Portugal goleia na estreia

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas venceu a Letónia, por 6-0, no seu primeiro jogo no Campeonato da Europa Letónia 2019.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-19 de futsal estreou-se este domingo da melhor maneira ao vencer, por 6-0, diante da sua congénere da Letónia, na primeira jornada do Grupo A do primeiro Campeonato da Europa da categoria, que será disputado até ao dia 14 de setembro, na Letónia.

Sinal mais de Portugal e dois golos no primeiro tempo
A equipa lusa entrou em campo a querer mandar na partida, mas a formação anfitriã da competição também ia mostrando argumentos para se opor ao conjunto luso, apontado como grande favorito teórico ao triunfo nesta partida. O golo luso acabou por surgir aos 12 minutos – Tomás Paçó rematou forte para a defesa do guardião letão, Neves tentou a recarga, mas foi Andreijs Iljins, na tentativa de cortar, que colocou a bola na própria baliza.

Aos 16 minutos, após bom pormenor individual de Neves, que tirou o guardião contrário do lance, Portugal chegou ao 2-0.

Lusos ampliam vantagem
Portugal voltou a entrar em campo com vontade de mandar no jogo e Sévio Marcelo, aos três minutos, esteve muito perto de marcar, após assistência de Neves, mas a bola passou por cima. O golo acabou por surgir ao quarto minuto, com Célio Coque a aproveitar a assistência de Neves para rematar sem hipóteses para a equipa letã. Rui Moreira, aos 25 minutos só teve de encostar para o golo após o pontapé de canto de Chico que apanhou de surpresa os adversários.

Neves, à passagem da meia hora de jogo, voltou a marcar um golo de belo efeito ao fazer a bola passar por cima do guarda-redes.

Dani esteve em papel de destaque aos 37 minutos, quando conseguiu ultrapassar por um adversário e desfeitear o guarda-redes, fazendo o 6-0.

A partir do momento em que se viu a perder por quatro golos - desde os 25 minutos -, a Letónia apostou na utilização do guarda-redes avançado em alguns momentos, mas sem conseguir resultados práticos da vantagem, vendo mesmo Portugal estar muito perto de aproveitar a ausência de guarda-redes em duas ocasiões.

Veja aqui as reações do Treinador Nacional, José Luís Mendes, e dos jogadores Dani e Hugo Neves.

Polónia mais forte
Na outra partida do Grupo A, a Polónia bateu a Rússia, por 3-2. A Equipa das Quinas joga na segunda-feira, pelas 18h00 (20h00 locais) a segunda ronda.

Ucrânia lidera Grupo B
Nas primeiras partidas do dia, a Ucrânia bateu a Holanda, por 7-0, e a Espanha venceu a Croácia, por 3-0. Ucranianos e espanhóis defrontam-se na 2.ª jornada, na segunda-feira.

Ficha de jogo
Campeonato da Europa de sub-19 de futsal Letónia 2019
1.ª Jornada do Grupo A
Arena Riga

Árbitros: Juan José Cordero Gallardo (Espanha) e Chiara Perona (Itália).
Terceiro árbitro: Yaroslav Vovchok (Ucrânia).
Cronometrista: Grigori Ošomkov (Estónia)

LETÓNIA 0-6 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

Letónia (cinco inicial): Renārs Šķesters-Kambals – Cap., Grigorijs Cvetkovs, Pēteris Ivenkovs, Artjoms Kozlovskis e Edgars Tarakanovs.
Suplentes: Arturs Meikulāns, Ņikita Jelagovs, Ruslans Medvedins, Aivars Daņilovs, Sinakovs, Danils Maligins, Žanuels Skopenko e Andrejs Iļjins.
Treinador: Artūrs Šketovs.
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Tarakanovs (17') e  Pēteris Ivenkovs (38').

Portugal (cinco inicial): Bernardo Paçó, Célio Coque - Cap., Hugo Neves, Tomás Paçó e Sérvio Marcelo.
Jogaram ainda: Martim Figueira, Nuno Chuva, Rui Moreira, Daniel Costa ‘Dani’, Tomás Reis, Gustavo Rodrigues, , Ricardo Pinto, Ricardo Lopes e Francisco Oliveira ‘Chico’.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Andreijs Iljins (ag 12'), Neves (16' e 30'), Célio Coque (24'), Rui Moreira (25') e Dani (36').
Disciplina: -.

 


;

Notícias