Uma enriquecedora partilha de conhecimento

Portugal Football School

"Da formação à alta competição" foi tema da Mastersclass de Rui Vitória, promovida pela Portugal Football School e pela ANTF.

Duas horas de uma enriquecedora partilha de conhecimento. Rui Vitória esteve, esta segunda-feira, num webinar promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Portugal Football School, e pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

A masterclass foi subordinada ao tema "O treino e o jogo em diferentes realidades: da formação à alta competição".

José Couceiro, Vice-Presidente da FPF e Diretor Técnico Nacional, e José Pereira, Presidente da ANTF, abriram a sessão e deram as boas-vindas ao treinador português, salientando a importância destas sessões para a partilha de conhecimento. André Seabra, Diretor da Portugal Football School, explicou a iniciativa e deu conta que esta iniciativa foi o pontapé de saída da rubrica "O treinador e o seu conhecimento".

A sessão, gratuita e dirigida a treinadores de futebol com título profissional válido, passou por vários módulos, todos acerca do universo do treinador. Sobre as principais competências que um técnico deve ter, Rui Vitória destacou a importância da "paixão", "estabilidade emocional" e da constante "auto-regulação". No que diz respeito ao tema da Liderança e Comunicação, o treinador português defende uma "liderança situacional" e ainda abordou a questão da comunicação: "É importante ler o contexto. Os grupos são formados por personalidades. Mais importante que o conteúdo, é a forma como os jogadores recebem a mensagem". 

Sobre o modelo de jogo, Rui Vitória considera que os treinadores têm de ter a inteligência e capacidade para questionar o modelo, tendo em conta o contexto e a realidade dos clubes. O técnico de 51 anos identifica três eixos fundamentais para o trabalho do treinador no que concerne aos exercícios de treino: "Selecionar, aplicar e corrigir". Questionado a identificar um dos principais aspectos de estar a ter uma carreira de sucesso, Rui Vitória foi claro: "Ser a mesma pessoa desde que comecei até hoje".

Durante a parte final da sessão, os participantes tiveram oportunidade de fazer algumas perguntas ao convidado.


;