Jorge Braz: "Ser Portugal desde o primeiro segundo de jogo"

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional fez a antevisão do jogo com a Lituânia, agendado para esta terça-feira.

A Seleção Nacional de Futsal realiza, esta segunda-feira, o treino oficial na Kaunas Arena, na véspera do encontro com a Lituânia, a contar para a qualificação para o Mundial'2024.

Depois da vitória diante da Bielorrússia, a formação orientada por Jorge Braz procura mais um triunfo neste apuramento para o próximo Campeonato do Mundo.

O encontro frente à congénere lituana realiza-se na terça-feira, pelas 17h00 hora de Lisboa, em partida da 2.ª jornada do Grupo 4 de qualificação para o Mundial'2024.

Antes do apronto, Jorge Braz fez a antevisão ao jogo diante da Lituânia: "Estes adversários têm tudo a ganhar e nada a perder. É sempre com este espírito com que encaram os jogos. Temos de ser nós, fazer bem as coisas simples e o foco tem de ser total no que nós temos de fazer. Se formos Portugal vamos levar mais três pontos. O objetivo é passar a somar seis pontos. Em novembro, há novo jogo com a Lituânia. Nesta primeira fase de qualificação, queremos destacarmo-nos no primeiro lugar. Isto vão ter de ser 12 pontos, no final de contas, para passarmos à Ronda de Elite", começou por dizer.

O Selecionador Nacional traçou o perfil da equipa que organizou o Mundial'2021: "Mudaram um pouco relativamente ao Mundial. Têm um selecionador novo: Dentinho. Já jogou em Portugal, é alguém com muita experiência e conhecimento. Deu para perceber que algumas dinâmicas foram modificadas desde o Mundial. O perfil desta equipa é muito semelhante ao da Bielorrússia, morfologicamente muito fortes. Defensivamente, combatem com as armas que têm, com agressividade. Têm um ou outro jogador muito interessante do ponto de vista técnico. Apostam muito na transição, metem o jogo instável. Cabe-nos evitar que essa instabilidade surja no jogo. Queremos impor o nosso jogo e não deixar que essas características deles possam aparecer. Vai ser um jogo muito combativo, vão tentar surpreender. Desde o primeiro segundo de jogo, temos de ser Portugal", acrescentou.

Há pouco mais de um ano, Portugal sagrou-se campeão do Mundo na Kaunas Arena. Jorge Braz não esconde que se trata de um local especial, mas alerta que a equipa está totalmente focada nesta qualificação: "Para estar num momento como o que vivemos aqui há um ano temos de cumprir este caminho sem hesitações e com excelência. Esse é o foco. Este é um lugar especial, mas isso não nos vai distrair nesta nossa obrigação, nem no processo. Só cumprindo agora o que temos de fazer nesta qualificação é que poderemos viver momentos como os que vivemos aqui há um ano", concluiu.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
HISTÓRICO COM A LITUÂNIA

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: André Sousa (SL Benfica) e André Correia (Leões Porto Salvo);

Fixos: João Matos (Sporting CP) e André Coelho (FC Barcelona);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (Sporting CP);

Alas: Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Tiago Brito (SC Braga/AAUM), Mário Freitas (AD Fundão), Silvestre (SL Benfica) e Tiago Fernandes (CRC Quinta dos Lombos);

Pivô: Zicky (Sporting CP) e Neves (Sporting CP)

Programa da Seleção Nacional

10 de outubro | segunda-feira
19h00: Treino - Kaunas Arena

11 de outubro | terça-feira
*19h00: LITUÂNIA x PORTUGAL - Kaunas Arena

12 de outubro | quarta-feira
06h05: Partida para Frankfurt
07h15: Chegada a Frankfurt
09h15: Partida para Lisboa
11h15: Chegada a Lisboa

*Horas locais. Na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental.


;

Notícias