Portugal segue para os 'play-offs'

Seleção A

Equipa das Quinas perde com a Sérvia.

A Seleção Nacional A foi relegada para os ‘play-offs’ de acesso ao Mundial de 2022, ao perder por 1-2 na receção à Sérvia, no Estádio da Luz. Com este resultado, Portugal concluiu a fase regular de apuramento com 17 pontos, atrás dos sérvios, que conquistaram este domingo 20 pontos e a liderança do Grupo A.

FICHA DE JOGO

RELATÓRIO ESTATÍSTICO

FOTOGALERIA

Portugal entrou com pressa de marcar e fê-lo logo aos dois minutos. Bernardo Silva pressionou um defesa sérvio e assitiu Renato Sanches para o primeiro golo da partida, que deixou em êxtase os mais de 60 mil adeptos que coloriram as bancadas do Estádio da Luz.

A Sérvia reagiu bem ao golo sofrido e, com mais posse de bola e grande pressão, ameçou a baliza portuguesa duas vezes, antes de marcar aos 33 minutos. Dusan Tadic rematou de pé esquerdo à entrada da área e bateu Rui Patrício.

Já nos instantes finais, os sérvios operaram a reviravolta no marcador, quando Aleksandar Mitrović marcou de cabeça. 

Quarto 'play-off' da história

Portugal vai voltar a disputar um 'play-off' de acesso a uma fase final pela quarta vez na sua história. O sorteio dos «play-offs» de qualificação europeia está agendado para 26 de novembro, com os jogos a decorrerem de 24 a 29 de março de 2022. Portugal será cabeça de série.

Sempre que disputou um play-off para os Campeonatos do Mundo - de 2010, 2012 e 2014 -, Portugal chegou às fases finais, tendo ultrapassado a Bósnia Herzegovina (duas vezes) e a Suécia. 

No primeiro 'play-off', para o Mundial de África do Sul, em 2010, Portugal venceu a Bósnia Herzegovina em casa e em Zenica. Dois anos depois, a Bósnia surgiu novamente no caminho da formação lusa, que empatou sem golos em Zenica e impôs uma goleada em casa (6-2), com golos de Cristiano Ronaldo (2), Nani, Hélder Postiga (2) e Miguel Veloso.

Na caminhada para o Mundial Brasil 2014, ultrapassou a Suécia com um triunfo caseiro por 1-0 e um hat-trick de Ronaldo em Solna (2-3).

Novo formato

O formato do 'play-off' de 2022 será diferente dos anteriores, com 12 seleções em ação: as dez segundas classificadas na fase de grupos (entre elas Portugal) mais os dois melhores vencedores dos grupos da Liga das Nações de 2020/2021 (que não tenham ficado nos dois primeiros lugares da qualificação europeia na fase de grupos que terminou este domingo).

As seleções vão ser divididas em três ‘caminhos’, e cada um terá meias-finais e final, com o vencedor a qualificar-se para a fase final do Catar: três apurados de 12 seleções.

Nas meias-finais, marcadas param 24 e 25 de março de 2022, os cabeças de séries vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também num jogo único, em 28 e 29 de março.


;
;
14 de Novembro 2021
Foto

FPF

Notícias