FPF participa no projeto PINBALL

Responsabilidade Social

Iniciativa arrancou na Croácia e visa prevenir o bullying entre crianças e adolescentes através do futebol.

A Federação Portuguesa de Futebol iniciou a sua participação no projeto Erasmus + PINBALL, que visa prevenir o bullying entre crianças e adolescentes através do futebol.

Com a duração de 36 meses, esta iniciativa conta com a participação de várias entidades do futebol europeu, entre as quais as federações de Finlândia (líder do projeto), Portugal, Suíça, Grécia e Croácia, a Fundação da UEFA para as Crianças (the UEFA Foundation for Children), a Universidade de Modena e a ONG Friends United against Bullying.

O projeto arrancou com uma reunião geral na Croácia, na qual marcaram presença  Tiago Braz e Rita Ferro Rodrigues, em representação da FPF.

A primeira tarefa atribuída às federações de futebol participantes é a recolha de dados detalhados sobre o fenómeno do bullying em cada país, para que se possa ter uma amostra do que será o cenário europeu.

As federações comprometem-se a consultar os treinadores das equipas na escala etária dos 10-18 anos, convidando-os a responder a um questionário sigiloso e anónimo sobre a temática em estudo.

Os objetivos globais deste projeto, financiado por fundos da União Europeia, passam por combater o bullying entre crianças e adolescentes, fornecendo ferramentas que facilitem a inclusão e a diversidade em todos os campos da educação, treino, juventude e desporto, promovendo valores comuns como o respeito, a empatia, a aceitação, o reconhecimento e a valorização da diversidade. 

Para cumprir os objetivos globais, o projeto PINBALL vai promover, entre outras ações, uma investigação no futebol europeu que ajudará a definir uma metodologia de combate ao bulliyng e lançará cursos de formação para treinadores da formação.

 


;

Notícias