Bola Mágica já rola nas escolas

FPF

Projeto-piloto da FPF no âmbito do Futebol 2030.

O projeto-piloto Bola Mágica já está no terreno e irá chegar a 44 escolas e a mais de 1600 crianças de todo o País. Nesta primeira fase, vão ser recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o Continente e ilhas no próximo ano letivo.

Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, este projeto-piloto vai decorrer, a partir desta 2.ª feira e até 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental, estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF - André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale - apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Para analisar o impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas quinze instituições de Ensino Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment. A equipa das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita Cordovil.

Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, define os objetivos do projeto: “Pretende-se oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.

Além disso, refere ainda, com este projeto-piloto “estarão disponíveis uma série de sugestões de exercícios que permita uma melhor organização das sessões práticas de Atividade Física e Desportiva nas AEC e CAF, tendo em conta o impacto que o aumento da atividade físico-desportiva em crianças do 1º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição corporal e saúde mental”.

Eis a lista de 44 escolas envolvidas:

  1. EB1 de Alfândega da Fé
  2. Polo Escolar de Rossas
  3. EB1/JI de Castro Marim
  4. Escola Galopim de Carvalho
  5. Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro
  6. EB de Gouveia
  7. EB1 Monte Largo
  8. Casa de Infância de Santo António
  9. EB da Maia n.º 1
  10. EB Gandra
  11. EB das Ribeiras
  12. EB1 de Monforte
  13. EB de Montalegre
  14. EB de Aires
  15. EB Gualdim Pais
  16. EB de Entre Ambos os Rios
  17. EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
  18. EB Marinhas do Sal
  19. EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva
  20. EB1/JI de Santa Cruz
  21. EB nº2 Vila Nova de São Bento
  22. EB São Nuno de Santa Maria
  23. EB D. Carlos I
  24. EB n.º 1 de Tábua
  25. EB nº 2 de Tábua
  26. EB do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo
  27. CE de Arruda dos Vinhos
  28. EB1/JI de Altura
  29. EB de Folgosinho
  30. EB de Melo
  31. EB1 S. Romão
  32. CATL da Escola da Vista Alegre
  33. EB de Perafita nº 2
  34. EB1 de Santo Aleixo
  35. Escola Quinta do Anjo
  36. CE da Fonte Nova
  37. EB de Crasto
  38. EB/JI de Furnas
  39. EBS da Graciosa
  40. EB de Pias
  41. EB de Sertã
  42. EB Margarida Fierro Caeiro da Matta, Midões
  43. EB do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomás Ribeiro
  44. Centro Escolar de Arranhó

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