Seleção Sub-17

Ucrânia leva a melhor

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas, já apurada para a Ronda de Elite, perdeu frente à Ucrânia por 3-2, na última jornada da Fase de Apuramento.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS

A Seleção Nacional sub-17 perdeu, esta terça-feira, diante da Ucrânia por 3-2, no derradeiro jogo da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa. 

A equipa portuguesa adiantou-se no marcador por intermédio de João Vasconcelos, através da conversão de uma grande penalidade, aos 13 minutos.

Contudo, ainda antes do intervalo, Oleksiy Gusiev (43') reestabeleceu a igualdade no marcador, após jogada de insistência num pontapé de canto a favor dos ucranianos. 

No segundo tempo, Dinis Rodrigues (57') voltou a colocar os comandados de José Lima na frente do marcador, respondendo da melhor forma a uma jogada sublime de João Veloso.

A vantagem portuguesa não durou muito tempo, pois Mykyta Dzen (61') iguala a contenda num golo de belo efeito, ainda fora da área.

Quando Portugal procurava o golo da vitória, o golo acabou por surgir mas para a Ucrânia. Dmytro Kremchanin (81') aproveita um ressalto ganho à entrada da área e remata para o golo da vitória, que garantia o primeiro lugar do grupo, dado o País de Gales ter empatado a uma bola com o Cazaquistão.

Portugal termina, assim, a Fase de Apuramento em segundo lugar do grupo, com seis pontos conquistados através das vitórias diante do Cazaquistão (5-0) e do País de Gales (2-0), os mesmos da Ucrânia, que leva a melhor através do confronto direto. 

José Lima em discurso direto:

“O nosso objetivo era ganhar este jogo e atingir os nove pontos, para ficarmos no pote 1 [no sorteio da ronda de elite]. Não conseguimos. Para a Ucrânia, também era um jogo importantíssimo, porque ganhando ficariam apurados. Encararam o jogo de uma forma de ‘tudo ou nada’. Eles jogaram muito no jogo direto e nós tivemos dificuldade em ganhar a primeira bola, enquanto eles ganhavam muitas vezes a primeira e a segunda bola. Isso fez a diferença no jogo todo.

O adversário tem a sua estratégia, como nós temos as nossas estratégias. Sabíamos que eles utilizavam o jogo mais longo, mas temos sempre alguma dificuldade contra este tipo de seleções. Não serve de desculpa, marcaram três golos e nós dois, temos de dar os parabéns e seguir o nosso trajeto.

Na Ronda de Elite, qualquer seleção tem as suas pretensões ao apuramento para a fase final. Queríamos ir mais fortalecidos, claramente. Não vamos negar que este resultado era importante.

Vamos encarar o sorteio, ver quem são os nossos adversários e depois fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos apurados, sabendo que vai ser difícil. Mesmo se tivéssemos ganhado e ficássemos no pote 1, provavelmente os adversários com quem iríamos calhar seriam difíceis. Está tudo em aberto. Não podemos cometer alguns dos erros que cometemos, que depois pagamos caro”.

Diogo Monteiro em discurso direto:

"A Ucrânia veio motivada ao máximo, se ganhassem, passavam. Foi um jogo complicado, mas é com estes jogos que crescemos.

Já estamos focados na Ronda de Elite. Vamos ter que dar o máximo para nos prepararmos da melhor forma e depois conseguirmos um lugar no Europeu!

A equipa cresceu muito desde o primeiro estágio. Os momentos que passámos juntos serviram para fortalecer o grupo. Temos um bom grupo e tudo vai dar certo."

FICHA DE JOGO 
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 11
Estádio Algarve

Árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria)
Árbitros assistentes: Habip Tekeli (Áustria) e Srdan Jovanovic (Montenegro)
Quarto árbitro: Mileta Scepanovic (Montenegro)

UCRÂNIA 3-2 PORTUGAL (1-1 ao intervalo)

UCRÂNIA (11 inicial): Vladyslav Kravets, Mykyta Dzen, Nazar Balaba, Yevhen Yanovich - Cap., Dmytro Kremchanin, Mykola Oharkov, Andrii Matkevych (Maksym Derkach, 76'), Yehor Syzoniuk (Stepan Lysenko, 90+2'), Maksym Vasylets, Oleksiy Gusiev e Nazar Yanchyshyn (Marian Bats, 90+1').
Suplentes: Davyd Fesyuk, Illia Shatov, Yehor Kniazev, Viktor Bilokon, Serhii Panchenko e Yevhenii Mykytiuk. 
Treinador: Oleh Kuznetsov
Golos: Oleksiy Gusiev (43'), Mykyta Dzen (61') e Dmytro Kremchanin (81')
Disciplina: cartão amarelo a Nazar Yanchyshyn (9') e a Maksym Vasylets (49')

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, Leonardo Barroso, Diogo Monteiro - Cap., Henrique Arreiol (João Rego, 73'), Guilherme Santos (Rafael Luís, 46'), João Gonçalves (João Veloso, 46'), Ivan Lima (Alfa Baldé, 83'), João Conceição, Marlon Júnior, Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro (Dinis Rodrigues, 46').
Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Gustavo Varela, Francisco Machado, Gustavo Varela e Luís Gomes;
Treinador: José Lima
Golos: João Gonçalves (13') e Dinis Rodrigues (57')
Disciplina: 

Eis a lista final dos convocados:
FC Porto: Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro e Luís Gomes;
PAOK: Gustavo Varela; 
SC Braga: João Gonçalves e José Rodrigues;
Servette FC: Diogo Monteiro;
SL Benfica: Alfa Baldé, Francisco Machado, Ivan Lima, João Conceição, João Rego, João Veloso e Rafael Luís;
Sporting CP: Afonso Moreira, Guilherme Santos, Henrique Arreiol, Leonardo Barroso, Marlon Júnior e Rodrigo Ribeiro


;

Notícias