Portugal vitorioso

Futsal - Sub-19

Equipa das Quinas triunfa por 5-1, frente ao Uzbequistão, em jogo de preparação.

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu, por 5-1, a congénere do Uzbequistão, em jogo de preparação que teve lugar no Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior.

Neste jogo de preparação para a Ronda de Elite de acesso ao Europeu, a Equipa das Quinas sofreu um golo logo no início do encontro, por intermédio de Abror Akhmetzyanov, aos sete minutos de jogo. Com mais posse de bola e oportunidades criadas, o conjunto treinado por José Luís Mendes não conseguiu inverter o resultado até ao intervalo, levando a partida a 0-1 para o segundo tempo.

Portugal entrou a marcar na 2ª parte, aos dois minutos, com o capitão Lúcio Rocha a igualar o marcador, ao receber a bola isolado, contornar o guardião adversário e colocar o esférico no fundo das redes do Uzbequistão. A seleção nacional sub-19 chegou à vantagem, quatro minutos depois, com Rocha a bisar na partida. O 3-1, da autoria de Tomás Colaço, chegou quando faltavam cerca de seis minutos para terminar o encontro, com um potente remate do interior da área.

Lúcio Rocha, aos 17 minutos da 2ªparte, a marcar o terceiro golo da sua conta pessoal e a colocar a vantagem em 3 bolas. O resultado fechou no 5-1 para Portugal, com o golo final, já nos últimos segundos, a pertencer a Tiago Macedo.

No final do encontro, em declarações à fpf.pt, o jogador Pedro Santos a afirmar que foi um bom momento de preparação e que a equipa está a trabalhar para se apresentar ao mais alto nível para a Ronda de Elite: “fizemos um bom jogo, vamos continuar a tentar fazer um bom trabalho. O encontro foi bom, apesar do Uzbequistão ter marcado primeiro, mas tivemos muitas oportunidades ao longo do jogo e foi natural acontecer o golo e depois fomos ampliando a vantagem. Primeiro temos de pensar no jogo de amanhã, tentar melhorar o que não fizemos tão bem hoje e preparar ao máximo a Ronda de Elite que temos. Queremos estar na melhor forma para estes jogos de acesso ao euro”.

Sobre os jogos de acesso ao europeu, o pivô da Seleção Nacional de Futsal sub-19 acrescenta que para já querem ficar em primeiro lugar do grupo para só depois pensar no campeonato da europa: “para a ronda de elite, esperamos ficar em primeiro lugar , ganhar todos os jogos e nos qualificarmos para o europeu e só depois de cumprirmos esse primeiro objetivo é que podemos pensar no Campeonato da Europa”.

O reencontro entre as duas equipas está marcado para esta sábado, em Rio Maior, pelas 17h00. Ambos os jogos são de preparação para a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.

Segue-se a preparação para a fase de qualificação, onde Portugal vai enfrentar a Bielorrússia (23 de março, 19h00), Kosovo (24 de março, 19h00) e a seleção da Eslováquia (26 de março, 17h00) no Grupo 3. Os jogos serão disputados no Pavilhão Multiusos de FafeApenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final, que será disputada entre 3 e 10 de setembro na Croácia, na cidade de Poreč.

José Luís Mendes tem 14 jogadores à disposição.

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 5-1 UZBEQUISTÃO (0-1 ao intervalo)

Jogo de preparação
Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior


Árbitros: Eduardo Coelho, Miguel Castilho e Fábio Carapuça
Cronometrista: Cláudiio Bica

PORTUGAL (cinco inicial): Guilherme Cintra (GR), Bruno Maior, Lúcio Rocha (Cap), Tiago Macedo e Pedro Santos
Suplentes utilizados: Duarte Correia, Andriy, Manuel Campos, Pedro Marques, Tomás Colaço, Diogo Silva e Osuji (GR)
Treinador: José Luís
Golos: Lúcio Rocha (3), Tomás Colaço e Tiago Macedo

UZBEQUISTÃO (cinco inicial): Asadbek Fozilov (GR), Abror Akhmetzyanov, Fazliddin Botirov (Cap), Muzzafar Abdukarimov e Ashir Tulkinov
Suplentes utilizados: Damir Mamadoliev, Kosim Safarov, Amir Sheraliev, Timur Salimov e Asliddin Samiev.
Treinador: Nodir Elibaev
Golos: - Abror Akhmetzyanov

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Guilherme Cintra (Sporting CP) e Daniel Osuji (SL Benfica);
Fixo: Bruno Maior (Sporting CP)
Fixo/ala: Duarte Correia (Sporting CP)
Universal: Manuel Campos (ADCR Caxinas Poça Barca)
Alas: Lúcio Rocha (SL Benfica), Tomás Colaço (AD Fundão), Pedro Marques (SL Benfica), Tiago Macedo (Sporting CP), Diogo Silva (Sporting CP);
Pivôs: Pedro Santos (Sporting CP) e Andriy Dzyalochynskyy (CCRD Burinhosa).

Programa da Seleção

18 de março de 2023 | sábado
17h00: Jogo PORTUGAL x UZBEQUISTÃO (Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior)
FOLGA

20 de março de 2023 | segunda-feira
12h30: concentração Fafe
17h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

21 de março de 2023 | terça-feira
10h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe
17h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

22 de março de 2023 | quarta-feira
18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

23 de março de 2023 | quinta-feira
19h00: JOGO - BIELORRÚSSIA x PORTUGAL (Pavilhão Multiusos de Fafe)

24 de março de 2023 | sexta-feira
19h00: JOGO - PORTUGAL x KOSOVO (Pavilhão Multiusos de Fafe)

25 de março de 2023 | sábado
18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

26 de março de 2023 | domingo
17h00: JOGO - PORTUGAL x ESLOVÁQUIA (Pavilhão Multiusos de Fafe)

 


;
;
17 de Março 2023
Foto

FPF / André Sanano

Notícias