Seleção Sub-20

Sub-20: Portugal garante o pódio

Seleção Sub-20

A Equipa das Quinas bateu a República Checa no desempate por grandes penalidades e conquistou o terceiro lugar no Torneio Internacional de Toulon. Edgar Borges satisfeito com prestação da equipa neste final ciclo.

A Seleção Nacional sub-20 bateu, este domingo, a sua congénere da República Checa, nas grandes penalidades, conquistando assim o terceiro lugar do pódio da 44.ª edição do Torneio Internacional de Toulon. 

Após um jogo equilibrado, que terminou com um empate a uma bola (1-1), a Equipa das Quinas mostrou-se mais eficaz do que os checos no desempate por grandes penalidades, garantindo uma vantagem final de 4-2.

Nos 90 minutos regulamentares, a formação checa colocou-se primeiro em vantagem, aos 33 minutos, enquanto a armada lusa respondeu três minutos depois, numa iniciativa de cabeça de João Pedro, após assistência de Paulo Henrique. 

Romário Baldé esteve perto de marcar no segundo tempo, mas não conseguiu evitar o empate da Seleção Nacional.

Na fase de desempate, o guarda-redes Joel Pereira teve um papel de destaque, ao apontar com êxito a quinta grande penalidade a favor de Portugal. Rúben Macedo, Rúben Dias e João Pedro também foram bem sucedidos na marcação das grandes penalidades. Já a República Checa transformou com êxito apenas dois penáltis.


Joel Pereira (à direita na foto) foi eleito o melhor guarda-redes da competição.

Edgar Borges em discurso direto
“Podemos avaliar a nossa prestação neste Torneio Internacional de Toulon de várias formas. Sob o ponto de vista de rendimento, de resultado, individual e coletivo. Posso dizer que a nossa prestação foi boa e que só não foi excelente porque não ganhámos. A equipa evoluiu muito ao longo da competição e isso deixa-nos muito satisfeitos. Em cinco jogos perdemos um diante da Inglaterra, um adversário que apresentou uma equipa de sub-21 que está a disputar a qualificação para o Euro-2017, pelo que se apresentou com jogadores com outra experiência. Ao longo da competição fomos defrontando equipas com jogadores mais experientes e apenas o Paraguai é que apresentou uma equipa mais jovem, com jogadores sub-20, sub-21 e sub-23. Essa maior experiência competitiva dos nossos adversários só valoriza a nossa participação nesta competição. A equipa corrigiu vários aspetos em que esteve menos bem. A nossa filosofia passa por melhorar aspetos em que estamos bem e corrigir onde erramos. Estamos satisfeitos com o encerramento deste ciclo da formação, que começou nos sub-15 e ficou concluído nos sub-20. Não conseguimos ir à final, mas isso deveu-se ao mérito do adversário e não a demérito nosso. Estou satisfeito e sinto-me honrado por ter liderado este grupo.

Em relação ao jogo de hoje, assistimos a uma partida bem disputada. A República Checa, com jogadores sub-21 e sub-23, apresentou um conjunto muito forte fisicamente e com transições perigosas, mas tivemos a inteligência e o bom senso de contrariar essa arma do adversário. A última meia hora de jogo não foi tão bem disputada, mas isso deveu-se ao cansaço das equipas, pois foi o quinto jogo que estas equipas disputaram num curto espaço de tempo. Os índices de fadiga foram aparecendo, mas essa é uma condição que faz parte deste Torneio. Sofremos primeiro, reagimos, fomos superiores em alguns momentos e poderíamos ter feito o segundo golo. O adversário também teve oportunidades para se colocar em vantagem, pelo que o resultado acaba por ser justo. Nas grandes penalidades fomos mais fortes e merecemos esta vitória. Saímos desta competição muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido, pois dignificámos esta Federação e o País.”

Inglaterra vence a competição
A formação inglesa venceu a 44.ª edição do Torneio Internacional de Toulon ao bater a formação anfitriã, a França, por 2-1.

Ficha de Jogo
44.º Torneio Internacional de Toulon
Jogo de atribuição do 3.º e 4.º classificados
Parque dos Desportos, em Avignon

Árbitro: Nikola Popov (Bulgária).
Árbitros auxiliares: Veselin Dobriyanov (Bulgária) e Georgi Todorov (Bulgária).
4.º árbitro: Luis Ulises (Paraguai).

Portugal 1 - 1 Rep. Checa (4-2 no desempate por grandes penalidades)

Portugal: Joel Pereira, Wilson, Dias, R. Silva, Henrique, Rodrigues (Costa, 64'), Ribeiro - Cap. (André Horta, 58), Gamboa, Romário Baldé (Macedo, 57'), Gomes (Silva, 69'), João Pedro. 
Treinador: Edgar Borges
Golos: João Pedro (36')
Disciplina: cartão amarelo para João Gamboa (59'), Alexandre Silva (80') e Rúben Dias (80').

República Checa: Vorel (Vejmola, 41'), Byrtus, Hulka, Kasa, Stronati - Cap., Falta, Fulnek, Sykora (Machuca, 80'), Kodes, Buchvaldek (Granecny, 73'), Pulkrab (Chory, 60').
Treinador: Pavel Hoftych
Golos: Pulkrab (33')
Disciplina: cartão amarelo para Kodes (59') e Byrtus (61').


;

Notícias