FPF na Festa do Desporto de Leiria

FPF

Evento concentrou na Cidade do Lis cerca de 30 modalidades desportivas.

O nome não engana, a Festa do Desporto foi isso mesmo e muito mais. Dezenas de modalidades, centenas de praticantes, milhares de visitantes e um sem número de iniciativas a envolver instituições e comunidade leiriense, ao longo de dois dias de ação em pleno Parque do Avião.

Cumprindo a tradição, a Federação Portuguesa de Futebol voltou a associar-se à Festa do Desporto, fazendo-se representar por Júlio Vieira, outrora presidente da Associação de Futebol de Leiria e agora diretor da FPF.

A 11.ª edição deste evento promovido pelo jornal Região de Leiria concentrou cerca de 30 modalidades desportivas, entre outras atividades lúdicas e igualmente relevantes para o desenvolvimento social. 

Júlio Vieira, diretor da FPF, fez questão de marcar presença e assistir ao torneio de futebol que reuniu oito equipas da região. Manuel Mendes Nunes, presidente da Associação de Futebol de Leiria, também não faltou à chamada, numa manhã marcada pela presença de Fábio Veríssimo, árbitro internacional, que também fez questão de se associar à Festa do Desporto. Francisco Rebelo dos Santos, diretor do Região de Leiria, recebeu a comitiva de ilustres convidados.

Frequentada por inúmeros agentes desportivos e tremendamente participada pela comunidade juvenil, a Festa do Desporto insere-se plenamente no contexto das múltiplas atividades que a FPF pretende desenvolver no âmbito do Projeto Hora dos Super Quinas, integrado no Programa Crescer 2030.

O projeto “A Hora dos Super Quinas” é dinamizado pela Federação Portuguesa de Futebol e intervém junto de crianças de escolas do 1.º Ciclo, através de uma oferta lúdica de atividade física e desportiva durante uma hora semanal.

Ainda numa fase embrionária, este projeto já envolveu mais de 1300 crianças, oriundas de cerca de meia centena de escolas localizadas em 24 concelhos de Portugal, dando inclusive origem a um estudo publicado pelo Portugal Football Observatory.

Como prova da importância que a FPF lhe atribui e da sua relevância para o futuro do desporto em Portugal, o projeto “A Hora dos Super Quinas” foi apresentado na Assembleia da República, a 23 de maio deste ano, por uma comitiva da FPF, liderada pelo presidente Fernando Gomes e composta pelo CEO Luís Sobral e pelo diretor da Portugal Football School, André Seabra.

 

 

 


;