Pormenores fizeram a diferença

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas regressou esta terça-feira à competição, num jogo de preparação diante da Espanha.

Veja aqui as melhores imagens do encontro.

A Seleção Nacional de futsal sub-19 perdeu, esta terça-feira, diante da Espanha, por 3-1 no primeiro de dois jogos de preparação programados para o estágio que a Equipa das Quinas se encontra a realizar em Vila do Conde.

O segundo encontro realiza-se esta quarta-feira, pelas 18h00.

Primeira parte equilibrada

Após tanto tempo sem competição, ambas as formações apareceram ambiciosas na partida, mas procuravam, sobretudo, não colocar em perigo a sua baliza. Portugal ainda dispôs de grandes oportunidades de golo, à semelhança da Espanha que também ia tendo as suas situações de finalização. Contudo, os dois conjuntos iam mostrando um certo desacerto na hora do remate, muito por mérito dos guardiões que iam fazendo algumas defesas de bela execução. Tudo isto, fez com que ambas as formações chegassem ao intervalo na mesma situação que estavam quando o jogo começou: empatadas a zero.

Ritmo competitivo a sobressair na segunda metade

No segundo tempo, a formação de 'nuestros hermanos' entrou decidida e chegou ao golo por Alejandro Narajo (21'), logo no primeiro minuto. 

A vantagem durou pouco, pois três minutos volvidos, Edmilson Sá (24') reestabeleceria a igualdade, convertendo finalmente em golos uma das várias oportunidades que a formação de José Luís Mendes dispôs. 

Contudo, com o passar do tempo, as diferenças de ritmo competitivo dos últimos meses ficaram mais visíveis e a Espanha acabou por chegar à vitória, primeiro por Alejandro Moñino (32') e depois numa infelicidade de Rafael Freire (40'), quando Portugal já fazia o último esforço para chegar ao empate.

José Luís Mendes em discurso direto:

"O mais importante é o regresso, depois de tanto tempo de ausência. Em relação ao jogo, creio que foi equilibrado, repartido, como já esperava. Portugal acaba por ter mais situações de golo do que a Espanha, mas não conseguimos marcar e a Espanha acaba por construir uma vitória que, na minha opinião, poderia ter sido um resultado bem diferente, se tivéssemos sido mais eficazes, durante os 40 minutos da partida. 

Temos que ir ver o jogo, analisar e amanhã preparar o segundo encontro. Vamos ter reunião com os jogadores de manhã, elas servem mesmo para isso. Tendencialmente, os segundos jogos correm sempre melhores que os primeiros e espero que isso aconteça amanhã. Esperemos que Portugal melhore e ganhe.

Nota-se algumas dificuldades nalgumas situações. O nosso processo não está tão consolidado, como estava há um ano e alguns meses, o que é perfeitamente normal, dado não estarmos há muito tempo juntos. Agora a ideia é continuar a trabalhar, com o objetivo de nos prepararmos e chegarmos a um bom momento de forma desportiva em março, quando tivermos o apuramento para o Campeonato da Europa. O grande objetivo é esse. Claro que Portugal quer sempre ganhar, mas o mais importante acaba por ser o processo. Temos muita confiança naquilo que temos vindo a fazer e esta Seleção tem miúdos com muita qualidade, como toda a gente pôde assistir hoje aqui no jogo. Confiança no processo, preparar março com o objetivo claro de estarmos no Campeonato da Europa a ser realizado em Espanha em setembro de 2022. 

Edmilson Sá em discurso direto:

"É bom voltar à competição. Foi um bom jogo. Não atingimos um dos nossos objetivos que era vencer, mas estou satisfeito por aquilo que produzimos e pelo golo que marquei.  

Estou de acordo com o mister. Fizemos um bom jogo, a equipa esteve bem e falhámos em aproveitar as oportunidades de golo que tivemos. Saímos de cabeça erguida, até porque amanhã temos mais um jogo para ganhar. Temos que finalizar melhor e ser mais objetivos."

Saiba aqui as principais informações do encontro:

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão de Desportos de Vila do Conde


Árbitros: Eduardo Coelho e Wilson Soares
Terceiro árbitro: Pedro Pereira
Cronometrista: Alexandre Costa

PORTUGAL 1-3 ESPANHA (0-0 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Tiago Velho, Raúl Moreira,  Lúcio Rocha, Carlos Monteiro e Furtado - Cap. 
Suplentes: Pedro Ferreira, Diogo Augusto, Xandoca, André Cruz, Rafael Freire, Rúben Teixeira, Tiago Macedo, Rodrigo Simão e Edmilson Sá.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Edmilson Sá (24')
Disciplina: -.

Espanha (cinco inicial): Mario Gómez, David Montero, Alejandro Naranjo, Adrián Rivera - Cap. e Eloy de Pablos.
Suplentes: Iosu Mendive, Eugenio Miramón, Jorge Espín, Pablo Ordónez, David Novoa, Alejandro Moñino, Bruno Galindo García, Joan M. Piris e Adrián Tapias.
Treinador: Albert Canillas Alavés
Golos: Alejandro Narajo (21'),  Alejandro Moñino (32') e Rafael Freire (a.g, 40')
Disciplina: -.

Eis a lista de convocados:
AD Modicus Sandim: Tiago Velho;
ADCR Caxinas Poça Barca: Carlos Monteiro, Furtado, Lúcio Rocha, Pedro Ferreira, Raúl Moreira, Rodrigo Simão e Rúben Teixeira;
CF Os Belenenses: André Cruz;
SC Braga: Xandoca;
SCU Torreense: Edmilson Sá;
SL Benfica: Diogo Augusto e Rafael Freire;
Sporting CP: Tiago Macedo.

Programa da Seleção:

5 de maio | quarta-feira
18h00: jogo Portugal - Espanha no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde


;

Notícias