Jorge Braz: “Ambição e responsabilidade”

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional destacou a grande vontade da Equipa das Quinas voltar a competir. Cardinal aponta à conquista dos primeiros três pontos.

A Seleção Nacional de futsal joga já esta sexta-feira o seu primeiro jogo de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos Polónia 2022.

A Equipa das Quinas defronta a Polónia no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra, numa partida que pode ser acompanhada em direto no Canal 11, a partir das 20h15.

O treino desta manhã,agendado para o Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, foi cancelado. O conjunto luso cumpriu o último treino antes do jogo esta tarde, pelas 17h30, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra.



A Seleção concentrou-se no último domingo e depois de cinco treinos, o Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, sente a equipa “extremamente ambiciosa e com muita vontade de competir”.

“Existe esta vontade muito grande de voltar a competir, de voltar a jogar pela Seleção numa competição oficial e de iniciar esta qualificação. Até temos de nos acalmar um bocado. Sabemos muito bem a responsabilidade que temos e o que temos de fazer. Estamos com muita vontade de iniciar e de competir.”


Do outro lado, Jorge Braz espera uma Polónia a tentar fazer o seu jogo: “vão tentar pressionar de vez em quando, ser extremamente pacientes e tentar manterem-se sempre no jogo em termos de resultado para no fim arriscarem qualquer coisa. Vão tentar colocar-se numa posição favorável para no ir complicando a tarefa.”

O técnico que a terça-feira foi eleito pelo “Futsal Planet” como o ‘Melhor Selecionador do Mundo’ pela terceira vez consecutiva defende que a equipa tem trabalhado muito bem e está preparada para as dificuldades.

Começar esta qualificação com uma vitória é o objetivo desta Seleção e Jorge Braz quer o grupo “muito focado” no que terá de fazer amanhã.


Cardinal: “Queremos muito competir e estamos preparados”
O pivô da Equipa das Quinas também não escondeu a grande vontade de voltar a jogar pela Seleção.

“Faz um ano que jogámos na Póvoa de Varzim contra a Itália [jogo a 2 de fevereiro de 2020] , uma fase de qualificação também importante para nós que nos permite ir marcar presença no Mundial. Agora temos o objetivo de marcar presença em mais um Europeu, em que queremos defender o título. Vamos começar em casa e estamos ansiosos que o jogo comece. Queremos muito competir e estamos preparados. O nosso pensamento está sempre na vitória e com humildade e com raça vamos lutar pelos três pontos que vão ser bastante importantes.”

Cardinal espera encontrar uma Polónia muito forte fisicamente, mas garante que a nossa Seleção está preparada, destacando que a mobilidade lusa poderá contrariar esse ponto forte do adversário.

“Conhecemos muito bem a Polónia, pois já jogámos várias vezes com eles. Trata-se de uma Seleção que tem vindo evoluir ano após ano. Sabemos que é uma equipa muito forte fisicamente, mas nós somos uma equipa com bastante mobilidade. Conhecemos os pontos fortes da Polónia e conhecemos também os pontos mais fracos. Estamos preparados para o jogo.”

O internacional luso quer ver traduzido em campo o ambiente fantástico que existe na Seleção.

“Nem parece que estamos sem estar juntos há muito tempo. Tivemos dois estágios, apenas com treinos e agora queremos muito competir. Estamos bem preparados. Conhecemo-nos todos e este ambiente é fantástico. Com certeza que vamos conseguir transmitir este ambiente que temos nos treinos e no estágio para dentro das quatro linhas. Vamos estar todos juntos para conquistarmos os três pontos, que é o nosso objetivo.”

Equipa de arbitragem transalpina
Angelo Galante e Nicola Manzione serão os árbitros do encontro. Os dois italianos formam a equipa de arbitragem com os portugueses Rúben Santos como terceiro árbitro e Cristiano Santos como cronometrista.

Convocatória da Polónia
O técnico da seleção polaca, Błażej Korczyński, convocou os seguintes jogadores para a partida de Mafra: Michał Kałuża, Łukasz Błaszczyk, Krzysztof Elsner, Sebastian Grubalski, Paweł Kaniewski, Michał Klaus, Tomasz Kriezel, Sebastian Leszczak, Mateusz Madziąg, Michał Marek, Bartłomiej Piórkowski, Arkadiusz Szczypczyński, Mikołaj Zastawnik e Sebastian Wojciechowski.

Jogos entre República Checa - Noruega cancelados
Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas entre os dois países, agendados para os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro, em Brno, não serão realizadas. Uma das decisões poderá passar pela atribuição de derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.

Convocados de Portugal:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Pedro Cary (Leões Porto Salvo), Ricardinho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso inicia e termina a qualificação em casa, jogando as suas três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.


;
;
28 de Janeiro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias