Empate agridoce

Futebol Fem. - Seleção A

Igualdade a duas bolas entre portuguesas e helvéticas na ronda inaugural do Grupo C.

Portugal esteve perto de vencer na sua estreia no Euro-2022, mas ficou-se por um empate (2-2) com a Suíça, depois de ter ido para o intervalo com uma desvantagem de dois golos.

FOTOGALERIA

Um segundo tempo de alto nível, disputado quase sempre nos domínios helvéticos, e a ritmo vertiginoso, permitiu à Equipa das Quinas chegar à igualdade e mostrar que tem objetivos sérios para a competição.

REVEJA AQUI AS PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS DO JOGO

O arranque do jogo foi de choque para a armada lusa, que sofreu dois golos no espaço de cinco minutos: a Suíça colocou-se na frente do marcador com a pontaria madrugadora de Sow e Rahel Kiwic, aproveitando da melhor maneira os desacertos defensivos da equipa de Francisco Neto.

A segunda parte foi completamente diferente, um raio de sol no balde de água fria que molhara a equipa nos instantes iniciais. Portugal apresentou-se com mais garra, mais dinâmica e mais organização em todos os setores, marcando dois golos e criando uma mão cheia de oportunidades para chegar ao terceiro.

Diana Gomes, aos 58 minutos, e Jéssica Silva, aos 65, apontaram os golos lusos, enquanto Diana Silva, aos 78 e aos 83, e Telma Encarnação, aos 88, num grande remate ao poste direito, e aos 89, poderiam ter concretizado a reviravolta.

As estatísticas do jogo – 56% de posse de bola de Portugal, contra 44% da Suíça, e 16 remates contra sete das helvéticas – ajudam a explicar a superioridade lusa no seu jogo de estreia na prova mais importante de seleções europeias.

A Equipa das Quinas, que se tornou na primeira equipa a eliminar uma desvantagem de dois golos ao intervalo num Euro Feminino, soma agora um ponto no Grupo C, antes de receber (quarta-feira, às 20h00) os Países Baixos, que empataram com a Suécia neste sábado, por 1-1.   

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO C

Andreia Jacinto com a equipa
A internacional portuguesa Andreia Jacinto, que falhou o Europeu devido a um problema físico, esteve este sábado em Wigan & Leigh, a assistir à estreia de Portugal no Campeonato da Europa feminino.

A jogadora, que foi recebida pelo Selecionador Nacional, esteve com as companheiras de equipa no balneário e recebeu, das mãos do presidente da FPF, Fernando Gomes, uma camisola personalizada e uma placa alusiva à participação no Europeu.

FICHA DE JOGO
Campeonato da Europa Feminino Inglaterra-2022
Estádio Leigh Sports Village, em Wigan & Leigh

Árbitra: Jana Adámková (Chéquia)
Árbitras assistentes: Lucie Ratajová (Chéquia) e Maria Sukenikova (Eslováquia)
4.ª Árbitra: Ivana Martinčić 
VAR: Christian Dingert (Alemanha)
AVAR: Harm Osmers (Alemanha)

PORTUGAL 2-2 SUÍÇA (0-2 ao intervalo)

Portugal: Inês Pereira, Catarina Amado, Diana Gomes, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 83'), Andreia Norton, Ana Borges (Kika Nazareth, 77'), Jéssica Silva (Telma Encarnação, 83'), Diana Silva.
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Alicia Correia, Sílvia Rebelo, Lúcia Alves, Suzane Pires, Vanessa Marques, Andreia Faria, Carolina Mendes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-2 Diana Gomes (59'); 2-2 Jéssica Silva (66')
Disciplina: nada a assinalar

Suíça: Gaëlle Thalmann, Noelle Maritz, Viola Calligaris, Rahel Kiwic, Aigbogun, Crnogorcevic, Lia Wälti (Sandrine Mauron, 90'+2), Maendly Lara Marti, 74'), Reuteler (Fabienne Humm, 90'+1), Coumba Sow, Ramona Bachmann. 
Suplentes não utilizadas: Livia Peng, Seraina Friedli, Julia Stierli, Rachel Rinast, Rio Xhemalli, Luana Bühler, Svenja Folmi, Nadine Riesen e Meriame Terchoum.
Treinador: Niel Nielsen 
Golos: 0-1 Coumba Sow (2'), 0-2 Rahel Kiwic (5')
Disciplina: amarelo mostrado a Aigbogun (19'), Viola  Calligaris (68'), Reuteler (82')

 

 

 


;
;
9 de Julho 2022
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias