Fernando Gomes: “Uma oportunidade de aprendizagem”

Portugal Football School

Presidente da FPF destaca papel de na discussão dos caminhos que poderemos seguir de forma a construirmos mais e melhor futebol.

O Congresso Internacional Desporto e Crianças para Jovens, promovido pela Portugal Football School, começou esta sexta de manhã, às 09h, com as comunicações livres.

No discurso de abertura do Congresso, que decorre esta sexta e sábado na Cidade do Futebol, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destacou: “Acreditamos que este tipo de discussão e os frutos que dela nascerão serão vitais para o desenvolvimento do futebol, do desporto e da saúde pública nacionais. Como Presidente de uma federação desportiva portuguesa com especiais responsabilidades, conheço bem os desafios que nos foram impostos recentemente pela pandemia e como teremos de continuar a responder no terreno de forma a não perder para o desporto toda uma geração de crianças e jovens afetada diretamente pelas suas consequências. O País precisa que todos (federações, associações, clubes, treinadores, árbitros, dirigentes, staff, especialistas, jogadores ou atletas) ofereçam respostas que possam mitigar as consequências do autêntico terramoto que representou a pandemia. Ninguém se pode colocar fora desta luta.”

Fernando Gomes lembrou o momento crítico da paragem pandémica e destacou: “Durante a paragem das competições, em 2020, mais de 70 mil jovens e adultos deixaram de praticar futebol federado. No espaço de um ano perdemos 35 por cento dos praticantes que, felizmente, e graças a um esforço coletivo, conseguimos recuperar. Este ano temos 215 mil praticantes inscritos. São mais cem mil em relação ao ano da pandemia, num crescimento de 70 por cento.”

“Neste sentido”, destacou Fernando Gomes, “acreditamos que a Escola é uma ferramenta e um espaço essencial para a atividade física. Olhamos para a escola como lugar único e de verdadeira igualdade, onde a condição social se esbate, onde não há diferenças de etnias e de sexo. Sabemos, no entanto, que muitas das escolas não podem oferecer atividade física nas atividades complementares. Uma realidade que já estamos a procurar modificar.”

“Temos o objetivo de alargar este projeto – que tem a bola como elemento fundamental e estrutura a aproximação das crianças à prática desportiva em geral e não apenas no futebol – às mais de 3500 escolas do ensino básico espalhadas pelo país e regiões autónomas. Um programa de motricidade, na sua origem, mas que procura, igualmente, contribuir para melhorar a cultura desportiva em Portugal. Um programa que procura fomentar a igualdade, o respeito, o desportivismo, e todos os valores cívicos associados a uma prática desportiva saudável. Acredito que daqui a 20 anos olharemos para trás e concluiremos como foi importante estarmos juntos e termos contribuído para a mudança do panorama desportivo do país.”

O líder da FPF lembrou o caminho de crescimento feito na Feminino: “A Federação Portuguesa de Futebol é uma entidade privada, mas que procura nunca esquecer a sua vocação para o serviço público e para o bem comum. Ao longo de mais de uma década, promovemos o futebol feminino em todas as suas vertentes, investindo mais de 50 milhões de euros na construção de um desporto mais paritário. Os resultados estão à vista. Temos taxas de crescimento de 70 por cento na prática feminina do futebol e resultados desportivos ímpares. Já no próximo ano letivo vamos investir mais de meio milhão de euros no projeto que lançámos nas escolas: um programa que é para toda a gente. “

 

“Temos outros projetos previstos e já em andamento no sentido de desenvolvimento do futebol na área da infância e crescimento; nas áreas da sustentabilidade do ecossistema; ou do envolvimento das diferentes comunidades na prática desportiva; da melhoria da qualidade da nossa modalidade ou na disseminação da prática desportiva. Procuramos ser uma federação com altos padrões de responsabilidade social e particularmente ativa na discussão dos caminhos que poderemos seguir de forma a construirmos mais e melhor futebol. Este congresso será mais uma oportunidade de aprendizagem. Estou certo que todos vocês nos poderão ajudar a traçar o nosso destino coletivo comum.“


;

Notícias