Golo de Pipa nos descontos afunda Vilaverdense.
O Albergaria foi à casa do Lank sair vitorioso, por 2-1, este sábado, em encontro da 7ª jornada da Liga BPI.
O Clube Albergaria conseguiu anular a desvantagem nos últimos 10 minutos e, com um golo de Pipa já no período de compensação (90’+2), deixou o Lank Vilaverdense ainda mais último da Liga BPI, contando os 7 jogos por derrotas.
Os resultados da chicotada psicológica no Albergaria (trocou Manuel Pinho pela espanhola Saray Garcia após a derrota com o Sporting) só se fizeram sentir já perto do final do encontro em Vila Verde. O Lank, num esforço para fugir da incómoda última posição, até se adiantou, com um golaço, no início da 2.ª parte (52’). Carol estava à vontade – o que se desculpa, pois estava “no meio da rua” – quando recebeu a bola com o pé esquerdo e, na rotação, disparou com o direito, certinho para o ângulo superior do segundo poste. Mais do que um golo (de bandeira!), era um sinal de crença.
Mas, coincidentemente depois da saída de Carol (71’), o Vilaverdense começou a dar sinais de cansaço e foi o Albergaria a acreditar, sobretudo através das iniciativas esclarecidas de Erin Healy. A avançada dos EUA assistiu na perfeição a recém-entrada Rita Montenegro (83’) para a igualdade e, depois, foi num lance individual que Pipa completou a reviravolta.
No histórico dos confrontos diretos, a vantagem do Albergaria aumenta (19-7 em vitórias, em 34 jogos). Em casa, o Vilaverdense só uma vez venceu este adversário (4-2 em fevereiro de 2018).

FICHA DE JOGO
LANK VILAVERDENSE 1-2 ALBERGARIA (0-0 ao intervalo)
Liga BPI
7.ª jornada
Estádio Municipal de Vila Verde
Árbitra: Tânia Patrão
Assistentes: Sandrine Santos e Sara Cunha
Quarta árbitra: Bárbara Peixoto
LANK VILAVERDENSE: Letícia; Carol (Magui, 72’), Lau Machado, Laura, Nhu (Yara Ribeiro, 59’), Estefanía (Selena, 46’), Joyce, Ema, Maria, Dutra e Gabi (cap).
Suplentes não utilizadas: Sofia Bernardo, Faty, Matilde Pereira, Edu, Francisca Veiga e Constança.
Treinador: Adelino Esteves
Disciplina: amarelo a Estefanía (36’).
ALBERGARIA: Cat Sheppard; Andreia Freitas (Caty Pereira, 90’+3), Jaime Turrentine, Erin Healy, Patrícia Oliveira (cap), Pipa, Emily Bunnel, Kiki (Rita Montenegro, 81’), Ticha Sá, Paula Ruess e Sofia Lewis (Mariana Couto, 61’).
Suplentes não utilizadas: Sara Oliveira, Nika Babnik, Raquel Varajão, Joana Pontes, Dani e Jéssica Albino.
Treinador: Saray Garcia
Disciplina: amarelo a Andreia Freitas (33’), Kiki (77’) e Rita Montenegro (83’).
Golos: 1-0 Carol Machado (52’); 1-1 Rita Montenegro (82’); 1-2 Pipa (90’+2)
Mulher do Jogo: Pipa (Albergaria)

Pipa mesmo a fechar
Rita Montenegro tinha dado o mote, na primeira vez que tocou na bola, fazendo o 1-1 (82’), com um remate frontal que levou a bola a beijar o poste esquerdo, na conclusão de uma excelente iniciativa de Erin Healy, pela direita.
Já nos descontos (90’+2), foi a vez de Pipa aproveitar uma bola perdida nas imediações da área adversária, contornar a oposição e disparar colocado, fazendo agora a bola bater na base do poste direito, perante o desespero de Letícia. Um prémio para aquela que, além da consistência defensiva, foi um dos melhores suportes nas iniciativas atacantes da sempre perigosa Erin Healy.
Confira resultados e classificação aqui.