Cerimónia de entrega de placas decorreu na Maia com a presença de Fernando Gomes, Presidente da FPF
As 137 entidades/clubes certificadas e reconhecidas como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal receberam as respetivas placas relativas aos resultados do processo de certificação da época 20/21.
A cerimónia contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, além do presidente da AF Porto, José Neves, e decorreu no Grande Auditório do Fórum da Maia.
A AF Porto duplicou o número de clubes certificados em relação à época 19/20, tendo registado 172 clubes na plataforma de certificação, e é atualmente a associação com maior número de entidades/clubes certificadas.
O Presidente da FPF, Fernando Gomes, comelou por recordade que "há três anos, a AF Porto tinha 31 clubes certificados, no ano seguinte 68" e que, "hoje, estamos a celebrar 137 entidades formadoras. Uma palavra pois a todos os clubes pela sua dedicação e empenho neste processo Sem o alargamento da base não é possível atingir os objetivos a que nos propomos e se hoje se somos uma federação reconhecida a todos os clubes o devemos“, disse.
Fernando Gomes apelou ainda o IPDJ para "a necessidade de olhar para dois patamares de financiamento: um de reconhecimento deste trabalho de certificação e outro para fomentar o alargamento dos equipamentos desportivos".

O presidente da AF Porto, José Neves, José Neves congratulou a FPF pelo mais recente título de bicampeão europeu de futsal e pelo lançamento processo de certificação. O líder da associação disttrital também agradeceu às autarquias o apoio dados aos clubes: “Sem a sua ajuda preciosa muitos estariam mortos”, referiu.
O dirigente lembrou ainda a importância do programa federativo Crescer 2024 e a importância de "não perder esta oportunidade" de crescimento.

O progama de certificação já avaliou mais de mil entidades (1065), tendo sido 566 certificadas entre 1 e 5 estrelas (crescimento de 66 por cento em relação à época anterior). A estas acrescem 179 clubes reconhecidos como Centro Básico de Formação o que perfaz um total de 745 entidades certificadas, de fato, em 20/21.