Seleção A Futsal

Jorge Braz pede “rigor e consistência”

Futsal - Seleção A

O técnico pretende uma equipa objetiva e com regularidade exibicional. Pany quer assinalar 50.ª internacionalização com um triunfo no jogo de sábado diante da República Checa. ÁUDIO

A Seleção Nacional de Futsal viajou na quinta-feira para Lodz, na Polónia, e esta sexta-feira à tarde treinará na Atlas Arena, o palco dos dois jogos diante da República Checa, no sábado (18h00 de Lisboa) e na terça-feira (6 e 9 de agosto).

A Equipa das Quinas procura somar duas vitórias diante da República Checa e dar passes decisivos na qualificação para o Campeonato da Europa que decorrerá nos Países Baixos em 2022.

O Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, falou esta manhã ao fpf.pt e deu conta de que os objetivos passam por vencer estes dois jogos, contudo, não espera facilidades.

O técnico começou por explicar que sente o grupo “consciente e focado” na importância dos jogos, fazendo assim um balanço dos trabalhos que arrancaram na segunda-feira (após a concentração no domingo) e depois uma viagem de cerca de quatro horas até à Polónia na quinta-feira.

“A equipa está, acima de tudo, com grande vontade e consciência da importância destes jogos. Todos já vivemos muito o que é estar numa fase final com expetativas elevadas e queremos muito sentir essas emoções de uma nova fase final em 2022. Esta é uma jornada intermédia fundamental, muito importante e sinto toda a gente muito consciente e focada nos jogos, no processo e no que vamos ter de fazer para alcançar os nossos objetivos”.  

Jorge Braz dá a receita para a vitória que passa pela “consistência e rigor”

“Vamos ter de ser muito consistentes… rigorosos e consistentes à semelhança do que fomos no segundo jogo com a Polónia… muito, muito objetivos, consistentes e apresentar uma regularidade exibicional ao longo dos 40 minutos., pois isso vai ser muito importante.”

Apesar de reconhecer algumas semelhanças com a Polónia, o Selecionador considera que a República Checa tem mais qualidade.

“Jogam mais. Especialmente no aspeto ofensivo, com um futsal muito mais desenvolvido. Querem jogar, querem pressionar. Fazem uma alternância de pressão com maior percentagem do que, por exemplo, a Polónia. Têm um jogo com mais qualidade do que a Polónia, mas, como digo sempre, estamos muito focados em nós e no nosso processo, porque se formos nós, se formos Portugal, estamos mais perto de conseguirmos os nossos objetivos.”


Ao longo da semana os jogadores têm desvalorizado o facto de o jogo não ser disputado de casa, pois a presença do público será a razão mais determinante do “fator casa”. Jorge Braz concorda que o público acaba por ser a fator mais diferenciador dos jogos em casa ou fora.

“Temos a vantagem de já termos jogado neste pavilhão. Infelizmente não temos público, por isso estar em casa ou estar aqui é indiferente. Cada vez mais vivemos e focamo-nos tanto dentro do campo, que é aí que temos de estar muito focados. Não termos o público a puxar por nós, ser aqui [na Polónia], em Portugal ou na República Checa, acaba por ser igual. Queremos muito estar no Euro, pois aí de certeza já haverá público e queremos que estejam lá muitos portugueses a apoiar-nos.”

“Sabemos o que viemos fazer”
Pany explicou ao fpf.pt o que espera de Portugal e também da República Checa.

“De Portugal espero sempre o mesmo - uma equipa que entre para vencer. Temos estudado muito bem o adversário. Temos trabalhado muito bem durante estes dias e sabemos muito bem o que viemos à Polónia fazer, que é à procura dos três pontos neste primeiro jogo e depois pensar no segundo. A República Checa tem algumas semelhanças à Polónia – uma equipa que faz do seu coletivo o seu forte. Trata-se de uma equipa com a qual jogámos recentemente, em Viseu [na primeira fase de qualificação para o Mundial], e que nos criou algumas dificuldades. Por isso não vamos ser surpreendidos com nada. Sabemos o que vamos encontrar pela frente, mas vamos principalmente focar-nos em nós e em saber o que temos de fazer para poder vencer o jogo.”

O ala estreou-se ao serviço da Seleção Nacional a 22 de setembro de 2015, diante do Brasil, e pode cumprir, este sábado, o seu 50.º jogo de Quinas ao peito. Pany lembra-se bem da altura em que se estreou e garante que o número redondo só fará sentido para si se for acompanhado de uma vitória.

“Lembro-me bem. Foi num jogo contra o Brasil, num estádio do Brasil. Foi um jogo bonito, mas este é um desporto coletivo. Apesar de [as 50 internacionalizações] ser um número bonito só fará mais sentido para mim depois de uma vitória.”



Com presenças nos Europeus de 2016 e de 2018 [que Portugal conquistou], o ala de 32 anos sintetizou o seu percurso na Seleção.

“Vim, se calhar, um pouco tarde ou na hora certa - depende das perspetivas -, mas tem sido um percurso interessante, prazeroso e repleto de aprendizagens.”

Seleção no Canal 11
As duas partidas de Portugal na Atlas Arena, em Lodz, podem ser acompanhadas pelo Canal 11. O primeiro jogo está agendado para as 18h00 (19h00 locais) de sábado (6 de março) e o reencontro será na terça-feira (9 de março), pelas 14h00 (15h00 locais).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações (atualizado).

Sete triunfos lusos em oito jogos
As seleções de Portugal e República Checa defrontaram-se em oito ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo disputado em Praga. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.

Polónia bate Noruega
No primeiro de dois embates entre a Polónia e a Noruega agendados para a Atlas Arena, em Lodz, os polacos venceram por 3-0. A formação polaca somou assim o seu primeiro triunfo no Grupo 8 de qualificação para o Euro-2022 depois de um empate e uma derrota diante de Portugal. Recorda-se que a Noruega jogará as suas partidas no terreno dos adversários e que este encontro, apesar de ser jogado em Lodz, a Noruega jogou na condicção de visitada.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve), Márcio (Modicus/Cartest). Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Zicky (Sporting CP).

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega 0-3 Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
18h00 (19h00 locais): Portugal – República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

16h30: Polónia – Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
14h00 (15h00 locais): República Checa – Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa - Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal - Noruega
Polónia - República Checa, , Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;

Notícias