Europeu garantido!

Seleção Sub-17

Portugal venceu a Chéquia por 2-0 e garantiu qualificação para a fase final do Campeonato da Europa.

A Seleção Nacional sub-17 venceu, esta terça-feira, o terceiro encontro da Ronda de Elite Sub-17, diante da Chéquia, por 2-0. Este triunfo leva a equipa nacional a disputar a fase final do Euro 2023.

Na primeira parte, a Seleção das Quinas conseguiu controlar a partida, ameaçando a baliza da Chéquia com um remate de Gonçalo Moreira à barra aos 35 minutos. O golo chegou 2 minutos depois através de um livre indireto que levou Gonçalo Oliveira a dar a vantagem ao intervalo para Portugal. No início segunda metade da partida, a Seleção Nacional conseguiu criar mais momentos de perigo à baliza adversária e numa excelente jogada individual, Martim Fernandes, aumenta a vantagem de Portugal

Os vencedores dos grupos e os sete melhores segundos classificados apuram-se para o Euro. A fase final da competição vai realizar-se na Hungria, entre os dias 17 de maio e 2 de junho.

Gonçalo Moreira em discurso direto:
“Desde que começámos o apuramento sempre tivemos o objetivo de estar na Hungria. Agora conseguimos ganhar os três jogos do apuramento e penso que agora é pensar já no Europeu.”

“Somos uma Seleção muito unida, somos muito amigos uns dos outros e estamos sempre pronto para ajudar o próximo.”

“Vamos para o Europeu, pensar jogo a jogo, mas claro sonhamos sempre em conquistar coisas.”        

Gonçalo Oliveira em discurso direto:
“Era um sonho que vinha há muito tempo, desde que viemos para este estágio tínhamos na cabeça qualificarmo-nos para o Europeu e isso aconteceu com muito trabalho, com muita união desta equipa…”, “para além de sermos uma equipa somos uma grande família”

“Nós vínhamos com o objetivo de ganhar sempre porque isso é a nossa identidade. Sabíamos que o empate dava para passar, viemos para o jogo a impor o nosso jogo a defender bem como fizemos, chegámos ao primeiro golo e mantivemos a mesma atitude e a mesma qualidade.”

“É um orgulho pertencer a esta equipa, o meu golo foi fruto deles, e só tenho de agradecer a eles, ao staff e a toda a minha família.

Martim Fernandes em discurso direto:
“Foi uma vitória bem conseguida, a equipa esteve toda unida, estivemos por cima na primeira parte, na segunda deixamo-nos cair um bocado, mas no fim levámos a vitória.”

“É o meu primeiro golo pela seleção, fico muito feliz por mim e por ajudar a equia"

Filipe Ramos, Selecionador Nacional, em discurso direto:
“Foi o que esperávamos, foi um jogo difícil até pela carga emocional…”, “Fomos a melhor equipa do Torneio, naturalmente apurámo-nos e como é evidente estamos extremamente satisfeitos, isto é uma vitória de toda a Federação como é evidente, não é só minha, especialmente da formação que veio desde os sub-15 aos sub-20, estamos extremamente satisfeitos pela maneira como trabalhamos, o staff tem sido fantástico, porque esta vitória não é só minha.”

“Um agradecimento especial aos clubes porque são eles que trabalham os jogadores muito mais tempo do que nós e têm qualidade no seu trabalho e acima de tudo aos jogadores porque eles foram fantásticos, nós temos um grupo de trabalho fantástico e merecem claramente ir ao Europeu.”

“No Torneio do Algarve saímos com o sentimento que podemos ganhar a qualquer equipa. Sabemos que são seleções fortes que também são campeãs, mas nós temos uma palavra a dizer.”

Nos encontros anteriores, recorde-se, a equipa das quinas tinha vencido a Eslováquia e a Polónia.

A fase final realiza-se na Hungria entre os dias 17 de maio e 2 de junho.

Ficha de jogo:

Ronda de Elite - Campeonato da Europa sub-17 2023
3.ª jornada
Estádio do Fontelo (Viseu)

CHÉQUIA 0-2 PORTUGAL (0-1 Intervalo)

Árbitro: Menelaos Antoniou (Chipre)
Árbitros assistentes: Eraklis Komodromos (Chipre) e Andreu Cimarro (Andorra)
4.º árbitro: Antoine Chiaramonti (Andorra)

CHÉQUIA: Jesse Joeri Heerkens (GR), Daniel Kubát, Lukáš Saal, (Roman Mokrovics, 61’), Mikuláš Konečný (Cap.), Šimon Tesař, Samuel Pikolon, (Daniel Rus 61’), Dominik Pech, Ondřej Penxa, (David Hájek 61’), Vojtěch Hranoš, Jan Feit e František Herák. 
Suplentes: Iason Drobný, Bohuslav Musil, Petr Kubín, Daniel Bouchner e Jakub Šetka.
Treinador: Petr Havlíček
Disciplina: .
Golos: .

PORTUGAL: Gonçalo Ribeiro (GR) (Cap.), Martim Fernandes, (Gonçalo Antunes 82’), João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Rayhan Momade, (Tiago Parente 71’) Diogo Lobão, Martim Ferreira, João Teixeira, (Samuel Sousa 81’), João Simões, Gonçalo Moreira, Gil Martins, (Gonçalo Sousa 61’) e Nuno Patrício (Rodrigo Duarte 71’)
Suplentes: José Ribeiro (GR) e Guilherme Gaspar
Treinador: Filipe Ramos
Disciplina: Cartão Amarelo para Gonçalo Oliveira (59’) e Rayhan Momade (65’)
Golos: Gonçalo Oliveira (37) e Martim Fernandes (55’)


;

Notícias