GCR Nun'Álvares vence a Taça da Liga 2021/2022

Futsal Fem. - Taça da Liga

Formação de Fafe conquistou a prova pela primeira vez ao vencer o SL Benfica, por 2-1. Fernando Gomes felicita vencedores.

PROGRAMA OFICIAL DA COMPETIÇÃO FEMININA

FOTOGALERIA

O GCR Nun'Álvares venceu, este domingo, o SL Benfica , por 2-1, e conquistou a Taça da Liga de futsal feminino.

Num jogo disputado em Loulé, a formação fafense adiantou-se no marcador, por intermédio de Liana Alves (6'), num remate forte cruzado.

Em desvantagem no marcador, o SL Benfica ia procurando espaços para visar a baliza de Maria Odete, mas a fantástica organização defensiva das comandadas de Pedro Nobre impediam que a bola chegasse com muita frequência à baliza da guardiã e, quando acontecia, a internacional portuguesa mostrava-se à altura, com ações de grande nível.

As águias controlavam, mas o GCR Nun'Álvares era mais eficaz e Cátia Morgado decidiu abrir o livro e espalhar magia no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos. A internacional portuguesa, após passe de Loira, à saída de Ana Catarina, executa um chapéu perfeito à guardiã benfiquista e dobra a vantagem do GCR Nun'Álvares ainda antes do intervalo. 

Na segunda parte, como seria de esperar, o SL Benfica foi atrás do golo, sabendo que precisava de pelo menos dois para levar a partida a prolongamento. As águias iam tentando de várias formas, mas a bola teimava em não entrar, num dia em que a equipa do SL Benfica parecia estar algo desinspirada. 

O único golo das águias surgiu já a dois segundos do final, quando Angélica Alves remata para o fundo das redes, após boa rotação.

2-1, resultado final. O GCR Nun'Álvares conquista, assim, a Taça da Liga de Futsal feminino pela primeira vez na sua história, quebrando a série invencível do SL Benfica que já durava desde 2018.

Pedro Nobre, treinador do GCR Nun’Álvares, em discurso direto:

“Estamos muito felizes com esta vitória diante de um adversário forte. Sabemos que não temos uma profundidade grande na rotação, mas conhecemos bem o Benfica e até penso que nos últimos três jogos que fizemos fomos bastante superiores. Sabíamos que a melhor estratégia seria pressionar, mas também sabíamos que não iríamos aguentar o jogo todo. A estratégia passou por baixar linhas e sair pela primeira vez à frente do resultado. Fomos felizes na finalização e a equipa começou a ficar confortável.

Acho que já merecíamos um resultado assim, pelo trabalho que temos feito. Estamos felizes porque é o primeiro título nacional para Fafe e para o Nun’Álvares e isso nunca mais ninguém vai apagar.”

Cátia Morgado, jogadora do GCR Nun'Álvares, em discurso direto:

"Soubemos sofrer, basicamente. Já estávamos à espera do jogo direto do Benfica, baixámos um bocadinho as linhas, demos-lhes a iniciativa de jogo, mas depois soubemos ir em transições, quando tivemos bola soubemos ter calma, e depois na segunda parte, com vantagem de dois golos, foi sofrer. As finais não se jogam, ganham-se, e foi o que aconteceu hoje.Tivemos mais calma na finalização do que noutros jogos. Acho que hoje foi esse o nosso ponto forte. Fomos lá três ou quatro vezes e fizemos dois golos, logo na primeira parte, e acho que aí acabamos por matar o jogo. Elas depois vieram um bocadinho abaixo, demos-lhes ainda mais iniciativa de jogo, e fomos mais eficazes."

Luís Estrela, treinador do SL Benfica, em discurso direto:

“Na minha perspetiva foi um jogo equilibrado, mas com duas equipas com modelos de jogo diferente, o Nun’Álvares é uma equipa com um jogo posicional muito forte, com jogadoras experientes, habituadas a este tipo de competições. Sabíamos que o primeiro golo iria ser predominante, por isso tentamos jogar alto e tivemos dificuldades a defender a bola aérea do lado contrário, chegámos sempre tarde nas lutas pelo meio.

Penso que a nossa pressão alta deixou alguns espaços para jogar e os primeiros sete/oito minutos foram muito equilibrados. A partir do momento que elas fizeram o primeiro golo, os nossos tempos de ataque acabaram por ser muito curtos e perdemos alguma clarividência no momento da pressão do jogo. Tentamos acalmar a equipa com um desconto de tempo e, infelizmente, sofremos o segundo golo num momento crucial, perto do intervalo. Tentamos puxar pelos ritmos anímicos, mas a equipa esteve em alguns momentos bloqueada. Arriscámos e a cinco minutos do fim tivemos algumas situações e no cinco para quatro criámos algumas dificuldades ao adversário e acabámos por reduzir a cinco segundos do fim. Um golo que chegou tarde”.

Ana Catarina, jogadora do SL Benfica, em discurso direto:

"Em primeiro lugar, pedir desculpa aos adeptos do Benfica, porque pelo menos a nossa primeira parte, não foi a primeira parte que habituámos toda a gente, todos os adeptos do SL Benfica, e até mesmo todos os adeptos do futsal, e desse modo, pedir desculpa. Depois, o que faltou… o Nun’Álvares optou por uma estratégia de baixar linhas, só houve uma equipa que quis jogar, que foi o Benfica, é uma situação que é válida. Agora, não podemos entrar como entrámos na primeira parte, apáticas, sem atitude, sem soluções a nível tático, e isso acabou por nos matar, e elas abriram o marcador primeiro que nós e isso acho que também acabou por fazer a diferença. Depois, uma palavra para as minhas colegas, que elas sabem que as pessoas têm de entender também a grandeza daquilo que a gente fez. Perdemos, mas 110 jogos sem perder, eu não sabia ao certo quantos eram, mas as pessoas têm de ter noção que a festa que o Nun’Álvares está a fazer demonstra bem o feito histórico que esta equipa tem feito ao longo dos anos no futsal feminino, e não é por um trofeu que a época está minimamente perdida, porque, tal como elas diziam, nós ganhámos três jogos, elas agora ganharam um, o resultado voltou a ser pela margem mínima, portanto ainda estão dois troféus em disputa, e não está minimamente a época perdida. 

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, já felicitou os vencedores da Taça da Liga de Futsal:

"Gostaria de parabenizar o GCR Nun´Álvares pela brilhante conquista da Taça da Liga de Futsal após um despique emocionante e uma vitória, por 2-1, frente ao SL Benfica.

Numa jornada em que ambas as equipas prestigiaram superlativamente os seus clubes e todo desporto nacional, não posso deixar de sublinhar e agradecer aos dois finalistas a aposta sólida, coerente e vitoriosa que têm feito no desenvolvimento do futsal feminino em Portugal. 

Envio igualmente uma palavra especial de parabéns a todas as jogadoras, equipa técnica, liderada pelo Pedro Nobre, staff e estrutura do GCR Nun´Álvares pela sua vitória inédita na história do futsal português.

Parabéns e obrigado!"

Ficha de Jogo

Taça da Liga de Futsal Feminino
Final
Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos
Loulé

Árbitros: Juliana Lucas e Maria Araújo
Terceiro Árbitro: Jéssica Pedreiras
Cronometrista: Tânia Silva

SL BENFICA 1-2 GCR NUN'ÁLVARES (0-2 ao intervalo)

SL Benfica (cinco inicial): Ana Catarina, Inês Fernandes - Cap., Dricas, Sara Ferreira e Kalê.
Suplentes: Maria Pereira, Thaila, Catarina Lopes, Maria Inês, Inês Matos, Leninha, Angélica Alves, Beatriz Carrola e Marta Costa.
Treinador: Luís Estrela
Golos: Angélica Alves (40')
Ação disciplinar: cartão amarelo para Angélica (32')

GCR Nun'Álvares (cinco inicial): Maria Odete, Cátia Morgado, Carla Vanessa, Taninha e Pisko.
Suplentes: Rita Mourão, Loira, Lara Pereira, Maria Costa, Inês Baptista, Liana Alves - Cap., Isa, Bruna Barros e Ritinha.
Treinador: Pedro Nobre
Golos: Liana Alves (6') e Cátia Morgado (19')
Ação disciplinar: nada a registar.


;

Notícias