o golo, depois de mais uma excelente iniciativa de Nycole Raysala, mas Patrícia Morais provou porque é a titular da baliza da Seleção Nacional com uma defesa espectacular.
A esta melhor dinâmica ofensiva do Benfica, as locais responderam com uma boa atitude defensiva, e sem deixarem de espreitar com perigo o contra-ataque. Kehrer e Carolina Mendes, no espaço de um minuto, em cima do minuto 60, tiveram oportunidades para chegar ao 1-0, mas em qualquer uma dessas situações a guarda-redes Lena Pauels correspondeu com grandes defesas.
E eis que, finalmente, chegou o golo (68’), numa das melhores jogadas do jogo: Jéssica arrancou pelo lado direito, cruzou para Nicole Raysla, que, em boa situação, preferiu o passe para Marie Alidou, que, por sua vez, rematou para uma grande defesa de Patrícia Morais. Na recarga, Kika Nazareth fez o golo. Na situação de vantagem, o Benfica não abrandou, continuou à procura de novo golo, enquanto o SC Braga procurou a todo o custo chegar à igualdade, mas só por uma vez esteve próximo de o conseguir, quando Bia Meio-Metro (76’) obrigou Lena Pauels a mais uma grande defesa.
FICHA DE JOGO
SP. BRAGA 0-1 SL BENFICA ( 0-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 7
Estádio 1º Maio
Árbitra: Sandra Santos
Árbitras assistentes: Andreia Sousa e Taísa Tavares
Quarta árbitra: Patrícia Coutinho
SC BRAGA: Patrícia Morais, Melisa Hasanbegovic, Carlyn Baldwin, Mylena (Bia Meio-Metro, 73’), Caroline Kehrer, Dolores Silva (Cap.), Carolina Mendes (Peace Efih, 64’), Madalena Marau, Vânia Duarte (Mariana Azevedo, 64’), Ana Rute, Sissi.
Suplentes não utilizadas: Inês Esgueirão, Aline Lima, Carolina Rocha, Vitória Almeida, Joline Amani, Tânia Rodrigues.
Treinador: João Cardoso
Disciplina: cartão amarelo para Melisa Hasanbegovic (67’), Peace Efih (82’), Mylena (90’), Patrícia Morais (90’+6’).
SL BENFICA: Lena Pauels, Ana Seiça, Andreia Faria (Cap.), Nycole Raysla (Marta Cintra, 90’+5), Kika Nazareth, Jéssica Silva (Andrea Falcon, 90’+8’), Lúcia Alves, Andreia Norton (Marie Alidou, 66’), Catarina Amado, Anna Gasper, Laís Araújo.
Suplentes não utilizadas: Carolina Vilão, Silvia Rebelo, Letícia Almeida, Carole Costa, Christy Uchelbe, Lara Martins.
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: cartão amarelo para Jéssica Silva (45’+2’), Catarina Amado (79’).
Golos: 0-1 (Kika Nazareth, 68’).
Mulher do jogo: Lúcia Alves (Benfica).
Mulher do jogo
Lúcia Alves (Benfica)

Uma presença efectiva ao longo de todo o jogo e com dupla função: atacou sempre bem, sobretudo na primeira parte, e deu o seu forte contributo no trabalho defensivo. Uma exibição equilibrada e com brilho de uma jogadora que sabe o que fazer em cada momento do jogo.
Confira resultados e classificação aqui.