FPF recebe certificação ambiental

Ambiente

É a primeira federação europeia a receber a distinção.

A Federação Portuguesa de Futebol foi certificada pela APCER com o Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma internacional ISO 14001, diretriz com mais de 420 mil certificados emitidos em todo o mundo.

A FPF, a par da congénere romena, é a primeira federação a receber o reconhecimento ambiental. O certificado foi obtido na sequência da participação das duas entidades no projeto Erasmus Plus GOALS, que visa melhorar a gestão ambiental das federações desportivas.

A cerimónia de entrega do certificado decorreu esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, e contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, e do presidente da APCER (associação de certificação), comandante Caldeira dos Santos. Nesta data simbólica, que também assinala o Dia Mundial do Ambiente, foi hasteada a bandeira da APCER no complexo federativo.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, salientou o trabalho desenvolvido ao nível ambiental pelo organismo: “A FPF, desde o início do nosso mandato e sobretudo depois da construção da Cidade do Futebol, esteve sempre sensibilizada para questões ambientais. Trata-se, atualmente, de um tema incontornável da sociedade pelo que todos os aspetos relacionados com a sustentabilidade e o ambiente devem estar entre as preocupações das organizações. Essa já era uma das nossas prioridades, tendo cuidado extremo na utilização dos recursos como a água, as matérias primas, a eletricidade e a energia".

O líder federativo enfatizou a importância desta distinção e que este é um trabalho contínuo: "Em boa hora reforçámos a nossa envolvência nesta área e, a par da federação romena, procurámos, através do programa Erasmus, obter a certificação. Conseguimo-lo e é com muita honra que recebemos a bandeira da gestão ambiental. Continuaremos na nossa prática a ter uma enorme preocupação na proteção do meio ambiente e, dessa forma, assegurar uma melhor vida para as gerações futuras”

O presidente da APCER, comandante Caldeira dos Santos, congratulou a federação: “Sendo o futebol hoje uma indústria de top justifica-se plenamente a certificação pela ISO 14.001-2015 sistema de gestão ambiental, porquanto, no mundo em que vivemos, não iremos longe se não tivermos preocupação com determinados aspetos relacionados com o ambiente, com o dia-a-dia e com o futuro. A FPF está de parabéns por ser a única federação europeia, a par da Roménia, certificada pelo sistema de gestão da qualidade ambiental".

Caldeira Santos considerou que a federação será inspiradora: "A partir do momento em que a FPF tem este reconhecimento, o facto da APCER ser membro da IQNET (International Certification Network) automaticamente o certificado tem dimensão internacional. Por ouro lado, quando num setor de atividade, uma empresa ou instituição é certificada, outras a seguem através do seu exemplo. A FPF deu o pontapé de saída e, nesse sentido, o futebol está no bom caminho".

A implementação e certificação de um Sistema de Gestão Ambiental é fundamental para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida na comunidade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

A certificação agora alcançada pela FPF visa a gestão das infraestruturas (edifício sede, centro logístico, Canal 11, Casa dos Atletas e espaços exteriores) e das atividades (serviços e produtos) prestadas pela federação na Cidade do Futebol.

Os principais benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental são a redução de custos, através da melhoria da eficiência dos processos, da diminuição de consumos (matérias-primas, água, energia) e minimização do tratamento de resíduos e efluentes.

A Federação Portuguesa de Futebol pauta a sua ação diária pelo respeito nos princípios do desenvolvimento sustentável e pretende ser um exemplo para a comunidade em geral, com o objetivo de garantir, para todos, um crescimento com base nos pilares ambientais, com garantia de futuro para todas as gerações.


;
;
5 de Junho 2023
Foto

FPF / Diogo Pinto