Dolores Silva pede máxima seriedade para Turquia e Israel

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa diz que o pensamento de Portugal é realizar uma qualificação "passo a passo" para o Mundial.

A Seleção Nacional Feminina A realiza este domingo, pelas 17h00, mais um treino na Cidade do Futebol, tendo em vista a preparação dos jogos com Turquia e Israel, de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

Com os olhos postos nesses desafios, Dolores Silva falou com os jornalistas sobre as expectativas de Portugal e pediu '"máxima seriedade" à equipa. A centrocampista do SC Braga, de 30 anos, diz que não há adversários acessíveis na caminhada rumo ao Mundial.

FOTOGALERIA

"Se tivesse que ordenar os jogos do nosso grupo (H) em função do grau de dificuldade, colocaria Turquia e Israel no patamar da Alemanha e das restantes equipas que vamos defrontar. Acho que cada jogo vai ser uma final. É assim que temos de pensar. Claro que há diferenças no que respeita à posição no 'ranking', mas o nosso foco tem de ser jogo a jogo e temos de trabalhar com máxima seriedade. Não há adversários acessíveis a este nível", afirmou.

Numa análise ao percurso recente da Equipa das Quinas, e ao facto de Portugal ter falhado o acesso para o Europeu de Inglaterra, Dolores Silva admitiu que o grupo comandado por Francisco Neto "sofreu muito" e "gostava de deixar outra imagem". "Custou-nos muito. Estivemos perto de fazer história novamente e não conseguimos. Agora temos de esquecer o que se passou e chegar ao Mundial. Já estamos completamente focadas nesse objetivo", esclareceu a jogadora, que vestiu a principal camisola de Portugal em 124 ocasiões.

Tatiana Pinto esperada este domingo 

As internacionais portuguesas Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Catarina Amado e Kika Nazareth integraram no sábado os trabalhos da comitiva lusa na Cidade do Futebol. Tatiana Pinto é esperada este domingo, enquanto Inês Pereira vai juntar-se ao grupo segunda-feira, no dia em que a equipa viaja rumo à Turquia. 

Jogos a 16 e a 19 de setembro

Portugal vai defrontar a Turquia, em Analya, no dia 16 de setembro, e joga em Tel Aviv com a seleção israelita três dias depois, a 19. Ambos os encontros estão agendados para as 17h00 de Lisboa.

As seleções femininas portuguesa e turca defrontaram-se duas vezes em 2011, em jogos de preparação que a armada lusa venceu por 2-0 e 2-1. O confronto entre a Seleção Nacional e a sua congénere israelita será inédito. 

Portugal busca primeira participação na fase final

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

Para o Mundial de Austrália e Nova Zelândia, que decorrerá entre 10 de julho e 20 de agosto de 2023, as vagas da UEFA aumentaram de nove para 11, tendo em conta que o Campeonato do Mundo também passará de 24 para 32 seleções participantes. As 11 vagas europeias no Mundial serão ocupadas pelos nove vencedores dos grupos de apuramento e os dois vencedores dos ‘play-offs’.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se directamente para a fase final, com os segundos classificados a disputarem um 'play-off' da UEFA em Outubro de 2022. Os três melhores segundos colocados passam diretamente para a ronda 2 do 'play-off'. Já os seis restantes segundos classificados disputam a ronda 1 do "play-off", jogado a uma só mão.

Os três vencedores da ronda 1  mais os três apurados directamente para a ronda 2 irão depois competir num "play-off" a uma só mão, cujos duelos serão determinados por sorteio.

Os dois vencedores do "play-off" com o melhor "ranking" (baseado nos resultados da fase de grupos da qualificação e na ronda 2 do "play-off") apuram-se para a fase final. O outro vencedor do "play-off" irá competir num "play-off" entre confederações.

Recorde a lista de convocadas:
Famalicão:
Rute Costa
Ferroviária: Suzane Pires
Kansas City: Jéssica Silva
Levante: Tatiana Pinto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais, Carolina Mendes e Ana Rute
Servette FC: Inês Pereira
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth e Catarina Amado
Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alicia Correia

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

12.09.2021 | domingo
17h00 Treino no relvado 1 da CdF

13.09.2021 | segunda-feira
10h30 Treino no relvado 1 da CdF
15h00 Voo Lisboa-Istambul (TK 1760) 
16h25 Voo Lisboa - Istambul, Turquia
23h15 Chegada a Istambul

14.09.2021 | terça-feira
08h50 Voo Istambul - Alanya (TK 2592)
10h05 Chegada a Alanya, Turquia
19h00 Treino no campo de treinos do hotel

15.09.2021 | quarta-feira
19h00 Treino Oficial no Estádio Oba, em Alanya

16.09.2021 | quinta-feira
19h00 Jogo Turquia - Portugal, no Estádio Oba (Alanya)
Após o jogo Partida para Antalya 

17.09.2021 | sexta-feira
08h50 Voo Antalya - Tel Aviv, Israel
10h20 Chegada a Tel Aviv
[hora a definir] Treino

18.09.2021 | sábado
Treino oficial no Estádio Municipal Haberfeld, em Rishon Le-zion

19.09.2021 | domingo
19h00 Jogo Israel-Portugal, no Estádio Haberfeld (em Rishon Le-Zion) 

20.09.2021 | segunda-feira
18h25 Voo Tel Aviv-Lisboa 

**As horas mencionadas são sempre as locais. Em Portugal são menos duas horas que em Turquia e Israel. Mais informamos que o programa está sujeito a alterações, a comunicar em fpf.pt.


;

Notícias