Portugal nas meias-finais

Futsal - Seleção A

O triunfo desta segunda-feira diante da Finlândia, por 3-2, permite à Equipa das Quinas continuar a defender o título alcançado em 2018.

A Seleção Nacional de futsal bateu a Finlândia, por 3-2, na partida dos quartos de final do Campeonato da Europa Países Baixos e 2022 e está pela quinta vez nas meias-finais de um Europeu.

FOTOGALERIA

Espanha ou Eslováquia no caminho
A Equipa das Quinas, atual campeã da Europa e do Mundo, joga as meias-finais na próxima sexta-feira, no Ziggo Dome, em Amesterdão, diante do vencedor da partida agendada para terça-feira, pelas 19h00 (20h00 locais), entre Espanha (vencedor do Grupo D) e Eslováquia (segundo classificado do Grupo C).

Portugal tentará a sua terceira presença em finais, depois do segundo lugar em 2010 e da conquista em 2018.

A comitiva lusa irá permanecer até ao dia 7 de fevereiro em Amesterdão. Os jogos do terceiro e quarto lugares, assim como a final, serão disputadas no dia 6 de fevereiro (domingo), pelas 13h30 (14h30 locais) e 16h30 (17h30 locais).

Recorda-se que a Equipa das Quinas venceu o Grupo A do Campeonato da Europa Países Baixos 2022 com o pleno de vitórias (4-2, com a Sérvia; 4-1 com os Países Baixos; 1-0 , com a Ucrânia).

Bis de Afonso vale vantagem lusa o primeiro tempo
O primeiro remate da partida surgiu aos 24 segundos, com Bruno Coelho a testar a atenção do guardião adversário, mas os finlandeses conseguiram criar perigo na resposta por Panu Autio. 

Aos quatro minutos, Pany assistiu Afonso para o golo inaugural da partida ao minuto quatro.


Aos oito minutos André Coelho rematou ao poste. Os nórdicos empataram por Miika Hosio que desviou ao segundo poste, com o peito, o remate dos nórdicos na cobrança de um livre.

Aos 15 minutos, Afonso bisou na partida. Após assistência de Bruno Coelho, o fixo/ala recolocou Portugal em vantagem com o seu quarto golo na competição.


Pany e Fábio Cecílio voltaram a criar muito perigo e os nórdicos fizeram a bola passar muito perto do poste da baliza à guarda de André Sousa, mas o resultado não sofreria mais alterações até final do primeiro tempo.

Nórdicos empatam e Portugal regressa à vantagem
No início da segunda parte, as equipas estiveram mais afastadas das balizas. O remate por cima de André Coelho, aos 26 minutos, por cima da baliza e um remate de Fábio Cecílio no minuto seguinte foram os dois primeiros lances de maior destaque do segundo tempo, até que Panu Autio rematou colocado para o empate.

Na resposta, aos 28 minutos, Pauleta rematou ao lado, mas aos 30, Miguel Ângelo, com um remate cruzado voltou a colocar Portugal na frente.

Aos 33', André Coelho esteve muito perto de ampliar a vantagem, mas o remate saiu ao lado.

Até ao final, a Finlândia tentou, por várias ocasiões, chegar ao empate, mas as tentativas esbarraram sempre na muralha defensiva que Portugal ia apresentando. Até foi a Equipa das Quinas a estar mais perto de dilatar a vantagem. Nos segundos finais, Pauleta recuperou uma bola e atirou a contar para a baliza deserta. Contudo, o apito final soou antes de a bola entrar na baliza, com o tento português a não contar para o marcador do encontro.

As reações de Bruno Coelho, Miguel Ângelo e Jorge Braz


Bruno Coelho: "Estivemos concentrados 40 minutos"
“Já sabíamos que ia ser difícil. Já tínhamos jogado com eles anteriormente, é uma equipa bastante competitiva, muito pragmática, que joga bem e simples. Já sabíamos que ia ser assim.

Felizmente, estivemos concentrados 40 minutos e conseguimos estar sempre à frente no marcador. Apesar de termos sofrido os golos, reagimos bem e com golos. Isso levantou a nossa moral”.

Miguel Ângelo: Esta é a nossa identidade"
“Fomos competentes, acima de tudo. Fomos competitivos e estivemos concentrados durante os 40 minutos. Esta é a nossa identidade. Estamos prontos para o próximo jogo.

Todos os jogos que disputamos no Europeu são difíceis. Parabéns à equipa”.

Jorge Braz: " Temos o objetivo claro de estar na final"
“Foi muito difícil. Conseguiram levar o jogo para situações mais instáveis e gerir o jogo para o que os ajuda a eles. Em vários momentos, podíamos ter criado uma vantagem de dois ou três golos e a gestão seria outra, mas muito inteligente o Mico Martic [selecionador da Finlândia] na forma como foi gerindo o jogo e quebrando o ritmo, jogando mais direto, não correndo riscos nenhuns a construir e a defender com tudo.

[A Finlândia] É uma seleção muito interessante. Merecem este destaque e estar onde estão. Vão continuar a subir no ‘ranking’ e ser das melhores seleções da Europa, não tenho dúvidas.

Agora, temos o objetivo claro de estar na final. Seja quem for [o adversário], é olhar para nós, fazermos o nosso trabalho, acreditarmos muito no que somos, no que fazemos e estar na final”.

Ricardinho com a Seleção
A Seleção Nacional de futsal recebeu esta segunda-feira um reforço que dispensa apresentações (clique aqui para saver mais).


Ficha de Jogo
Campeonato da Europa Países Baixos 2022
Quartos de final
Ziggo Dome, Amesterdão

Árbitros: Gábor Kovács (Hungria) e Cédric Pelissier (França).
Terceiro árbitro: Vedran Babic (Croácia).
Cronometrista: Victor Chaix (França).

PORTUGAL 3-2 FINLÂNDIA (2-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa; João Matos - Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick.
Jogaram ainda: Afonso, Tomás Paçó, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Zicky, André Coelho,Pauleta e Miguel Ângelo.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Afonso (4' e 15') e Miguel Ângelo (30').
Disciplina: cartão amarelo para André Coelho (11'), Afonso (23') e João Matos (35').

Finlândia (cinco inicial): Juha-Matti Savolainen; Panu Autio - Cap., Jukka Kytölä, Miika Hosio e Henri Alamikkotervo.
Suplentes:  Antti Koivumäki; Tuukka Pikkarainen, Juhana Jyrkiäinen, Jarmo Junno, Sergei Korsunov, Lassi Lintula, Jani Korpela, Olli Pöyliö, e Iiro Vanha.
Treinador: Mico Martić.
Golos: Miika Hosio (10') e Panu Autio (27').
Disciplina: cartão amarelo para Miika Hosio (7') e Tuukka Pikkarainen (11')




Clique aqui para conferir o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com a Finlândia).

Clique aqui para aceder ao Media Guide da Seleção.


;
;
31 de Janeiro 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias