Jorge Braz: “Estamos mais que preparados"

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional destacou a enorme vontade de iniciar e de competir no Mundial. Portugal joga na segunda-feira, diante da Tailândia, o seu primeiro jogo na prova.

A Seleção Nacional de futsal cumpriu no sábado o treino oficial na Arena Kaunas e este domingo cumpre o derradeiro apronto antes de iniciar a sua participação no Campeonato do Mundo Lituânia 2021, que arrancou hoje (12 de setembro) e termina a 3 de outubro.

FOTOGALERIA

Portugal e Tailândia defrontam-se na segunda-feira na Arena Kaunas a partir das 18h00 (20h00 locais), naquela que será a segunda partida do Grupo C do Mundial. Marrocos e Ilhas Salomão, os outros adversários de Portuga,  medirão forças duas horas antes.

O Selecionador Nacional de futsal; Jorge Braz, e Afonso defendem que a Equipa das Quinas tem de ser igual a si própria para iniciar da melhor forma a competição diante de um adversário difícil.


Afonso: “Temos de nos focar em nós”
Afonso não esconde alguma ansiedade e destaca que a equipa está pronta para iniciar a sua participação na nona edição do Mundial de futsal.

“Chegámos, já treinámos três vezes, já começámos a sentir aquilo que vai ser o Mundial. Hoje começa o Mundial e já estamos ansiosos por aquilo que aí vem. Amanhã é a nossa vez e estamos, acima de tudo, muito preparados e muito felizes por aqui estar. Estamos preparados para começar a competir.”

O fixo/ala que se estreia em fases finais, mostrou-se impressionado com a Arena de Kaunas, sublinhando a envolvência em torno deste Mundial. “Achei inacreditável… pela dimensão, pela cor do piso, pelas características do piso…”

Sobre o adversário de amanhã, Afonso diz esperar uma equipa competitiva, mas considera que a equipa lusa terá de se focar em si própria.

“Esperamos uma Tailândia muito competitiva e organizada. Nós temos é de forcar-nos em nós, fazer o nosso trabalho e dar o nosso melhor para alcançarmos os resultados que queremos.”


Jorge Braz: “Estamos mais que preparados para iniciar a competição”
O Selecionador Nacional explicou ao fpf.pt que a equipa está no ponto para iniciar o Mundial e alerta para as dificuldades próprias do início da competição e do adversário.

“A equipa está exatamente onde queríamos que estivesse. Estamos mais que preparados para iniciar a competição. Sabemos sempre que no primeiro jogo existe sempre uma adaptação ao quer vai ser este início e a este adversário, que é extremamente organizado e sabe muito bem o que faz em cada momento do jogo. Sabemos que vai ser um jogo difícil. Sabemos como é o início da competição, mas nós estamos -para além de preparados – com uma enorme vontade de iniciar e de competir. Estamos prontos e queremos é que o Mundial tenha início.”


Numa análise mais pormenorizada do adversário, sublinhou a organização, objetividade, a assertividade, a experiência e a irreverência da formação asiática.

“A Tailândia é muito organizada. É muito objetiva em tudo o que faz, em todos os momentos do jogo. Têm jogadores experientes e, também, irreverentes no um para um. São muito organizados, muito estratégicos – sabem bem o que fazem. De certeza que prepararam muito bem o Mundial. Tiveram vários jogos de preparação interessantes, dois torneios… A abordagem deles ao jogo vai ser extremamente assertiva – disso não tenho dúvidas. Mas, como sempre, nós estamos mais preocupados connosco. Estamos muito atentos a tudo o que pode surgir do lado da Tailândia, mas se formos Portugal é meio caminho andando para vencermos.”

Jorge Braz considera que esta Tailândia capacidade para surpreender, mas acredita que diante de um Portugal no seu melhor, dificilmente o conseguirá fazer neste jogo.

“É só ver o aconteceu no último Mundial [na Colômbia, em 2016]. Tiveram jogos muito bons. Se formos Portugal, dificilmente [nos surpreenderão]. Se nós conseguirmos jogar o nosso futsal, se nós tivermos aquele sentido de equipa, como temos sempre e vamos voltar a ter, as surpresas serão eliminadas.”

Consulte a página 48 do Media Guide para saber mais sobre a equipa da Tailândia.


Clique aqui para consultar o Media Guide da Seleção Nacional de Futsal.

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa atualizado.


;
;
12 de Setembro 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias