A magia do Walking Football

FPF

Centenas de praticantes reunidos na Cidade do Futebol, num dia recheado de jogos e muita animação.

Todos contam, todos podem jogar futebol. A frase não é de ninguém em específico, mas resume bem a festa deste sábado do Walking Football na Cidade do Futebol. 

FOTOGALERIA

Os relvados da sede da FPF foram palco de um encontro que reuniu centenas de participantes de Walking Football, oriundos das 22 Associações Regionais e Distritais de Futebol, numa jornada onde o que contou mesmo - muito para além dos golos e dos vencedores - foi a partilha, convívio e a ligação que todos tiveram em campo e fora dele. O futebol tem esse poder, o de unir, de congregar e de proporcionar esse sentimento de pertença a todos, pela mesma medida.

O caso de Ponta Delgada é paradigmático e espelha bem a essência da modalidade, por exemplo. Dos dez elementos participantes da equipa açoriana, oito são mulheres. A média de idades é superior a 70 anos e a jogadora mais velha tem 77. No total, houve 76 atletas entre os 50 e os 59 anos, 104 na faixa etária dos 60-64, sendo que foram 48 os jogadores com idades compreendidas entre 70 e 79 anos. No geral, a média de idades foi de 63 anos. Todos e todas jogaram.

O dia começou com jogos com início marcado para as 10h00 e 11h00, seguindo-se o almoço e atividades lúdicas, como bingo, matraquilhos, entre outros. A meio da tarde surgiu nova ronda de jogos e a jornada terminou com mais convívio. Para além das equipas provenientes da Associações de Futebol, o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol e a FPF também participaram com conjuntos formados por elementos ligados às respetivas entidades. Fernando Gomes, Presidente da FPF, esteve presente e acompanhou de perto as diferentes ações do dia.

Recorde-se que nos últimos meses, as ADR promoveram encontros distritais para qualificar os respetivos representantes na Festa Nacional organizada pela FPF.

O Walking Football é uma modalidade adaptada de futebol, a andar, sem contacto físico e que, de acordo com os regulamentos da FPF, está destinada a pessoas a partir dos 50 anos e que tem o objetivo de incentivar a prática desportiva e o convívio social.

Recorde-se que Alfredina Silva e António Oliveira ‘Toni’ são os embaixadores da FPF para a promoção do Walking Football.

O espírito do Walking Football prossegue neste domingo.


;