Portugal garante apuramento para o Mundial 2021!

Futebol Praia - Seleção A

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu o Azerbaijão por (6-1) e estará em Moscovo (Rússia) para defender o título de Campeão do Mundo.

Da Nazaré para Moscovo! A Seleção Nacional de Futebol de Praia garantiu, esta sexta-feira, a qualificação para o Campeonato do Mundo 2021, que se disputará em Moscovo (Rússia), entre 19 e 29 de agosto.

FOTOGALERIA

Portugal derrotou o Azerbaijão, por 6-1, apurou-se para as meias-finais da fase de qualificação e, consequentemente, confirmou a passagem à fase final do Mundial, onde defenderá o título conquistado em 2019, no Paraguai.

A Equipa das Quinas confirma, assim, a 18.ª presença num Campeonato do Mundo (o 10.º sob a organização da FIFA). Portugal já se sagrou campeão por três vezes (2001, 2015 e 2019).

Quanto à partida, a equipa orientada por Mário Narciso começou por colocar-se em vantagem aos 6', num grande golo de Rúben Brilhante, já depois da saída de Rui Coimbra por lesão. No 2.º tempo, Portugal mostrou toda a sua supremacia e foi aumentando o marcador: Bê Martins (14' e 16'), Belchior (14') e auto-golo de Elshad Manafov (17'). O Azerbaijão ainda reduziu no derradeiro minuto do 2.º Período, por intermédio de Sabir Allahguliyev (23'), mas Léo Martins - já depois de ter enviado bolas ao poste - fez o 6-1 final aos 29'.

Bielorrússia (vitória frente à Alemanha por 5-1), Ucrânia (triunfo diante da Suíça por 6-5) e Espanha (venceu Itália por 5-4, com recurso ao prolongamento) também carimbaram o passaporte para o Mundial.

Jogos dos quartos de final
Bielorrússia
5-1 Alemanha
Suíça 5-6 Ucrânia
Itália 4-5 Espanha
Portugal 6-1 Azerbaijão
 
Nas meias-finais desta fase de qualificação, Portugal enfrenta a Ucrânia, neste sábado, pelas 19h30. Espanha e Bielorrússia jogam pelas 18h15 pela outra vaga na final deste torneio de qualificação.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Temos uma equipa que é um misto de juventude e veterania e o que é certo é que isso está a casar muito bem, estamos a conseguir resultados. O Azerbaijão não tem os mesmos argumentos técnicos, mas têm a virtude de lutar muito e de ter uma condição física extraordinária. Só conseguimos chegar a esta vitória por estes números porque lutámos da mesma forma".

Bruno Torres em discurso direto:
- "Era um objetivo que estava definido desde o início. Sabíamos que a pressão iria ser enorme, porque como detentores do título era quase como uma obrigação estarmos presentes na Rússia para defendê-lo. O trabalho teve de ser imenso, o foco foi tremendo e graças a Deus correu tudo bem"

- "Na Europa há grandes seleções, é certamente o continente onde é mais difícil apuramento para o Campeonato do Mundo. E a dificuldade vai aumentando a cada ano. Temos de continuar a trabalhar e dar o nosso melhor. Este ano não tivemos a oportunidade de ter o nosso Jordan connosco, esta vitória é para ele. Se Deus quiser, em agosto vai estar com a equipa a defender o título".

Rúben Brilhante em discurso direto:
- “O jogo foi difícil, estávamos à espera de uma equipa muito agressiva e aguerrida e foi isso que encontrámos aqui hoje. Mas felizmente pude ajudar a equipa com o meu golo [o primeiro do jogo] e conseguimos o nosso principal objetivo, que era garantir um lugar no Mundial. A nossa equipa tem feito um percurso excelente e este foi um início de época muito importante. 

Estes jogos são sempre muito difíceis, e com os ressaltos na areia ainda mais se tornam frente a equipas como estas, que procuram muito contacto. Mas estivemos bem, livrámo-nos desses momentos, conseguimos trocar a bola, dar e andar, e isso foi a chave para este jogo: dar movimento.

Damos sempre tudo por todo e sentimos muito a lesão do Rui [Coimbra]. Quisemos dar-lhe uma alegria e transmitir-lhe que ele está nos nossos corações e desejamos que não seja nada de grave."

Ficha de Jogo
Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo
Meias-finais

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

1.º Árbitro: Lukasz Ostrowski (Polónia)
2.º Árbitro: Francisco Bumedien (Espanha)
3.º Árbitro: Torsten Guenther (Alemanha)
Cronometrista: Saverio Bottalico (Itália)

PORTUGAL 6-1 AZERBAIJÃO
(1-0 no 1.º Período)
(5-1 no 2.º Período)
(6-1 no 3.º Período)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Bê Martins, Belchior (Cap.) e Léo Martins
Jogaram ainda: Tiago Petrony, Bruno Torres, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, André Lourenço, Von e Miguel Pintado
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º Período: Rúben Brilhante (6'); 2.º Período: Bê Martins (14' e 16'), Belchior (14') e auto-golo de Elshad Manafov (17'); 3.º Período: Léo Martins (29')
Disciplina: cartão amarelo a Von (18') e a Bê Martins (23')

Azerbaijão (cinco inicial): Elchin Gasimov, Sabir Allahguliyev, Jomard Bakhshaliyev, Orxan e Elshad Manafov
Jogaram ainda: Vagif Shirinbayov, Amid Nazarov, Renat Sultanov, Abdul Aliyev, Asif Zeynalov (Cap.), Ilkin Hajiyev e Ramil Aliyev
Treinador: Zeynal Zeynalov
Golos: 2.º Período: Sabir Allahguliyev (23')
Disciplina: cartão amarelo a Sabir Allahguliyev (16')


;

Notícias