Jorge Braz: “Jogo para vencer”

Futsal - Seleção A

O Selecionador quer equipa focada em fazer bem as coisas simples do jogo. Bruno Coelho pede mais concentração. ÁUDIO.

A Seleção Nacional de Futsal volta a entrar em campo nesta terça-feira para mais um encontro de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos-2022.

Depois do empate (3-3) na partida de sábado diante da República Checa, as duas seleções voltam a encontrar-se novamente na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia, com o conjunto luso a procurar mais uma vitória. 

Antes do derradeiro apronto que teve início às 13h00 (14h00 locais) na Atltas Arena, o Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, explicou ao fpf.pt que os trabalhos nestes dois dias após o jogo incidiram essencialmente na recuperação e avaliação.

“[O nosso trabalho] foi essencialmente recuperar do jogo e avaliar. Depois foi focar em coisas muito simples do jogo - fazer coisas simples e bem feitas, como tantas vezes digo e afinar esse lado estratégico do jogo. Apesar de termos estado bem em algumas situações no primeiro jogo, podemos melhorar e criar novas oportunidades. Passa essencialmente por nos focarmos em coisas muito simples do jogo para que a qualidade da nossa Seleção - individual e coletiva - apareça com a naturalidade que é costume.”


O técnico referiu que não foi devido a aspetos físicos que a equipa não esteve ao nível que tem habituado e esclareceu o porquê de a equipa não ter estado tão bem em alguns momentos.

“A utilização de todos os jogadores, a distribuição equilibrada dos minutos de jogo entre todos, o tentar conjugar qualidades e características diferenciadas de todos eles para explorarmos mais desta ou daquela forma. Do lado estratégico de preparação do jogo, não foi por aí [pela questão física]. Foram coisas muito simples - os duelos, o jogo aéreo, o descaraterizar do jogo que a República Checa fez tantas vezes e não nos adaptarmos a isso. Temos de saber conviver com o que o jogo está a pedir e, em alguns momentos, o jogo pediu coisas a que nós não estamos tão habituados. Mas temos de ter a consciência de como temos de reagir a isso. Temos de focar a atenção nessas questões e ajustar estrategicamente a uma ou   outra situação. Fisicamente, a disponibilidade, o empenho e a dedicação de toda esta gente tem sido exemplar. Foi uma semana de preparação muito boa. Depois, na competição, no que o jogo nos pediu em determinados momentos não estivemos tão bem. É só nisso que temos de nos focar… Já passamos por essa experiência muitas vezes. Torna-se mais fácil não voltar a falhar em determinadas coisas muito simples. É isso que temos estado a avaliar. Temos estado a recuperar, a avaliar e agora a preparar - dentro destes períodos muitos curtos - este segundo jogo.”



A República Checa segue na frente do Grupo 8 com sete pontos, mais dois que a formação portuguesa e um empate continua a deixar os checos na liderança. Jorge Braz prefere não olhar para a tabela classificativa e refere que essas contas serão feitas no final.

“Qualquer oportunidade para a República Checa é boa... Para nós é muito claro - cada jogo é para vencer. Foi a segunda vez que falhámos esse objetivo claro. Todos os jogos são para vencer. Não vencemos o primeiro, mas não nos desviamos do que tem sido o hábito. Este segundo jogo [diante dos checos] é para vencer. As contas fazem-se no fim. Temos de vencer o jogo para depois estarmos em primeiro do grupo. Só vamos estar em primeiro se melhorarmos algumas coisas simples, se estrategicamente afinarmos algumas questões, se pensarmos o jogo e nos adaptarmos ao que o jogo nos vai pedir para o vencer. O jogo é, claramente, para vencer.”    

Bruno Coelho pede mais concentração
O ala da Equipa das Quinas considera que, em relação ao último jogo, Portugal precisa de entrar mais concentrado.

“Eu acho que precisamos de entrar com um bocadinho mais de concentração de foco. Nós sabemos bem aquilo que queremos. Sabemos bem para o que viemos… Permitimos transições e duelos individuais que não ganhámos…Transições que não foram bem feitas e pagámos caro pelos três golos que sofremos. Houve alguma desconcentração e acho que essa vai ser a chave do jogo na terça-feira.”


Bruno Coelho diz que a forma de jogar da formação checa não surpreendeu, mas que o conjunto luso não esteve tão focado quanto seria necessário.

“Temos estado a analisar bem a República Checa e sabíamos o que iríamos encontrar - uma Seleção à procura do erro, à procura das transições, muito forte fisicamente à procura do contacto e foi isso que aconteceu no jogo. Nós é que não estivemos tão focados e concentrados quanto desejávamos, mas agora estamos preparados. Sabemos bem das dificuldades que vamos encontrar e com certeza vai ser diferente para conseguirmos trazer a vitória.”


 A finalizar, mostrou sintonia com o técnico ao dizer que é preciso fazer tudo de forma simples e bem.

“Falamos muito em fazer as coisas simples bem feitas. Só que fazê-lo requer trabalho e concentração. Às vezes complicamos com um passe mais arriscado, com uma finalização mais arriscada ou com ‘um contra um’ mais arriscado e por vezes sai-nos caro, como aconteceu em alguns momentos do primeiro jogo. É preciso manter a concentração e o foco nesses pontos - nós já reunimos e já estivemos a falar sobre eles - para não voltarem a acontecer.”

FOTOGALERIA

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Arbitragem dinamarquesa
O encontro entre República Checa e Portugal será arbitrado pelos dinamarqueses David Grøndal Nissen e Martin Køster. O terceiro árbitro será o polaco, Tomasz Frak. Marcin Muszynski , também da Polónia, será o cronometrista.

Sete triunfos lusos em nove jogos
As seleções de Portugal e República Checa defrontaram-se em nove ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo de preparação disputado em Praga. O único empate foi registado na partida de sábado. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.

Polónia volta a vencer
A equipa polaca bateu esta segunda-feira a sua congénere noruguesa, na Atlas Arena, em Lodz, por 4-1. A Polónia soma agora sete pontos no Grupo 8, tantos como a República Checa e mais dois que Portugal.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa. 

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega 0-3 Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
Portugal 3-3 República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

Polónia 4-1 Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
14h00 (15h00 locais): República Checa - Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa - Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal - Noruega
Polónia - República Checa, Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;
;
8 de Março 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias