Tarde de estreias e números especiais

Seleção Sub-21

Esta sexta-feira, sete jogadores estrearam-se pelos Sub-21

A vitória da Seleção Nacional Sub-21, diante de Andorra, por 3-0, a contar para a Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2025 marcou ainda a carreira profissional de diversos atletas da Equipa das Quinas.

Dos 16 jogadores portugueses que entraram em campo - 11 titulares e cinco suplentes utilizados - sete cumpriram a sua estreia pela equipa de sub-21: Carlos Borges, Dário Essugo, Leonardo Buta, Mateus Fernandes, Pedro Santos, Renato Veiga e Tiago Santos. No caso deste último, trata-se ainda de uma estreia absoluta pelas Equipas das Quinas, já que o lateral-direito nunca tinha representado qualquer escalão da Seleção Nacional.

Os defesas Leonardo Buta e Renato Veiga começaram como titulares e alinharam os 90 minutos, num jogo onde Portugal conseguiu manter a sua baliza a zeros. Mateus Fernandes e Tiago Santos também entraram de início mas saíram ao intervalo. Já Carlos Borges, Dário Essugo e Pedro Santos entraram no decorrer da partida, com este último a fazer a assistência para o terceiro golo do encontro. 

No caso de Dário Essugo, este jogo é ainda mais especial, pois permite-lhe continuar a fazer o pleno de escalões. O médio soma internacionalizações por Portugal em todos os escalões até ao momento, dos sub-15 aos sub-21. A 36.ª internacionalização da sua carreira permitiu-lhe somar a primeira pelos sub-21, embora já contasse com duas pelos sub-20, 12 pelos sub-19, duas pelos sub-18, cinco pelos sub-17, nove pelos sub-16 e cinco pelos sub-15. 

Henrique Araújo soma 25.ª internacionalização

Também o dia foi especial para Henrique Araújo. O primeiro jogo desta Fase de Qualificação trouxe-lhe a vitória, um golo, a braçadeira de capitão e... a 25.ª internacionalização pelas seleções nacionais portuguesas, 18 das mesmas ao serviço da equipa de sub-21. O internacional português é o atleta desta convocatória que mais vezes alinhou neste escalão, embora o mais internacional deste grupo seja Paulo Bernardo (57 internacionalizações, 17 das quais pelos sub-21).


;