Fernando Santos: "Temos de ganhar, estar no Mundial"

Seleção A

Fernando Santos lembrou que Portugal venceu as duas finais que disputou. José Fonte diz que Seleção Nacional e País vão juntos.

Fernando Santos, Selecionador Nacional, em discurso direto:

- "Estou totalmente focado no jogo que temos de disputar amanhã e sabemos o que temos de fazer. A equipa está altamente concentrada e motivada, sabemos que estamos aqui por responsabilidade nossa e assumimos isso desde logo. Temos de ganhar, estar no Mundial, e ter foco nesta final que vamos disputar amanhã com a Turquia".

- "Nas duas finais que tivemos, vencemos. Em jogos decisivos temos dado uma resposta muito positiva, menos no último jogo, responsabilidade nossa como disse. Os jogadores têm muita experiência e não se deixam influenciar por isso".

- "Não vale a pena sequer falarmos dos jogadores que não temos. Estão com o grupo, isso sim. Tanto o Rúben Dias, o Rúben Neves, etc. Têm marcado presença constante junto dos colegas, fazem parte dos 11 milhões pelos quais temos de jogar amanhã e é isso que vamos fazer. Vou procurar escolher a equipa que dará as melhores garantias, na minha perceção, isto sem falta de confiança. Se chamei os jogadores é porque acredito que podem ajudar muito".

- "A Turquia tem muita qualidade individual, jogam no melhor nível a maioria deles. Conhecemos bem as características do futebol turco, têm muita qualidade, quer a nível do passe ou da execução e criatividade. É uma equipa muito agressiva no bom sentido, que jogam com o coração. São muito competitivos, temos, no mínimo, de igualar nesse aspeto, paixão, raça. Vamos ter pela frente uma equipa que tem isso tudo, e temos de ser no mínimo igualmente fortes. Acreditamos também na qualidade e talento que temos para definir jogos. Eles têm jogadores muito importantes, como o Calhanoglu, avançados também são rápidos com muita mobilidade. Eles valem pelo seu todo. Dão-se melhor com um jogo mais partido, na minha perspetiva, e temos de combater isso e não entrar nesse tipo de jogo. É o que temos falado com os jogadores e tenho a certeza que amanhã irão pôr em prática".

"A equipa da Sérvia nesse jogo teve mérito mas também houve demérito nosso, a começar pelo treinador. Todos temos noção que não jogámos bem, se tivessemos jogado bem tínhamos cumprido o objetivo. Não fomos tão capazes como costumamos ser, mas não vale a pena relembrar isso. Temos de nos fixar mais no padrão desta equipa, e nas finais que disputámos até agora fomos irrepreensíveis. Lutámos muito nessa altura para dar alegrias aos 11 milhões, e amanhã mais uma vez, nesta final, queremos novamente fazê-lo".

José Fonte em discurso direto

- "Sentimo-nos bem, é um motivo de orgulho estar aqui. A equipa está bem, positiva e o fator casa é importantíssimo. Teremos o nosso público, os amigos e a família connosco, estamos focados em jogar pelo nosso povo".

- "Esperamos um jogo dificílimo, contra uma equipa que vai dar tudo para poder estar no Mundial. Não há que evitar isso. E nós temos que igualar ou ser superiores na vontade e no querer estar lá também. Ter a paixão, esta energia positiva e tudo fazer para amanhã sermos superiores na balança".

- "(Sobre Yelmaz, avançado turco do Lille) Vai com certeza tentar defender da melhor maneira a equipa dele, assim como eu vou tentar fazer o mesmo pela minha. É um grande jogador, um grande amigo, mas amanhã há que defender a nossa bandeira e não há amizades. Vamos jogar pelos nossos amigos, família, por todos nós. Amanhã temos de ter concentração máxima para atingir o nosso objetivo".

- "Todos os jogadores que chegam pela primeira vez são muito bem acolhidos e é o que estamos a fazer com o Tiago Djaló e com o Gonçalo Inácio. É um motivo de orgulho para eles, a primeira vez é importante. Creio que o Tiago está a adaptar-se bem, está feliz, tem feito um excelente trabalho e estou contente por ele. Sabemos que o Pepe é um jogador importantíssimo, tem estado quase sempre presente, dá-nos todo o apoio e passa as mensagens certa para nós".

- "O estádio, os jogadores, o staff, todos nós como país, temos que ir todos juntos".

 


;
;
23 de Março 2022
Foto

Diogo Pinto/FPF