Maria Leonor Freitas: "Estamos a ficar preparadas"

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas prepara já a Ronda 1 da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

A Seleção Nacional sub-19 feminina já se encontra na Cidade do Futebol a preparar a Ronda 1 da Fase de Apuramento de Campeão que se vai disputar no Algarve, entre 19 e 25 de outubro.

As comandadas de José Paisana seguem para o sul do país na 6.ª feira, estando esta semana a cumprir alguns dias de trabalho na Cidade do Futebol. 

Esta quarta-feira, o fpf.pt falou com Maria Leonor Freitas, jogadora do SC Braga, que mostrou a sua satisfação por estar nas eleitas para esta importante ronda. "É um orgulho enome estar nas convocadas para este Europeu. Fico muito feliz por estar aqui, fazia parte dos meus objetivos", disse. 

A Equipa das Quinas encontra-se no grupo 6, da Liga A, onde também estão a vizinha Espanha, a República Checa e a Eslováquia. A internacional portuguesa deixa elogios às três formações, mas mostra-se completamente focada apenas no primeiro encontro, diante da República Checa: "Não vão ser jogos fáceis, mas para já estamos focadas apenas no primeiro jogo, diante da República Checa. Temos andado a estudar o adversário, estamos a ficar preparadas, o grupo está unido e prontas para vencer o jogo inaugural", salientou.

Maria Leonor Freitas salientou ainda os pontos fortes da Equipa das Quinas: "Apesar de haver equipas mais fortes fisicamente que nós, o nosso segredo está na união muito forte que temos umas com as outras e que nos ajuda a superar qualquer obstáculo que possa aparecer. Somos velozes na frente, mas o segredo é mesmo o espírito de grupo" defendeu.

Para os trabalhos, José Paisana chamou 20 jogadoras.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis a lista de convocadas:
Clube de Albergaria: Íris Esgueirão e Leonor Alves;
CS Marítimo: Joana Silva;
FC Famalicão: Ana Cruz, Joana Prazeres e Maria Miller;
Florida State University: Maria Alagoa;
GD Estoril Praia: Filipa Bandeira;
Paris SG: Nelly Rodrigues;
SC Braga: Maria Leonor;
SF Damaiense: Ana Assucena;
SL Benfica: Beatriz Nogueira, Maria Negrão, Marta Salvador e Matilde Silva;
Sporting CP: Catarina Potra, Joana Caiado, Margarida Caniço;
USC Upstate: Cláudia Mendinhas;
Varzim SC - CSBA: Inês Oliveira

Programa de trabalhos:

14 de outubro de 2021 | quinta-feira
16h00: jogo de preparação vs Racing Power (Cidade do Futebol)

15 de outubro de 2021 | sexta-feira
10h30: treino na Cidade do Futebol 
14h00: saída para o Algarve

16 de outubro de 2021 | sábado
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

17 de outubro de 2021 | domingo
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

18 de outubro de 2021 | 2.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

19 de outubro de 2021 | 3.ª feira
16h00: jogo Portugal x República Checa (Estádio Algarve)

20 de outubro de 2021 | 4.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

21 de outubro de 2021 | 5.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

22 de outubro de 2021 | 6.ª feira
16h00: jogo Espanha x Portugal (Estádio Municipal de Albufeira)

23 de outubro de 2021 | sábado
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

24 de outubro de 2021 | domingo
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

25 de outubro de 2021 | 2.ª feira
16h00: jogo Eslováquia x Portugal (Estádio Algarve)
Após o jogo: regresso aos clubes

 

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-19 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-17. 


;

Notícias