Fernando Santos: “Propomo-nos dar grande alegria aos portugueses”

Seleção A

Selecionador Nacional destaca foco e ambição de Portugal na véspera da estreia

Confiança e foco.

Na véspera da estreia de Portugal no Mundial-2022, o Selecionador Nacional, Fernando Santos, mostra ambição e otimismo, ainda que avise para a grande dificuldade que o jogo com o Gana vai encerrar.

“Esta equipa do Gana é muito bem organizada e vimos isso contra a Suíça, recentemente. Se não estivermos alerta, eles têm muita qualidade, com momentos muito importantes no jogo. Temos de pensar em nós e em potenciar as nossas capacidades e caraterísticas. "Em 2014, o Gana, no Brasil, sei a qualidade que o Gana tinha. As equipas africanas têm muito talento e vão sempre crescendo a nível tático. Hoje em dia são equipas muito mais completas. A Arábia há três dias era condenada e hoje é candidata a passar a fase de grupos. Vai ser difícil, mas estamos confiantes”, destacou.

Entrar a ganhar é muito importante, mas será apenas a primeira etapa de um percurso muito exigente: "O primeiro jogo é sempre mais importante, porque é o primeiro e o próximo. Mas no Euro já empatei três e ganhei... Assinava por baixo, mas seria um risco muito grande. "Em termos estratégicos vamos ter um Portugal parecido como contra a Nigéria. A equipa vai ser dinâmica e criativa. Houve gerações com muita qualidade que não ganharam, estes têm [qualidade]... Vou para a cama dormir muito tranquilo. Todos estão em condições, vamos ver hoje o Nuno, que ontem não treinou. Desfrutando desse conforto, sem perder o foco, queremos fazer um grande jogo."

Os 4-0 à Nigéria fizeram abrir o apetite, revelaram Portugal de qualidade, mas há sempre coisas a melhorar e corrigir: "Mostrámos grande capacidade de reorganização do jogo, principalmente na reação à perda. Depois disso entrámos num período em que desligámos e no qual não o podíamos ter feito. Falhar vamos sempre falhar, vamos sempre cometer alguns erros, mas há coisas desnecessárias. Para percorrer o tal outro meio caminho do código postal é não cometer falhas do mesmo nível."
A ambição é indesmentível: "Tenho ambição, desejo e sonho de vencer o Mundial. E acredito pelo menos que temos a capacidade para lutar por isso. Não achamos que podemos ganhar sozinhos, estando cientes disso." “Pus um target, sei da dificuldade, mas propomo-nos a dar uma grande alegria aos portugueses. É isso que vamos fazer com a máxima paixão, entrega e alegria. Sentimos isto de forma tremenda, este apoio fantástico dos portugueses. Podem estar divididos, por acharem que devia ter ido um ou outro, mas quando isto começar, as praças vão estar cheias. A parte de baixo não vale a pena pensarmos, sequer”, reforçou.

Este início do Mundial já apresentou surpresas. Fernando Santos mantém ideias gerais sobre quem poderá ambicionar o título, coloca Portugal no lote: "Um jogo não vai mudar a perceção. Há 8, 10 equipas que vieram aqui com a vontade de ganhar. Não acredito que a Argentina tenha deixado de ser favorita, enquanto a Inglaterra e França continuam a ser. Não acredito em nada disso."

Sobre as questões de direitos humanos, Fernando Santos foi perentório: "Sou um grande defensor, há muitos anos, da liberdade, democracia e direitos humanos. Em 1975. Principalmente os direitos humanos e ainda há uma semana fiz um vídeo. Mas há outras questões que não têm a ver comigo, burocráticas, da FIFA."


Bruno Fernandes: “O Gana é uma equipa muito intensa”

O médio do Manchester United, Bruno Fernandes, foi o jogador que acompanhou Fernando Santos na conferência de Imprensa de véspera de jogo com o Gana. E foi claro no aviso sobre a qualidade do adversário: “Sabemos que é uma equipa muito intensa, com grande qualidade e jogadores que jogam em grandes campeonatos. Jogadores fortes fisicamente, rápidos, e que fazem boas exibições nestas grandes competições. Conselho? Espero que seja o mister a dar-me a receita para fazer o meu papel da melhor maneira e sairmos vencedores desse jogo".

Bruno Fernandes insistiu no elogio à capacidade ganesa: “O Gana pode causar-nos muitos problemas porque é uma seleção rápida, com muita força física. Sabemos que fazem sempre grandes exibições. Será um jogo muito difícil, é o primeiro, toda a gente quer entrar a ganhar. O que o Cristiano disse não tem impacto algum. O nosso foco é a Seleção e fazer o nosso melhor no jogo de amanhã"


;

Notícias