Rússia no caminho de Portugal

Futebol Fem. - Seleção A

Equipa das Quinas já conhece o seu adversário no 'play-off' de acesso ao Euro-2022. Confira a reação de Francisco Neto.

Portugal vai defrontar a Rússia no ‘play-off’ de acesso ao próximo Campeonato da Europa Feminino, que se realiza em Inglaterra, no verão de 2022. A eliminatória vai ser discutida a duas mãos, com o primeiro encontro a disputar-se em solo português, no dia 9 de abril, e o segundo quatro dias depois, fora, a 13.

O adversário da equipa de Francisco Neto ocupa o 23.º posto na hierarquia mundial e tem tido uma presença regular em fases finais – qualificou-se para dois Mundiais e disputou cinco Europeus femininos. 

Em fases finais, a Rússia só soma, porém, uma vitória em 15 jogos, nunca tendo ultrapassado a fase de grupos: ao 13.º jogo, venceu a Itália, por 2-1, em 2017, edição em que Portugal se estreou e também ganhou um jogo (2-1 à Escócia). Nos dois Mundiais em que participaram, com melhores resultados, as russas chegaram duas vezes aos quartos de final, derrotadas por China (0-2, em 1999) e Alemanha (1-7, em 2003).

Na fase de qualificação para o Europeu de 2022, a formação de leste foi segunda classificada do Grupo A, apenas atrás dos Países Baixos, detentores do troféu e vencedores dos 10 jogos de apuramento, para um total de 30 pontos, contra 24 das russas. Venceram as seleções de Eslovénia, Kosovo, Turquia e Estónia, e  perderam duas vezes com as holandesas (0-2 fora e 0-1 em casa), com 23 golos marcados e seis sofridos.

Nelli Korovkina, avançada do Lokomotiv Moscovo, e habitual titular da Rússia, foi a melhor marcadora na qualificação, com seis golos, mais um do que a sua companheira de equipa Marina Fedorova.

Em sete confrontos diante das russas - em jogos de preparação, na Algarve Cup e na caminhada de apuramento para o Mundial de 1999 - a Equipa das Quinas nunca conseguiu pontuar.

Nas outras eliminatórias do 'play-off', sorteadas também esta sexta-feira, a Ucrânia vai encontrar a Irlanda do Norte e a República Checa defrontará a Suíça. Em causa estão, recorde-se, as últimas três vagas na fase final do Euro-2022.

Os três vencedores do 'play-off' avançam para a fase final, onde já estão a anfitrã Inglaterra e as  seleções de Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos (campeões), Noruega, Espanha e Suécia.  

Francisco Neto garante "muita ambição" diante da Rússia

O Selecionador Nacional de futebol feminino já reagiu ao sorteio que colocou a Rússia no caminho de Portugal. Francisco Neto espera uma missão de elevada dificuldade frente a uma equipa experiente em fases finais, mas garante ambição infinita para a derradeira decisão.

"Em função do ranking das equipas, podíamos ter preferência em relação a alguns adversários, mas quando estamos dependentes de um sorteio, sabemos que nada disso importa. Fosse qual fosse o adversário, o nosso pensamento não iria desviar-se da vontade de ultrapassar com êxito este 'play-off. Vamos para ganhar", começou por dizer o treinador, vincando que, "quem chega ao 'play-off', entre as melhores seleções de futebol feminino da Europa, é porque tem competência para lá estar".

Sobre a Rússia, Francisco Neto faz notar que se trata de "uma equipa com enorme experiência em fases finais de Campeonatos da Europa e do Mundo". "A maioria das jogadoras da equipa alinham no campeonato da Rússia e isso poderá ser uma vantagem na preparação deles para os jogos do 'play-off'. Olhando para o que fizeram no apuramento, vemos um desempenho competente, pois só perderam frente aos Países Baixos, campeões da Europa", referiu. Francisco Neto espera, por isso, "dois jogos muito difíceis, que Portugal vai encarar com muita ambição, porque quer estar outra vez no Europeu".

Começar a eliminatória em casa não é problema para o Técnico: "No último 'play-off', que nos conduziu ao primeiro Europeu da nossa história, também começámos em casa, no Restelo, e decidimos tudo na Roménia. É claro que a distância para a Rússia e a adaptação ao fusso horário delas são desafios extra para a nossa equipa, mas confiamos que os vamos ultrapassar, ate porque temos conseguido fazer bons resultados em casa e fora". "Aconteça o que acontecer, a qualificação será definida em dois jogos. Vamos lutar até ao último minuto por um lugar no Europeu", reforçou Francisco Neto.

 


;
;
5 de Março 2021
Foto

uefa.com

Notícias