Portugal fecha fase de grupos com vitória

Futebol Fem. - Seleção A

Triunfo sobre a Escócia, por 0-2, na última jornada do Grupo E de qualificação para o Euro-2022. Ana Capeta e Fátima Pinto apontaram os golos. Segue-se o ‘play-off’ em abril.

A Seleção Nacional Feminina A venceu esta terça-feira a Escócia, por 0-2, em jogo a contar para a oitava e última jornada do Grupo E de apuramento para o Euro-2022. Um golo de Ana Capeta, ao minuto 27, e outro de Fátima Pinto, nos instantes finais (90+2') valeu à Equipa das Quinas a sexta vitória na fase de grupos e um novo recorde de pontos em qualificações para fases finais: 19.

Portugal subiu ao relvado do Estádio Antonis Papadopoulos, em Larnaca, com o segundo lugar do Grupo E garantido e sabia que, para evitar o ‘play-off’ de acesso ao Europeu, marcado para as duas primeiras semanas de abril (entre os dias 5 e 13), teria de bater as escocesas por um mínimo de 9-0 e esperar por uma conjuntura favorável na quarta-feira, no jogo entre Itália e Israel.

Ainda assim, não se coibiu de procurar a vitória e fê-lo com grande determinação, depois de sacudir a pressão inicial da Escócia, que chegou a testar os reflexos da guarda-redes Patrícia Morais. Ao minuto 27, a persistência lusa deu frutos: levou Ana Capeta a intercetar, de ‘carrinho’, um passe da guardiã escocesa, deixando Portugal com uma vantagem que foi ampliada bem perto do final por Fátima Pinto (aos 90+2'), que aproveitou um ressalto na área para, na passada, com um remate indefensável, fechar a contagem.

Francisco Neto em discurso direto
"É um sentimento agridoce, não só por esse jogo [derrota na Finlândia, aos 90+3'], mas também pelas inúmeras oportunidades frente a Chipre e Albânia e até no jogo em casa com a Finlândia.



Hoje, foi a resposta de um grupo que não poderia apurar-se, mas deu uma resposta incrível. Se calhar, não foi o melhor jogo, não tivemos tanta bola, mas elas foram guerreiras, sempre disponíveis.

Estou muito orgulhoso do que elas fizeram. Ganhámos duas vezes à equipa do pote 1 [Escócia]. Acredito que em abril [nos 'play-offs'] vamos alcançar os nossos objetivos.

Estas exibições e estes comportamentos, a paixão que elas mostram, deixam-me tranquilo para abril. Fizemos algumas substituições [em relação ao jogo com a Finlândia] e as jogadoras que entraram acrescentaram. Estou muito orgulhoso do que elas fizeram. Temos muito de trabalhar, mas não vamos partir do zero, porque quem tem estas jogadoras já está um passo à frente.
Estou muito feliz por aquilo que as mais novas têm acrescentado, mas também o têm conseguido porque têm um grupo mais experiente que as acolhe.

Agora, temos este mês para observarmos as jogadoras, para elas regressarem aos clubes, e depois avaliar quem são as melhores. Depois, analisar o adversário e começar a preparar a melhor estratégia.

Sinceramente, ainda nem sabemos quais são as equipas que vão estar [nos ‘play-offs’]. Relembro que no último jogo que fizemos com Irlanda do Norte [possível adversária e única com ranking mais baixo] até perdemos. Se estas equipas ficaram em segundo no seu grupo é porque têm competência. Não podemos olhar só para o número do 'ranking'. Se jogarmos contra a primeira ou a última do ranking temos de jogar da mesma forma."

Sorteio do play-off a 5 de março
Portugal vai conhecer os seus adversários no ‘play-off’ no dia 5 de março (sexta-feira). Para além de Portugal estarão presentes no play-off as seleções de Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte. As estas seleções poderão juntar-se Itália, Suíça, Polónia e/ou República Checa. O play-off será disputado em duas mãos, entre 5 e 13 de abril.

A Equipa das Quinas, que procura a segunda participação na fase final do Europeu, depois da estreia em 2017, falhou a qualificação direta para o Euro na visita à Finlândia, onde sofreu um golo no último minuto dos descontos, enquanto a Escócia ficou afastada do Campeonato da Europa em novembro de 2020, quando perdeu com a armada lusa por 1-0. 

13.º duelo entre portuguesas e escocesas
A Escócia, 21.ª no ranking FIFA de seleções, surgiu no caminho de Portugal pela 13.ª vez e não guarda boas memórias dos dois últimos encontros oficiais com a equipa de Francisco Neto: para além da derrota de hoje, em Larnaca, perdeu por 1-0 em novembro passado, no Estádio do Restelo, o que afastou a equipa da possibilidade de se qualificar para o Euro-2022, e perdeu por 2-1 no Europeu de 2017, em Roterdão, naquela que foi a primeira vitória de Portugal numa fase final feminina sénior.

Nos jogos anteriores disputados entre as duas seleções antes de 2017, Portugal venceu duas vezes: uma em 1994, no Barreiro, e outra na qualificação para o Europeu de 1995 (2-1), em Stirling.

Play-off em abril
Recorde-se que Portugal já tem garantido o segundo lugar do Grupo E, marcando presença no play-off, cujo sorteio está agendado para o dia 5 de março (sexta-feira). Para além de Portugal estarão presentes no play-off as seleções de Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte. As estas seleções poderão juntar-se Itália, Suíça, Polónia e/ou República Checa. O play-off será disputado em duas mãos, entre 5 e 13 de abril.

A Equipa das Quinas falhou a qualificação direta para o Euro na visita à Finlândia, onde sofreu um golo no último minuto dos descontos, enquanto a Escócia ficou afastada do Campeonato da Europa em novembro de 2020, quando perdeu com a armada lusa por 1-0. 



Ficha de Jogo
Qualificação Campeonato da Europa Inglaterra 2022, 8.ª Jornada do Grupo E
Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca (Chipre)

Equipa de Arbitragem: Suécia.
Árbitra: Sara Persson.
Árbitras assistentes: Josefin Aronsson e Jilan Taher.
Quarta árbitra: Pernilla Larsson.

ESCÓCIA 0-2 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

Escócia: Jenna Fife, Lia Evans, Rachel Corsie - Cap., Jennifer Beattie, Emma Mitchell, Sam Kerr (Kirsty Hanson, 75'), Lucy Graham, Emsilie, Caroline Weir, Erin Cuthbert e Martha Thomas  
Suplentes não utilizadas: Lee Alexander, Cunningham, McLauchlan, Rachael Boyle, Zoe Ness, Jane Ross, Lisa Robertson, Sophie Howard, Natalie Ross, Nicola Docherty, Elizabeth Arnot. 
Treinador: Stuart Mclaren
Golos: - 
Disciplina: cartão marelo para Martha Thomas (77')

Portugal: Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva - Cap., Fátima Pinto, Andreia Norton (Andreia Jacinto, 76'), Vanessa Marques (Tatiana Pinto, 46'), Ana Capeta (Diana Silva, 55') e Jéssica Silva (Telma Encarnação, 90+1').
Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Mónica Mendes, Diana Gomes, Catarina Amado, Cláudia Neto e Carolina Mendes. 
Treinador: Francisco Neto
Golos: 0-1 Ana Capeta (27') e 0-2 Fátima Pinto (90+2')
Disciplina: cartão amarelo para Jéssica Silva (50') e Patrícia Morais (88').


;
;
23 de Fevereiro 2021
Foto

Chara Savvidou

Notícias