FUTEBOL COM PROPÓSITO

Responsabilidade Social

Conheça a Estratégia de Sustentabilidade da Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol aprovou, a 31 de julho, a sua Estratégia de Sustentabilidade até ao final da década.

O documento, com o título Futebol com Propósito, pode ser consultado neste link e constitui um compromisso decisivo para o presente e para o futuro.

“Tudo passará por uma mudança de mentalidades, que implica mais e melhor educação, mais e melhor formação. Só estaremos à altura dos desafios se os enfrentarmos juntos. A FPF tem revelado, ano após ano, um forte e cada vez mais sólido compromisso com a sustentabilidade ambiental. Trata-se de um posicionamento decisivo sobre o modo como vemos o mundo que nos rodeia, com um impacto determinante na nossa atividade. As alterações climáticas, tema estruturante para esta e para as próximas gerações, já são e serão cada vez mais um dos elementos a ter em conta para as condições que poderemos ter para a prática do Futebol”, escreve o Presidente da FPF, Fernando Gomes, na sua Mensagem inicial.

“O poder do futebol deve ser canalizado para mudar comportamentos e sensibilização da sociedade para estas temáticas. Trabalhamos por um Futebol com propósito. Com este plano estamos a escolher o caminho do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, lê-se na Introdução.

O plano aponta cinco Áreas de Ação (Organização Interna FPF; Eventos FPF; Sócios e Parceiros; Ecossistema do Futebol; Sociedade) e 11 Políticas: sete relacionadas com Direitos Humanos (Anti-Racismo; Proteção de Crianças e Jovens; Igualdade e Inclusão; Futebol para Todos; Saúde e Bem-Estar; Apoio aos Refugiados; Solidariedade e Direitos) e quatro relativas à Sustentabilidade Ambiental (Economia Circular; Proteção Climática; Sustentabilidade dos Eventos; Sustentabilidade das Infraestruturas).

Com esta estratégia a FPF quer afirmar-se como o principal promotor da Igualdade e da Integridade na Sociedade, tendo os Direitos Humanos como base referencial, bem como um exemplo de Sustentabilidade, que sirva de guia para os vindouros.

Conheça na íntegra as 26 páginas do Futebol com Propósito  

 

 


;

Notícias