Seleção Sub-17 Feminina

Reviravolta épica garante registo 100% vitorioso

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas venceu o último jogo do torneio quadrangular diante da Chéquia, por 3-2.

A Seleção Nacional feminina sub-17 venceu, esta quarta-feira, a Chéquia, por 3-2, no último encontro do torneio quadrangular que se encontra a realizar na Cidade do Futebol.

A Equipa das Quinas já tinha vencido os dois primeiros encontros - diante da Sérvia (6-0) e do País de Gales (3-0) - e completou o plenode vitórias na prova, vencendo, assim, o torneio. 

Portugal dispôs das melhores oportunidades na primeira parte, mas não conseguiu materalizar em golos a incidência ofensiva que apresentava.

Foi preciso, então, esperar pelo segundo tempo para aparecerem os golos. A Chéquia entrou melhor e em pouco mais de dez minutos do segundo tempo já vencia por 2-0, com golos de Katerina Vithová (48') e Katerina Lachká (55').

A missão para Portugal estava muito mais complicada, mas as comandadas de Marisa Gomes nunca viraram a cara à luta e viram o seu esforço começar a ser recompensado, aos 69 minutos, por Anna Marques, que reduziu a diferença no resultado.

Os minutos iam passando, mas a Equipa das Quinas persistia e foi já dentro dos dez minutos finais do tempo regulamentar que Luísa Brás (82') reestabeleceu a igualdade no encontro.

Quando o empate parecia ser o resultado final, Ana Tomaz (90') pressionou a guardiã adversária, forçou o erro, ganhou a bola e atirou a contar para o fundo da baliza checa, concluindo a reviravolta, numa explosão de alegria vivida no campo principal da Cidade do Futebol.

Com estas três vitórias em três jogos, as comandadas de Marisa Gomes saem com distinção desta prova que serviu de preparação para a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa, agendada para o mês de março.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Entrámos muito mal no jogo, muito passivas e pouco concentradas. Isso fez com que ficássemos intranquilas. Com essa intranquilidade, as coisas não surgiram na primeira parte e tivemos dificuldades em ter bola, em dominar o jogo. Acabámos por estar em desvantagem e independentemente das oportunidades que os adversários conseguissem, não estávamos a fazer um bom jogo. Em contexto internacional isto paga-se. Na segunda parte, corrigimos alguns aspetos e mesmo sofrendo primeiro, conseguimos reverter o resultado, sabendo que, quando tivermos este tipo de predisposição para o jogo será muito difícil em contexto internacional. Apesar de ter havido coisas muito boas, na segunda parte principalmente, mas também em alguns momentos da primeira parte, não entrámos bem e tivemos algumas dificuldades por causa disso.

Em relação ao torneio, acho que fizemos uma campanha espectacular. Tenho essa opinião pelo nível de dificuldade que nos criou, ou seja, as equipas eram competitivas, obrigaram-nos a crescer com bola, permitiram-nos testar aqui algumas coisas para a Ronda de Elite, quer em termos de estrutura e jogadoras e permitiu observar jogadoras que também era um dos objetivos deste torneio. Com isto tudo, conseguimos criar um contexto propício para tomar decisões, para aquilo que será a Ronda de Elite e conseguimos ganhar confiança, que também é muito importante. Estamos muito satisfeitos."

Eis as informações sobre o encontro:

FICHA DE JOGO 
Torneio quadrangular
Cidade do Futebol

Árbitro: Teresa Oliveira
Árbitros assistentes: Cátia Tavares e Vânia Almeida 
Quarto árbitro: Bruna Pico

PORTUGAL 3-2 CHÉQUIA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Thaís Lima, Inês Meninas, Érica Cancelinha, Filipa Ribeiro, Leonete Maísa (Ana Tomaz, 76'), Neide Guedes (Alice Reto, 57'), Mafalda Mariano - Cap., Sofia Machado, Iara Lobo (Marta Gago, int.), Lara Martins (Anna Marques, int.) e Maria Gaspar (Luísa Brás, int.).
Suplentes: Adelaide Paredes, Dária Kaminska, Rita Almeida, Katelyn Figueiredo, Maria Chaves e Rita Cunha.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Anna Marques (69'), Luísa Brás (82') e Ana Tomaz (90')
Disciplina: nada a assinalar.

CHÉQUIA: Zuzana Kozuriková, Radka Jakubu, Edita Setnicková (Monika Voitechová, 69'), Lucie Kreicová, Markéta Jancárová, Lucie Kroupová (Veronika Sladká, 57'), Barbora Kadlecová, Katerina Vithová - Cap. (Sabrina Hubová, 80'), Katerina Lachká (Adéla Zomberová, 69'), Monika Polácková (Eliska Truksová, 80') e Lenka Cerná.
Suplentes: Nicole Marie Bryscejnová, Terezie Novotná, Adéla Chodurová, Natálie Kundrtová, Tereza Kloudová, Veronika Sladká e Katerina Sebrlová.
Treinador: Miroslav Zboril
Golos: Katerina Vithová (48') e Katerina Lachká (55')
Disciplina: nada a assinalar.

Eis a lista de convocadas

ADO DEN HAAG VROUWEN: Alice Reto
CS MARÍTIMO: Ana Tomaz
FC COPA ACADEMY: Katelyn Figueiredo
FC METZ : Luisa Brás
SC BRAGA: Ana Filipa Ribeiro; Ana Rita Cunha; Maria Gaspar
SL BENFICA: Inês Meninas; Lara Martins; Mafalda Mariano; Marta Gago; Sofia Machado; Thaís Lima
SPORTING CP: Dária Kaminska; Érica Cancelinha; Iara Lobo; Leonete Correia; Maria Chaves; Rita Almeida
STA SOCCER ACADEMY: Adelaide Paredes
UR CADIMA: Neide Guedes
VFL BOCHUM 1848: Anna Luisa Marques


;

Notícias