Baliza lusa bem guardada

Futsal - Seleção A

Edu é o rosto da juventude e Vítor Hugo garante experiência. Os dois guardiões garantem aplicação total nas balizas lusas e, acima de tudo, qualidade. ÁUDIO

A Seleção Nacional de Futsal cumpre esta quarta-feira mais um treino, o quarto, no âmbito da preparação para os encontros diante da República Checa, agendados para os dias 6 e 9 de março (sábado e terça-feira), na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia.

A Equipa das Quinas concentrou-se no domingo em Oeiras e tem treinado no Pavilhão do Leões de Porto Salvo, tendo em vista os dois próximos encontros de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

Edu, eleito recentemente como o quinto melhor guarda-redes do Mundo nos “Futsal Awards”, foi titular no primeiro encontro diante da Polónia e Vítor Hugo, um dos campeões da Europa em 2018, foi o primeiro guarda-redes a entrar em ação no encontro de Lodz.

A luta por um lugar pela baliza tem sido intensa, mas salutar, conforme explicaram os dois guardiões em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

O guarda-redes de 38 anos do SC Braga/AAUM, Vítor Hugo estreou-se ao serviço da Seleção em janeiro de 2007, aos 26 anos, e o fpf.pt desafiou-o a falar sobre este trajeto.

“Foi um trajeto gratificante. Desde 2007 que pertenço a esta família. Nestes últimos anos tenho sido mais regular. No início não o era tanto, mas acho que posso dizer que tem sido percurso muito positivo e que o futuro está entregue. Temos o Edu e temos mais dois ou três [guarda-redes] aí a aparecer com muita qualidade.”


Com 65 internacionalizações, Vítor Hugo diz que a sua saída da Seleção será algo natural e não anunciado.

“Se me convocarem eu venho sempre. Não tenho uma meta para dizer que vou acabar. Quando vir que não consigo mais e que o meu corpo não responde, vou parar.”

Habituado a estas qualificações e a fases finais, o guardião considera que a união em torno de um objetivo claro é o mais importante para estes dois jogos diante da República Checa, desvalorizando o facto de Portugal jogar as duas partidas em campo neutro.

“Temos de fazer o que temos feito até aqui. Unirmo-nos em prol do objetivo que é conquistar os seis pontos nestes dois jogos. Sabemos das dificuldades que nos vão impor, mas nós somos Portugal, os campeões da Europa e vamos lá para mostrar isso mesmo. Como é lógico, gostávamos de jogar em casa, mas agora também não temos público e acaba por ser como eram as outras qualificações – íamos para um país e jogávamos três jogos em quatro dias. Não vai afetar em nada o nosso rendimento.”

Sobre a integração de Edu, o guardião que alinha no clube espanhol Viña Alabi Valdepeñas, Vítor Hugo
 
“É bom [ter jogadores mais jovens a integrar-se]. É sinal que as coisas estão a evoluir e a correr bem. Já conhecia o Edu há alguns meses da liga espanhola e acho que o trabalho que tem vindo a realizar lá é muito bom. É sempre bom termos um português também a mandar, entre aspas, na liga espanhola.”



Edu diz que a integração na Seleção tem sido boa e que no caso particular de Vítor Hugo a sua boa disposição e o facto de der brincalhão também ajuda.  

“Ele faz com que a família esteja mais unida e ajuda muito. Ajudou-me quando cá cheguei. Ajudou-me a entrar no grupo e vou ser-lhe sempre agradecido por isso.


Com 24 anos, soma cinco jogos por Portugal e cumpriu a sua primeira internacionalização em dezembro de 2019, em França. Espera poder atingir os números de Vítor Hugo.

“Aos poucos, já estou mais confortável e mais entrosado nesta família. No início era complicado, porque já toda a gente se conhecia. Jogam na mesma liga e eu vinha de fora e ninguém me conhecia. Se calhar só o Ricardinho me conhecia da liga espanhola. Mas estou cada vez mais integrado com esta família e com vontade de continuar a trabalhar para vir à Seleção, ganhar experiência e chegar às 65 internacionalizações do Vítor [Hugo].”



Vítor Hugo não esconde que a integração de Edu foi boa. “Os novos jogadores integram-se sempre bem, porque nós somos uma família que sabe acolher bem e acho que não houve problema com ele.”

Na receção à Polónia, em Mafra, Edu entrou pela primeira vez no cinco inicial e não escondeu que se tratou de um momento especial.

“Toda a gente gosta de jogar e ao fazer o primeiro jogo a titular pela Seleção, sente-se sempre um bocadinho de nervos, mas logo no primeiro minuto isso sai e queres é ganhar e ajudar a Seleção.”

Sobre os próximos jogos, Edu não espera facilidades.

“Sabemos vão ser dois jogos muito complicados, diante de uma Seleção muito forte. Sabem fazer bem as coisas, são fortes estrategicamente e a defender. São muito bem organizados. Vão ser jogos muito complicados, mas temos que olhar para nós e fazer o nosso jogo. Somos campeões da Europa e temos de trazer os seis pontos.”

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações (atualizado).

Sete triunfos lusos em oito jogos
As seleções de Portugal e República Checa defrontaram-se em oito ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo disputado em Praga. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve), Márcio (Modicus/Cartest). Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Zicky (Sporting CP).

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

12h50: Noruega – Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
18h00 (19h00 locais): Portugal – República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

16h30: Polónia – Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
14h00 (15h00 locais): República Checa – Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa – Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal – Noruega
Polónia – República Checa, , Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;
;
3 de Março 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias