Mais árbitros e melhor arbitragem

Arbitragem

AF Évora aposta na "Escola de árbitros", com a chancela do CA da FPF

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Fontelas Gomes, apadrinhou o protocolo assinado esta tarde entre a Associação de Futebol de Évora e a Escola Secundária André de Gouveia, com o intuito de promover a integração de um módulo sobre arbitragem no Curso Técnico de Desporto, com o foco na formação e recrutamento de novos árbitros de futebol e de futsal no distrito.

O acordo foi assinado pelo presidente da AFE, António Pereira, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Maria da Conceição Peres, numa cerimónia que contou ainda com as presenças de Hugo Quintino, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, perante algumas dezenas de alunos que irão frequentar este novo módulo no presente ano letivo, com início agendado já para a próxima quarta-feira, 7 de dezembro, com a presença do árbitro internacional Luís Godinho, filiado da Associação de Futebol de Évora.

Para a AFE e FPF, este protocolo tem como mais valia oferecer aos estudantes conteúdos sobre as leis de jogo, fomentar o conhecimento e o gosto pela arbitragem, reforçando as respetivas habilitações profissionais, a possibilidade de integração nos quadros distritais, para além da participação em outros projetos, nomeadamente na área da saúde. 

António Pereira acredita no sucesso desta parceria, que "é uma boa oportunidade para os alunos se aproximarem e melhorarem os seus conhecimentos sobre a arbitragem e reforçarem o seu conhecimento e curriculo". Maria da Conceição Peres mostrou-se muito agradada pelos seus alunos e a sua escola "poderem fazer parte deste projeto, que pode potenciar claros benefícios pessoais, curriculares e, quem sabe, profissionais a todos". Hugo Quintino espera que com este protocolo "os alunos possam conhecer mais e melhor as leis de jogo, estimulando o seu gosto pela área e poderem vir a integrar o lote de árbitros da AFE, num futuro próximo".

Por fim, José Fontelas Gomes reforçou "a importância deste tipo de iniciativas no desenvolvimento da arbitragem nacional. É na escola que temos de apostar cada vez mais para podermos ter mais e melhores árbitros no futuro", disse.

O curso será lecionado pelos técnicos da Associação de Futebol de Évora.


;
;
5 de Dezembro 2022
Foto

AF Évora