Portugal com Geórgia, Arménia e Finlândia na Ronda de Elite

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas ficou no Grupo E na decisiva fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal. Jorge Braz antevê seis jogos muito competitivos.

Foi sorteado esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, o alinhamento de jogos da Ronda de Elite de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal.

A FPF esteve representada por Pedro Dias, Diretor da FPF, Jorge Braz, Selecionador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.

Nesta decisiva fase, a Equipa das Quinas, campeã do mundo, intercontinental e bicampeã europeia, está inserida no Grupo E e irá defrontar Geórgia, Arménia e Finlândia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, ainda sem país organizador. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.

Esta Ronda de Elite começa a ser disputada em setembro (de 11 a 20), prossegue em outubro (2 a 11) e termina em dezembro (11 a 20).

Olhando para o histórico frente a estas equipas, Portugal defrontou a Geórgia por dez vezes, vencendo nove e perdendo numa ocasião. O último encontro frente a este adversário realizou-se em 2015. No que diz respeito aos duelos com os finlandeses, a Equipa das Quinas tem quatro encontros disputados, somando três triunfos e um empate. Portugal e Finlândia enfrentaram-se pela última vez a 31 de janeiro de 2022, no Euro'2022.

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA
HISTÓRICO COM A FINLÂNDIA
Sem jogos com a Arménia

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "A Finlândia é conhecida, defrontámos nos quartos de final do último Europeu. Sabemos bem as qualidades e a evolução que têm tido nos últimos anos. É uma equipa extremamente aguerrida e organizada. A Geórgia têm jogadores de enorme qualidade, muitos deles naturalizados e que nós conhecemos bem. Têm uma equipa experiente e habituada aos jogos exigentes. A Arménia veio da fase preliminar e venceu o grupo da primeira fase de qualificação com toda a clareza. Ainda não esteve em fases finais, mas está a fazer um trajeto brilhante nesta época desportiva. São três seleções distintas, mas de grande valor".

- "Vai ser preciso ser Portugal a 100% nos seis jogos, disso não tenho dúvidas. Vamos defrontar jogadores muito experientes, perspicazes e habituadíssimos a estes jogos. Prevejo seis jogos extremamente competitivos. Vamos ter de estar no nosso melhor nível durante os 40 minutos de todos os jogos para atingirmos o nosso objetivo: somar seis vitórias e garantir o apuramento para o Mundial".

Calendário de jogos
11 a 20 de setembro 2023
2 a 11 de outubro 2023
11 a 20 de dezembro 2023

Eis a composição de todos os grupos:
Ronde de Elite

Grupo A - Cazaquistão, Roménia, Azerbaijão e Países Baixos
Grupo B - Ucrânia, Polónia, Sérvia e Bélgica 
Grupo C - Croácia, Eslováquia, França e Alemanha
Grupo D - Espanha, Itália, Eslovénia e Chéquia
Grupo E - Portugal (detentores do título), Geórgia, Arménia e Finlândia


;

Notícias