Vitória incontestável

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas iniciou a sua caminhada na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa, com uma goleada por 5-0, diante do Cazaquistão.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS

Era difícil iniciar a Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa de melhor forma. Portugal estreou-se na competição, esta quinta-feira, com uma vitória por 5-0, diante do Cazaquistão.

Cedo se percebeu ao que Portugal vinha e que não seria um final de tarde fácil para o número 17 cazaque. Aos 2 minutos, os comandados de José Lima já venciam, fruto de um autogolo desse mesmo atleta, Bakhtishat Abdullayev.

A partir daí, o Cazaquistão tinha a tarefa mais complicada, mas nem por isso desistiu da sua ideia de jogo, que consistia em dar a iniciativa de jogo a Portugal e procurar sair em transição. Contudo, apesar do bloco compacto adversário, a Equipa das Quinas não proporcionava momentos de saída rápida para o ataque adversário e chegava por variadas vezes a zonas de finalização. Alguma precipitação na hora decisiva impedia um avolumar do resultado que viria a acontecer aos 40 minutos, com novo autogolo, do mesmo jogador. Bakhtishat Abdullayev tinha uma tarde para esquecer e dobrava a vantagem portuguesa.

Na segunda parte, Portugal veio decidido a marcar mais e a aumentar a distância no marcador. Guilherme Santos, acabado de entrar, fuzilou a baliza cazaque aos 47 minutos.

Dois minutos mais tarde, foi a vez de Dinis Rodrigues responder de forma perfeita a um excelente cruzamento de João Conceição.

O jogo ficaria sentenciado aos 58 minutos, com João Veloso a fazer com que Portugal chegasse a uma mão cheia de golos, na conversão de uma grande penalidade.

Vitória incontestável da equipa liderada por José Lima que sufocou ofensivamente o Cazaquistão. Diogo Fernandes, guarda-redes português, foi um mero espectador durante toda a partida, o que prova bem o poderio da Equipa das Quinas em campo.

Portugal entra assim a vencer no grupo 11 e assume a liderança do grupo, juntamente com o País de Gales, que venceu a Ucrânia por 3-1. No dia 13 de novembro, a Equipa das Quinas joga precisamente diante da congénere galesa e encerra a participação frente à Ucrânia, no dia 16 de novembro.

José Lima em discurso direto:

"Iniciámos bem, até porque aos dois minutos já estávamos a ganhar, um jogo que não sabíamos bem como seria, mas que perspetivávamos que seria difícil e que a equipa adversária iria jogar com as linhas muito atrasadas. Foi isso que aconteceu, conseguimos fazer o golo, depois foi difícil porque eles baixaram sempre muito e tivemos pouco espaço para conseguir explorar. Fomos pacientes e chegando aos golos com naturalidade.

Estes jogadores têm poucos desfechos internacionais, no entanto a entrega e tudo aquilo que fizemos no nosso processo de treino estiveram lá. Estavam motivados, com confiança e isso foi demonstrado hoje. É sempre difícil, mas a primeira etapa está feita e agora vamos tentar pensar no próximo jogo.

O mais importante era ganharmos. Conseguimos fazer isso. Agora, temos que pensar no jogo com o País de Gales, que ganharam esta jornada. Vai ser um jogo difícil, frente a uma seleção que tem bons argumentos defensivos e ofensivos. Nós temos também a nossa forma de jogar e penso que será um bom jogo, esperamos ganhar e para isso vamos ter que trabalhar muito, porque se queremos atingir o nosso objetivo que é sermos apurados, temos que tentar fazer tudo o que está ao nosso alcance para ganharmos este jogo."

Ivan Lima em discurso direto:

"Viemos aqui com o objetivo de ganhar, mas ainda não acabou. Está feito o primeiro jogo, mas ainda faltam outros dois e o nosso objetivo é terminar em primeiro lugar do grupo.

Nós não tínhamos muitas certezas acerca deste jogo, pela falta de informação que tínhamos, mas sempre que jogamos procuramos impor o nosso jogo. Foi isso que fizemos.

Somos uma equipa muito confiante, somos Portugal e procuramos transmitir isso para o nosso jogo. 

[Sobre as duas assistências e a conquista da grande penalidade] Sinto-me muito bem nesta equipa e fico feliz por ajudar seja de que forma for. O jogo correu-me bem, mas estou muito feliz sobretudo pela vitória. 

Queria ainda desejar a melhor das sortes às jogadoras da Seleção Nacional sub-17 feminina que vão ter um jogo muito importante amanhã frente à Alemanha. Estamos a torcer para que ganhem!"

FICHA DE JOGO 
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 11
Estádio Algarve

Árbitro: Mileta Scepanovic (Montenegro)
Árbitros assistentes: Srdan Jovanovic (Montenegro) e Habip Tekeli (Áustria)
Quarto árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria)

PORTUGAL 5-0 CAZAQUISTÃO (2-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Fernandes, Diogo Monteiro - Cap., Francisco Machado (Leonardo Barroso, 46'), Alfa Baldé, Dinis Rodrigues (Gustavo Varela, 63'), Ivan Lima (Afonso Moreira, 63'), João Conceição, Marlon Júnior, Rafael Luís, João Veloso (João Gonçalves, 63') e Rodrigo Ribeiro (Guilherme Santos, 46');
Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Luís Gomes, João Rego e Henrique Arreiol;
Treinador: José Lima
Golos: Bakhtishat Abdullayev (a.g, 3' e a.g, 40'), Guilherme Santos (47') e Dinis Rodrigues (49'), João Veloso (59')
Disciplina: -.

CAZAQUISTÃO (11 inicial): Nikita Politik, Nikita Mikhailov, Askar Bizhan, Doskhan Duisembek (Roland Khanuyev, 53') , Alikhan Israilov, Olzhas Baibek - Cap., Abinur Nurymbet, Zhaner Zhazmagambetov (Alisher Kussainov, 65'), Gleb Valgushev (Dinmukhamed Saiyn, 46'), Zhanaidar Duisenov e Bakhtishat Abdullayev (Abzhal Balmoda, 65').
Suplentes: Kemaladin, Rikhard, Migunov, Turusbayev e Alikhan.
Treinador: Kirill Morunov
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Olzhas Baibek (83')

Eis a lista final dos convocados:
FC Porto: Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro e Luís Gomes;
PAOK: Gustavo Varela; 
SC Braga: João Gonçalves e José Rodrigues;
Servette FC: Diogo Monteiro;
SL Benfica: Alfa Baldé, Francisco Machado, Ivan Lima, João Conceição, João Rego, João Veloso e Rafael Luís;
Sporting CP: Afonso Moreira, Guilherme Santos, Henrique Arreiol, Leonardo Barroso, Marlon Júnior e Rodrigo Ribeiro

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional sub-17:

11.11.2021 | quinta-feira
11h30 Treino no Algarve

12.11.2021 | sexta-feira
10h15 Treino no Algarve

13.11.2021 | sábado
17h00 Jogo Portugal-País de Gales, Estádio Algarve

14.11.2021 | domingo
11h30 Treino no Algarve

15.11.2021 | segunda-feira
10h15 Treino no Algarve

16.11.2021 | terça-feira
15h00 Jogo Ucrânia-Portugal, Estádio Algarve


;

Notícias