Países Baixos, Bélgica e Geórgia no caminho de Portugal

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas integra o grupo A da competição que vai ter lugar na Roménia e na Geórgia.

A Seleção Nacional sub-21 vai enfrentar as congéneres dos Países Baixos, Geórgia e Bélgica na fase de grupos do Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2021.

Portugal, que estava incluído no pote 1 do sorteio realizado esta terça-feira no Ateneu Romeno, em Bucareste, foi uma das equipas a “cair” no grupo A da competição que vai ter lugar entre os próximos dias 21 de junho e 8 de julho.

A Federação Portuguesa de Futebol esteve representada neste sorteio através do Diretor Pedro Pauleta e do Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge.

Passam à próxima fase os dois primeiros classificados dos quatro agrupamentos constituídos, sendo que as três melhores equipas do torneio garantem o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris - a França, como seleção do país-anfitrião das próximas olimpíadas, e a Inglaterra, que não se pode apurar, não entram nestas contas.

Recorde-se que Portugal garantiu a qualificação para este Europeu através da vitória no grupo D de qualificação, com 9 vitórias e 1 empate. A formação nacional conseguiu ser o melhor ataque de todos os grupos, com 41 golos, e sofreu apenas 3. 

Fique a conhecer melhor os adversários de Portugal no grupo A

PAÍSES BAIXOS

A fase de qualificação não foi um passeio para a “laranja mecânica”, já que a Suíça foi um duro opositor na luta pelo primeiro lugar do grupo E. Os comandados de Erwin van de Looi não tiveram, pois, alternativa a fazerem um exemplar percurso e conseguiram-no - em 10 jogos, somaram 8 triunfos e 2 empates. O objetivo de marcar presença entre as 16 melhores equipas da Europa foi conseguido com um pecúlio de 26 pontos, mais 3 que os helvéticos.

No histórico em Campeonatos da Europa sub-21, os Países Baixos contam com duas vitórias (2006 e 2007).

Em 15 partidas entre Portugal e Países Baixos no escalão sub-21, o equilíbrio é total: 5 triunfos para cada equipa e 5 empates.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM OS PAÍSES BAIXOS

 

BÉLGICA

Os “diabos vermelhos” venceram o grupo I de qualificação com um registo defensivo impressionante: sofreram apenas 2 golos. Pertencem também ao lote de equipas sem derrotas pelo caminho, tendo obtido 6 vitórias e 2 empates no único agrupamento composto por apenas 5 formações.

Os belgas conseguiram a sua participação de sempre em Europeus sub-21 em 2007, ano em que chegaram às meias-finais.

No histórico entre as formações nacionais sub-21 de Portugal e da Bélgica, o equilíbrio é a nota dominante: 2 vitórias para a Equipa das Quinas, 2 para os belgas e 5 empates.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A BÉLGICA

 

GEÓRGIA

Não participou na fase de qualificação por ostentar o estatuto de seleção de um países-anfitriões do Europeu.

Faz nesta edição a sua estreia em Campeonatos da Europa sub-21.

No único encontro realizado entre Portugal e Geórgia neste escalão, que aconteceu a 24 de setembro de 2022, a Equipa das Quinas venceu por 4-1.

FICHA DE JOGO

 

Constituição de todos os grupos: 

Grupo A: Bélgica, PORTUGAL, Geórgia, Países Baixos

Grupo B: Espanha, Roménia, Ucrânia, Croácia

Grupo C:  Alemanha, Inglaterra, Chéquia, Israel 

Grupo D: França, Itália, Noruega, Suíça

 


;

Notícias