Neste dia...

Informação

FPF assinala as datas mais marcantes das Seleções Nacionais.

A Seleção Nacional A jogou e saiu vitoriosa por sete vezes.

A primeira vez, neste dia, foi em 1972. A Equipa das Quinas defrontava a sua congénere cipriota, num jogo de qualificação para o Mundial de 1974. Este era o primeiro jogo do grupo de qualificação e a formação de José Augusto venceu por 4-0. Os golos foram marcados por Humberto Coelho, Nené, Artur Jorge e, na sua estreia, Jordão.

Portugal volta a vencer neste dia em 1989, um jogo de preparação com a convidada Angola, para festejar o 75º anos de aniversário da FPF. Para marcar esta celebração, Juca orientou a sua formação à vitória por 6-0. Os marcadores foram Frederico (dois), Oliveira, André Nunes e Semedo. Ainda se estreou com a Camisola das Quinas, António Fonseca e Domingos.

Avançando até ao início deste século, ano 2000 e a Seleção A realizou um jogo de preparação contra a Dinamarca, ambas qualificadas para o Euro 2000 que se realizava em Holanda e Bélgica. O grupo de trabalho de Humberto Coelho, venceu por 2-1. Os tentos portugueses, que bateram no fundo das redes de Schmeichel, foram de Rui Costa e Luis Figo.

Em 2003, a Equipa das Quinas defrontava a congénere brasileira. Antes deste jogo, foi apresentado a mascote Kinas do Euro 2004. A vitória da formação portuguesa, orientada por Luiz Felipe Scolari, ficou selada com os golos de Pauleta e, do estreante, Deco. Quem também fez a sua estreia de Quinas ao peito foi Maniche.

Remontamos para 2015, a equipa portuguesa tem encontro marcado com a congénere nórdica, Finlândia.  O jogo ficou marcado pela vitória da equipa de Paulo Bento, com dois únicos golos da partida a terem assinatura de Rúben Micael no seu jogo de estreia. O primeiro tento foi assistido pela trivela de Quaresma, o segundo vindo de um cruzamento de Nani.

No jogo de qualificação para o Europeu 2016, que viria a conquistar, a Equipa das Quinas defronta a Sérvia. A formação de Fernando Santos começa o jogo com o pé direito com um golo de cabeça de Ricardo Carvalho, aos dez minutos. Já na segunda parte e depois da ofensiva da Sérvia empatar a partida, o marcador não esperou nem 200 segundos até ganhar nova forma, com o tento de Coentrão assistido por Moutinho.

No ano em que a Equipa das Quinas se sagra Campeã de Europa, 2016. E antes de concretizar o feito. O grupo de trabalho de Fernando Santos realiza um jogo de preparação diante da Bélgica, na altura a seleção n.º 1 do ranking FIFA. A vitória não foge dos pés lusitanas depois de Nani e Ronaldo marcarem, terminando com o placar a mostrar 2-1.

Para além das sete vitórias a Seleção A empatou em 1987 com a Malta, em território Madeirense, por 2-2, ambos os tentos de Jorge Plácido. Jogou dez anos depois com a Irlanda do Norte, voltando a empatar, mas com o nulo no marcador final.

No total a Equipa das Quinas marcou 22 golos no dia 29 de março.


;

Notícias