Seleção A Feminina

Francisco Neto completa sete anos no comando da Seleção

Futebol Fem. - Seleção A

Acordo com a FPF anunciado a 21 de fevereiro de 2014.

Foi a 21 de fevereiro de 2014, há precisamente sete anos, que a Federação Portuguesa de Futebol anunciou um acordo com Francisco Neto para orientar a principal Seleção Nacional Feminina. Daí até então, o treinador natural de Mortágua, comandou a equipa em 90 jogos e conduziu Portugal a uma qualificação inédita para a fase final do Europeu da Holanda, em 2017, deixando a Equipa das Quinas a um golo dos quartos de final dessa competição.

Já em 2020, no início do mês dezembro, Portugal garantiu o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato da Europa de Inglaterra, que irá realizar-se no verão de 2022. Fê-lo após um triunfo sobre a Escócia (1-0), uma seleção mais cotada no ranking FIFA feminino e que participou nas duas últimas fases finais de seleções: o Mundial de 2019 e o Europeu de 2017.

Desempenho cada vez mais competitivo

O bom desempenho da Seleção Nacional na era de Francisco Neto reflete-se numa subida no Ranking FIFA de seleções femininas, com a equipa a ocupar atualmente a melhor posição da sua história: 30.ª melhor do Mundo e 20.ª melhor da Europa.

Além de se ter qualificado pela primeira vez para o Europeu de 2017, Portugal esteve, por exemplo, dois anos sem perder dois jogos seguidos e venceu a Suécia, atual quinta melhor seleção do Mundo, segundo o Ranking FIFA.

Entre outubro de 2018 e março de 2019, a armada lusa esteve meio ano a fazer oito resultados positivos em 9 jogos frente a adversárias de ranking superior. Em 2018, teve também uma participação histórica na Algarve Cup, onde conquistou um 3.º lugar ao bater adversárias poderosas como a Austrália, a China ou a Noruega.

Mestre a lapidar ‘diamantes’

Logo na estreia como Selecionador Nacional, na edição 2014 do torneio internacional Algarve Cup, Francisco Neto chamou pela primeira vez à Seleção A duas jogadoras que se tornariam nucleares na estratégia lusa: Diana Silva e Tatiana Pinto. Era uma dupla que fazia parte da geração que despontara e brilhara na primeira fase final da seleção portuguesa, o Europeu sub-19 da Turquia, disputado em 2012.   

As guarda-redes Inês Pereira, Rute Costa, as defesas Joana Marchão, Ana Seiça, Catarina Amado e Diana Gomes, as centrocampistas Andreia Faria e Andreia Norton e as avançadas Ana Capeta e Telma Encarnação, que se encontram a disputar a qualificação para o Euro-2022, são outros nomes lançados e valorizados na Seleção A por Francisco Neto.

O mesmo acontece com as adolescentes Alícia Correia, Kika Nazareth, Andreia Jacinto e Maria Negrão, ‘promovidas’ à principal Equipa das Quinas depois de brilharem no Europeu sub-17, na Bulgária, em 2019. As três primeiras também foram escaladas para as últimas jornadas de qualificação para o Europeu.

Outras apostas relevantes incluem a luso-americana Amanda DaCosta, que tinha passado por clubes de topo nos Estados Unidos e em Inglaterra, e representado as seleções norte-americanas mais jovens, e também a luso-brasileira Suzane Pires. Ambas tiveram um papel importante na qualificação e na prestação de Portugal no Euro-2017, porém terminaram a carreira pouco tempo depois.

Uma medalha de ouro no currículo

Além de desempenhar o cargo de Selecionador Nacional, Francisco Neto é também Coordenador Metodológico do futebol de formação feminino, acompanhando de perto as seleções femininas mais jovens.

No currículo de Francisco Neto - que se licenciou em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e possui mestrado na mesma área, - consta ainda uma passagem de sucesso pelo comando técnico da Seleção Nacional sub-21 de Goa, com a qual conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia, e uma experiência grande na Associação de Futebol de Viseu, onde foi Coordenador Técnico das seleções jovens. Passou, ainda, pela formação de clubes como SC Salgueiros, Repesenses e Dínamo Clube da Estação.

Os 90 jogos de Francisco Neto desde 5 março 2014:

Vitórias 32 - 35,6%

Empates 17 - 18,9%

Derrotas 41 - 45,5%

Análise: 53% das vitórias foram nos últimos 3 anos ao comando de Portugal. E 71% das derrotas foram nos primeiros 4 anos.

Por ano civil: 

2021 (1 jogo) - 1 derrota
2020 (7 jogos) - 4 vitória e 3 derrotas
2019 (12 jogos) - 5 vitórias, 2 empates, 5 derrotas
2018 (17 jogos) - 8 vitórias, 6 empates, 3 derrotas
2017 (16 jogos) - 4 vitórias, 3 empates, 9 derrotas
2016 (12 jogos) - 4 vitórias, 3 empates, 5 derrotas
2015 (13 jogos) - 4 vitórias, 2 empates, 7 derrotas
2014** (12 jogos) - 3 vitórias, 1 empate, 8 derrotas

**desde a estreia a 5 de março


;
;
21 de Fevereiro 2021
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias