A equipa de Martínez

Seleção A

FPF divulga os nomes da equipa que trabalhará na Seleção Nacional A de futebol

Os antigos internacionais portugueses Ricardo Carvalho e Ricardo Pereira vão integrar a equipa de Roberto Martínez na Seleção Nacional, foi hoje anunciado pela FPF.

Todos os elementos agora conhecidos vão exercer funções na preparação para os jogos da campanha de qualificação para o Euro’2024.

O selecionador nacional terá como colaboradores próximos os seguintes elementos:

- Ricardo Carvalho, 44 anos, antigo internacional português, campeão europeu em 2016, foi adjunto de André Villas-Boas no Olympique de Marselha. Será também treinador-adjunto na Seleção Nacional.

- Jesus Seba, 48 anos, jogador espanhol que passou pelo futebol nacional (Chaves e Belenenses), acompanhou Roberto Martínez nas equipas técnicas de Wigan, Everton e seleção da Bélgica. Vai liderar o departamento de observação.

- Richard Evans, 54 anos, licenciado em ciências do desporto e fisioterapia, teve funções de chefia nestas áreas no Swansea e Wigan até liderar o departamento de performance do Everton. O galês fez parte do staff de Martínez na Bélgica.  Volta agora a ser adjunto do novo selecionador nacional e lidera a área de ‘performance’ da Seleção.

- Anthony Barry, 36 anos, é inglês e técnico adjunto no Chelsea, acumulando idênticas funções nas seleções da República da Irlanda e depois na Bélgica, onde já trabalhou com Martínez. Terá estatuto semelhante na Seleção portuguesa.

- Ricardo Pereira, 47 anos, antigo guarda-redes internacional português, teve grande destaque no Euro 2004 e no Mundial 2006. Já se encontra na FPF como treinador nacional na formação. Vai assumir as funções de treinador de guarda-redes. 

- Iñaki Bergara, 61 anos, produto da cantera do At. Bilbau, defendeu as balizas dos principais clubes bascos nos anos 60 e 70. Acompanha Martínez desde a sua passagem pelo Swansea, tendo consecutivamente trabalhado no Wigan, Everton, Bélgica e agora Portugal no treino específico de guarda-redes.

- Bruno Pereira, 44 anos, coordenador do departamento de observação, análise e scouting da FPF, trabalha na Seleção Nacional A desde agosto de 2009. Agora com Martínez, exerce funções no departamento de análise e inovação.

- Stijn Campo, 31 anos, belga, licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto, esteve como vídeo analista no Leuven e, durante quatro anos, na Federação belga, onde trabalhou com Martínez. Na FPF passa a integrar o departamento de análise e inovação.


;

Notícias