Seleção A Futsal

Bicampeões europeus!

Futsal - Seleção A

Portugal bateu a Rússia na final do Campeonato da Europa Países Baixos 2022, por 4-2, e revalidou o título conquistado em 2018.

A Seleção Nacional de futsal venceu este domingo a sua congénere russa, por 4-2, na final do Campeonato da Europa Países Baixos 2022, disputada este domingo no Ziggo Dome, em Amesterdão.

A Equipa das Quinas é agora bicampeã europeia e campeã mundial, ao vencer assim a sua terceira competição de forma consecutiva – Euro-2018, Mundal-2021 e Euro-2022.

FOTOGALERIA

Rússia chegou aos dois golos de vantagem e Tomás Paçó reduziu
O primeiro remate da partida surgiu aos dois minutos de jogo, mas André Sousa defendeu cm tranquilidade. Paulinho, aos quatro minutos, arranjou espaço para rematar, mas a bola saiu ao lado. A resposta surgiu instantes depois, com Bruno Coelho a fazer um sprint para surgir na cara do guardião adversário, mas o remate também saiu ao lado.



Aos oito minutos os russos viram o livre cobrado por Antoshkin passar muito perto da baliza lusa. No minuto seguinte, André Sousa defendeu o remate forte de Abramov. Aos 10 minutos, Anton Sokolov rodou sobre Pany e rematou para o primeiro golo da partida.

Aos 13 minutos Andrei Afanasyev ampliou a vantagem dos russos. Portugal reagiu aos 15 minutos, com remates de Afonso, Tiago Brito e por último de André Sousa. Instantes depois, Sokolov obrigou André Sousa a uma boa defesa e Tiago Brito viu um adversário evitar que a bola chegasse à baliza adversária. Antoshkin voltou a criar perigo, mas o guarda-redes luso respondeu novamente da melhor maneira.

Aos 18 minutos, após uma excelente jogada rematou para grande defesa de Putilov. No minuto seguinte Portugal reduziu com um potente remate de Tomás Paçó.



André Coelho empata e opera reviravolta
Aos 21 minutos, Chishkala rematou forte para uma excelente defesa de André Sousa. Bruno Coelho, aos 22 minutos respondeu na cobrança de um livre com um remate forte, mas ao lado. Zicky, aos 25 minutos rematou muito perto da baliza adversária, depois de assistência de Pauleta, que rematou aos 27 minutos para defesa de Putilov. Foi no mesmo minuto que Portugal chegou ao golo, por André Coelho.

André Sousa voltou a estar em plano de evidência aos 29 minutos a evitar o terceiro golo russo, depois de um potente remate de Sokolov. Aos 32', uma excelente jogada coletiva descobriu André Coelho no segundo poste e o fixo fez o 3-2, operando a reviravolta. No minuto seguinte, Chishkala esteve perto de igualar, mas André Coelho voltou a responder à altura.

Nos últimos minutos de jogo, a Rússia apostou tudo no 5x4. Com a organiação habitual, Portugal resistiu e ainda conseguiu marcar mais um golo, por intermédio de Pany (39'), selando o triunfo e, consequentemente, o título europeu.

Fernando Gomes e Humberto Coelho no Ziggo Dome
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que já assistiu ao jogo das meias-finais, diante de Espanha, voltou a marcar presença no Ziggo Dome, para assistir ao encontro da final. Desta vez o responsável máximo do organismo federativo esteve acompanhado do vice-presidente da FPF, Humberto Coelho, que se juntou no sábado à noite à comitiva lusa, em Amesterdão.

“Eterno capitão” e capitã lusa dizem presente
Também o “eterno capitão” da Seleção Nacional de futsal, como chamou Tiago Brito a Ricardinho, esteve presente na final, conforme prometeu antes do jogo dos quartos de final com a Finlândia. Ricardinho viajou de carro de Paris até Amesterdão. Quem também esteve nos Países Baixos foi a capitã da Seleção Nacional de futsal feminino, Ana Azevedo. A jogadora lusa viajou de carro até Madrid durante a madrugada para apanhar o voo de ligação entre a capital espanhola e Amesterdão.
 



Seleção regresso a Lisboa na segunda-feira de manhã
A comitiva lusa parte do aeroporto de Amesterdão no voo das 7h00 para Lisboa, onde chegará pelas 9h00.

Espanha no terceiro posto
A formação espanhola, eliminada por Portugal nas meias-finais, alcançou o terceiro lugar da competição, ao bater a Ucrânia, que integrava o grupo de Portugal, por 4-1.



Ficha de Jogo
Final  do Campeonato da Europa Países Baixos 2022
Ziggo Dome, Amesterdão

Árbitros: Juan José Cordero Gallardo (Espanha) e Alejandro Martinez Flores (Espanha).
Terceiro árbitro: Chiara Perona (Itália).
Cronometrista: David Urdánoz Apezteguía (Espanha).
 
PORTUGAL 4-2 RÚSSIA (1-2 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa; João Matos - Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick.
Jogaram ainda: Afonso,Tiago Brito, Fábio Cecílio. Tomás Paçó, Miguel Ângelo, André Coelho, Pauleta e Zicky.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Tomás Paçó (19'), André Coelho (27' e 32') e Pany (39').
Disciplina: cartão amarelo para Pauleta (18'), André Coelho (33')) Tomás Paçó (37')

Rússia (cinco inicial): Dmitri Putilov; Artem Antoshkin, Ivan Chishkala, Daniil Davydov e Andrei Afanasyev.
Suplentes: Georgi Zamtaradze; Artem Niyazov, Ivan Milovanov, Sergei Abramov - Cap., Sergei Abramovich, Anton Sokolov, Paulinho e Nando.
Treinador: Sergei Skorovich.
Golos: Anton Sokolov (10') e Andrei Afanasyev (13').
Disciplina:  cartão amarelo para Anton Sokolov (19') e Andrei Afanasyev  (33').



Clique aqui para conferir o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com a Rússia).

Clique aqui para aceder ao Media Guide da Seleção.


;
;
6 de Fevereiro 2022
Foto

UEFA

Notícias