FPF associa-se novamente ao Global Teacher Prize Portugal

Institucional

Carolina Mendes e Madjer são embaixadores da FPF para a iniciativa que visa homenagear professores nacionais e internacionais.

O nosso país volta, pelo quarto ano consecutivo, a ter edição nacional do Global Teacher Prize, um prémio internacional que atribui 1 milhão de dólares a um professor ou professora que se destaque na resolução criativa e eficaz de um qualquer tema relacionado com o contexto escolar. A iniciativa reúne várias entidades com destaque para a Fundação Galp, parceiro principal. A FPF, nesta associação institucional, é uma das entidades responsáveis pela divulgação e promoção da iniciativa de cariz social.

O prémio da edição nacional atribui 30.000€ ao distinguido, sendo que um dos objetivos é valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do nosso país e de cada comunidade onde está inserido. 

Carolina Mendes (jogadora da Seleção Nacional Feminina) e Madjer (antigo jogador de futebol de praia e atual coordenador da modalidade na FPF) são os embaixadores da FPF e deixaram o seu testemunho relativamente às respetivas experiências escolares.

A internacional portuguesa destaca a importância de um professor especial: "Um dos professores que mais me marcou foi o meu pai, que foi professor de educação física. Na altura não podia ser meu professor na escola, mas sim no desporto escolar. Na altura, tinha aulas de judo, hóquei em patins e natação. A ele devo este gosto e a aptidão pelo desporto. Marcou o meu percurso enquanto pessoa e atleta", disse.

Madjer, por seu turno, também reconheceu o papel dos professores e deixou o seu testemunho pessoal: "A professora que mais me marcou foi a da escola primária, que me acompanhou da 1.ª à 4.ª classe. Uma pessoa educada, com bons princípios e que acabou por ser um excelente complemento à educação dos meus pais", realçou.

As candidaturas à edição nacional do Global Teacher Prize são feitas online através de um formulário em que o professor explica porque motivo entende merecer o prémio. Os alunos e colegas de professores podem também propor docentes que admirem. As candidaturas estão abertas no site do Global Teacher Prize Award Portugal.

A iniciativa abrange professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao 12º ano, de todas as áreas, no ensino público, privado, cooperativo e especial.

 


;

Notícias